sexta-feira, setembro 14, 2007

Futebol Feminino - Mundial(China 2007) - 2ª Jornada do Grupo A e B



Argentina 0 Japão 1(veja aqui o vídeo)
Marcadora: Nagasato(90+1)
Assistência: Não foi divulgado

A Argentina, campeã Sul-Americana é a primeira equipa a saber o seu futuro, ou seja o regresso a casa. O Japão foi sempre a melhor equipa, e logo a abrir o jogo quase chegou à vantagem, mas Eva Gonzalez foi feliz, pois o seu péssimo corte foi ao poste. A primeira parte foi muito fraca e pouco de relevante se passou. Na segunda parte o domínio do Japão acentuou-se, mas parecia que a Argentina ia mesmo conseguir o seu primeiro ponto. Aos 73’ no único remate à baliza do Japão, Vallejos acertou no ferro. Quando parecia que o empate ia ser o resultado final Nagasato aproveitou uma bola de fendida para a frente por Romina Ferro(ficou mal na fotografia), para fazer o único golo do jogo. Pelo segundo jogo consecutivo o Japão marca nos descontos.

Melhor em campo: Homare Sawa

Inglaterra 0 Alemanha 0(veja aqui o vídeo)
Assistência: 27730

O jogo era aguardado com expectativa e era fundamental para a Inglaterra, que com este resultado mantêm as esperanças de apuramento intactas.
Na primeira parte assistiu-se a um jogo muito bom, com muita emoção e com futebol de ataque por ambas as equipas. Neste 45’ a Inglaterra foi claramente superior, causando grandes dificuldades às Campeã do Mundo e da Europa. Por largos minutos a Alemanha não conseguiu chegar à baliza contrária, pois a Inglaterra trocou muito bem a bola e assim que a perdia pressionava bastante a portadora da mesma. Apenas nos últimos 5’ a Alemanha se aproximou com algum perigo da baliza de Rachel Brown.
A segunda parte não foi tão atractiva, pois a Alemanha impôs o seu futebol e empurrou a equipa Inglesa para a sua defesa. O domínio territorial não teve contudo os efeitos desejados, pois para além de alguma falta de inspiração das Alemãs, a verdade é que a Inglaterra defendeu muito bem, revelando uma enorme entreajuda que foi permitindo manter o resultado. O único lance de verdadeiro perigo surgiu após uma falha de Stoney, mas o remate de Garefrekes foi parado por uma excelente defesa de Brown.
Pela segunda parte que realizou, talvez a Alemanha merecesse mais que o empate.
Esta foi apenas a segunda vez que a Inglaterra não perdeu com a Alemanha e curiosamente a segunda este ano.

Melhor em campo: Faye White(Inglaterra)



Suécia 0 Estados Unidos 2(veja aqui o vídeo)
Marcadoras: Abby Wambach(34’ gp, 58’)
Assistência: Não divulgada, mas o estádio estava quase cheio.

A equipa Norte-Americana deu hoje um passo de gigante rumo aos quartos de final, perante uma Suécia que voltou a desiludir. As Escandinavas entraram bem no jogo, dispondo de uma oportunidade ainda antes do 1’ e não permitiram que os Estados Unidos criassem perigo. Foi um início diabólico das Suecas, ao qual as Americanas foram respondendo. O momento do jogo aconteceu aos 34’ quando a guarda-redes Hedvig Lindahl resolveu ajudar a equipa adversária, obrigando a colega Stina Segerström a fazer grande penalidade para evitar o golo. Lindahl até estava a fazer um bom jogo, mas como acontece muitas vezes com ela, simplesmente parou-lhe o cérebro e quem pagou foi a equipa. Wambach não desperdiçou e fez o 0-1. A partir deste lance até ao intervalo a equipa Europeia não mais se encontrou.
Na segunda parte a Suécia parecia disposta a dominar o jogo, mas viu o génio da possante avançada Abby Wambach arrumar com a questão aos 58’. Wambach recebeu um cruzamento da esquerda, parou no peito e rematou para o fundo das redes. Grande golo. Até ao final a equipa Sueca arrastou-se em campo, sem criar perigo para a baliza de Hope Solo. Com Hanna Ljungberg claramente fora de forma, até porque este ano apenas fez 2 jogos pelo Umea, com Victoria Svensson a jogar muito recuada, acabou por ser Schelin a única a conseguir ainda um ou outro desequilíbrio e isto apesar de estar a anos luz do que pode render. Demasiado mau. A Suécia está com um pé fora do Mundial. Os Estados Unidos apesar da vitória têm que melhorar muito, pois não estão a jogar ao seu nível. Vai valendo Abby Wambach.

Melhor em campo: Abby Wambach(Estados Unidos)

Coreia do Norte 2 Nigéria 0(veja aqui o vídeo)
Marcadoras: 1-0 por Kim(17’), 2-0 por Ri Kum Suk(21’)
Assistência: 35600

A Coreia do Norte depois da boa impressão deixada no jogo com os Estados Unidos, confirmou hoje o seu favoritismo contra a Nigéria.
A equipa Asiática dominou por completo a primeira parte, mas viu a guarda-redes Dede ir negando o golo com várias excelentes defesas. A solução acabou por vir dos cantos. Kyong Hwa Kim aos 17’ marcou de canto directo e aos 21’ na marcação de novo canto assistiu a capitã Ri Kim Suk para o 2-0. A equipa ainda podia ter ampliado a vantagem, mas não o conseguiu.
Na segunda parte a Nigéria reagiu e conseguiu importunar algumas vezes a guarda-redes contrária, não sendo contudo capaz de marcar. A Nigéria está praticamente fora do Mundial, pois para se salvar precisa de vencer os Estados Unidos, o que é quase impossível.

Melhor em campo: Ri Un Suk

Declarações do Dia:
Carlos Borrello(treinador da Argentina):
“ Fiquei com um sabor amargo na boca. Ninguém gosta de perder mesmo no final do jogo, ainda mais quando esse golo nos elimina da competição…”

Ri Un Suk(médio da Coreia do Norte): “Estou demasiado cansada após este difícil jogo, para fazer uma comentário correcto sobre o jogo em si.”

Outras notícias do Mundial:
Polémica entre Dinamarca e China
Já aqui tínhamos referido que no final do jogo existiu uma acesa discussão entre o staff de ambos os lados e agora sabe-se porquê. A Dinamarca acusou a China de estar a fazer espionagem, filmando e tirando fotos de palestras e treinos à porta fechada. Este incidente desagradou muito aos responsáveis Dinamarqueses, mas a Fifa já anunciou que não será tomada qualquer medida.

Curiosidades:
Porque tem a selecção Australiana o nome “The Matildas”?


Pois bem após a pergunta do Paulo nos comentários fiquei curioso e foi isto que descobri:

Antigamente na Austrália existiam homens que viajavam pelo país à procura de trabalho. Eram chamados "swagman" porque usavam uma trouxa (normalmente um pano em que guardavam as suas coisas. Esse saco, pano, era chamado de swag.
Depois optaram por dar um nome mais "carinhoso" ao que eles transportavam. Chamavam-lhe Matilda. Parece terem optado por um nome feminino porque era a única companheira do swagman durante as suas longas jornadas.

A música Waltzing Matilda é a canção folclórica mais popular da Austrália e muitos Australianos consideram-na mesma como o hino da Austrália.

O nome dado à selecção feminina Australiana tem por base a música Waltzing Matilda. Matilda de feminino e desde logo aplicável à selecção feminina.

Música Waltzing Matilda(aqui)

Jogos de Amanhã:
Grupo C: Canadá – Gana: 10:00 – Directo em Fifa.com e resumo Eurosport(12:00)
Grupo D: Dinamarca – Nova Zelândia: 10:00 – Directo no Eurosport
Grupo C: Austrália – Noruega: 13:00 – Directo Fifa.com
Grupo D: Brasil – China: 13:00 – Directo no Eurosport

Sem comentários: