quinta-feira, setembro 20, 2007

Liga dos Campeões: Fase de Grupos (Jornada 1)



Grupo A

Marselha 2-0 Beşiktaş

O Olympique de Marselha assumiu a liderança do grupo A ao conquistar, em casa, os 3 pontos e beneficiando do empate entre FCPorto e Liverpool. O adversário foi o Beşiktaş e o resultado final foi 2-0. Os franceses têm feito um péssimo campeonato mas dominaram o jogo. Contudo, esse domínio só começou a ser materializado aos 76 minutos com um golo do defesa Julien Rodriguez na sequência de um canto apontado pelo prodígio Samir Nasri. Já perto do final, Djibril Cissé abriu a sua conta pessoal na Europa este ano.

Porto 1-1 Liverpool

O FCPorto desperdiçou uma sublime hipótese de bater o Liverpool, actual vice-campeão europeu. O domínio conseguido pelos portugueses no Dragão foi o ponto mais relevante num jogo em que o Liverpool foi, em certos momentos, encostado às redes. Valeu aos Reds a organização defensiva, a eficácia, a sorte e a desinspiração/desmotivação de alguns jogadores azuis e brancos. O Porto marcou primeiro, numa grande penalidade - Lucho González. O Liverpool respondeu na sua única real oportunidade de golo por intermédio de Kuyt.



Grupo B

Chelsea 1-1 Rosenborg

O Chelsea foi surpreendido pelos campeões noruegueses, o Rosenborg. A jogar em casa, nada se admitia aos Blues, então comandados por José Mourinho, algo que não fosse uma vitória. Mesmo assim, os nórdicos entraram na partida a ganhar com um golo de Miika Koppinen na primeira parte. Não há campeões sem sorte e a sorte protege os audazes - o Rosenborg não se pode queixar de azar: o Chelsea dominou do princípio ao fim e diversas foram as chances de marcar. No entanto, isso acabou por suceder apenas à passagem do minuto 53 quando o ucraniano Shevchenko introduziu a bola na baliza - 1-1. Ainda houve tempo para Florent Malouda, o melhor em campo, enviar um míssil ao poste da baliza defendida por Lars Hirshfeld.

Schalke 04 0-1 Valência

O Valência, no estádio em que o Porto se sagrou campeão europeu em 2004, conseguiu uma preciosa vitória. Os alemães do Schalke 04 são adversários sempre poderosos mas a eficácia de David Villa acabou por traduzir a conquista dos 3 pontos para a equipa. O equilíbrio foi nota dominante e há a destacar o passe espectacular feito pelo português Miguel - que já renovou contrato - para o golo do ponta-de-lança espanhol.



Grupo C

Real Madrid 2-1 Werder Bremen

O Real Madrid continua na senda nas vitórias. Depois de assumir a liderança destacada no seu campeonato, eis que surge a primeira prova de força na Europa. Quando, em pleno Santiago Bérnabeu, Raúl abriu a contagem para o Real, Sanogo decidiu prometer estragar a festa com a reposição do empate. Porém, os Merengues foram em busca do golo, motivados pelo facto de estarem a disputar o jogo 300 na Taça dos Clubes Campeões Europeus. Foi Van Nistelrooy quem, a um quarto de hora do apito final, marcou o 50º golo na Liga dos Campeões da sua carreira.

Olympiacos 1-1 Lázio

O Olympiacos, no seu reduto, não foi além de um empate frente aos italianos da Lázio. Galletti abriu a contagem para os gregos já no segundo tempo, aos 55 minutos, mas o golo de Zauri aos 77 foi o suficiente para que os romanos pontuassem fora. O Olympiacos recebeu a Lázio à porta fechada devido aos problemas provocados por adeptos na temporada transacta. Curioso o facto de os apoiantes helénicos se terem reunido junto do estádio para torcer pelo seu clube. Não foi suficiente.



Grupo D

Milan 2-1 Benfica

Infelizmente para todos os portugueses, o Benfica saiu derrotado do difícil jogo contra o AC Milan. Os da casa cedo se adiantaram no marcador com um golo de livre obtido pelo médio Andrea Pirlo e a partir daí as fragilidades dos Encarnados vieram ao de cima, assim como a classe do conjunto milanês. Inzaghi marcou aos 24 minutos, ampliando a justa vantagem. Num jogo sofrido e sufocante, foi Nuno Gomes a salvar a honra do convento ao marcar um golo já para lá do tempo regulamentar.

Shakhtar 2-0 Celtic

No outro jogo do grupo, o que opunha o Shakthar Donetsk ao Celtic de Glasgow, as contas rapidamente se fizeram. Os dois golos alcançados ainda antes dos 10 minutos, por Brandão e Lucarelli, sentenciaram a partida. Os escoceses nunca conseguiram incomodar verdadeiramente os ucranianos e é completamente justificada a vitória favorável aos da casa.



Grupo E

Rangers 2-1 Estugarda

A jogar no seu campo, o Rangers tinha pretensões de obter um resultado positivo. A certa altura, pareceu que isso não ia acontecer mas os escoceses foram suficientemente fortes do ponto de vista anímico para ir atrás do prejuízo e protagonizar uma reviravolta no marcador. Foi um jogo bem disputado, renhido e bem jogado. No ínicio do jogo, o domínio dos alemães era claro e originou um golo - Gómez foi o marcador (56 minutos). O Rangers lutou, equilibrou e chegou ao empate através de Charlie Adams. Fernando Meira, central português, manchou a sua exibição ao cometer uma falta que iria originar uma grande penalidade para os escoceses. Darcheville marcou de penalty fazendo o 2-1 final.

Barcelona 3-0 Lyon

O Lyon levou um autêntico banho de bola no Camp Nou. Ambas as equipas estão a desiludir internamente, não estando na liderança dos respectivos campeonatos, mas esperava-se um jogo mais disputado. Clerc, com um golo na própria baliza, foi o responsável pelo adiantar do Barça. As fantásticas exibições rubricadas por Deco, Xavi, Iniesta, Messi e Henry contribuiram decisivamente para o poderio dos catalães. O segundo surgiu já aos 82 minutos e teve a assinatura de Leonel Messi. O terceiro golo surgiu já com dos Santos e Bojan (jogador mais jovem de sempre a jogar na competição) em campo. O avançado francês Thierry Henry foi o autor do 3-0.



Grupo F

Roma 2-0 Dínamo de Kiev

A Roma está em grande. Desta feita, a vítima foi o Dínamo de Kiev que foi à capital italiana para ser cilindrado pelo conjunto de Totti e companhia. Perrotta marcou logo no ínicio - aos 9 minutos - e a vantagem nunca foi ameaçada. A estrela da Roma, Francesco Totti, teve ainda tempo suficiente para marcar um golo, fixando o placard em 2-0.

Sporting 0-1 Manchester United

O Sporting jogou bem, no entanto no futebol de alta competição são os detalhes que contam e o Manchester United leva para Inglaterra os 3 pontos fruto de um detalhe. Cristiano Ronaldo, de regresso a Alvalade, foi aplaudido e até pediu desculpas pelo golo que apontou - o único que se viria a marcar em toda a partida. O golo do português só foi alcançado na segunda parte e a partir daí o Sporting não foi capaz de lutar pelo resultado. Até lá, a formação orientada por Paulo Bento até vinha a dominar e só mesmo as defesas impossíveis do veterano Van der Saar impediram os Leões de marcar. Talvez o empate fosse mais adequado.



Grupo G

PSV 2-1 CSKA de Moscovo

O PSV entrou com o pé direito na edição deste ano da Liga dos Campeões. Este foi mais um deafio pautado pelo equilíbrio. Mesmo assim, foram os campeões da Holanda que marcaram primeiro, um golo de Lazovic aos 59 minutos. Depois disso ainda viriam a marcar um segundo golo - Perez, que fizera a assistência para o tento anterior foi o finalizador. Vágner Love, internacional brasileiro e principal figura do CSKA, ainda teve oportunidade de fazer o gosto ao pé ainda que isso de nada tenha valido aos russos.

Fenerbahçe 1-0 Inter de Milão

Um golo do ex-Sporting Deivid aos 43 minutos chegou para derrotar os campeões italianos. O Fenerbahçe jogava em casa, todavia levar de vencida uma equipa com a qualidade do Inter de Milão nunca é uma tarefa simples e não se previam facilidades para nenhuma das partes. Os turcos, sempre complicados a jogar em casa, acabaram por sair vitoriosos num jogo em Figo entrou a pouco mais de meia hora para o término da partida. Foi uma vitória justa.



Grupo H

Arsenal 3-0 Sevilha

Arsenal e Sevilha são dois outsiders e têm que ser levados a sério na Liga dos Campeões deste ano. Hoje, contudo, faltou um certo brilhantismo a que os sevilhanos já nos habituaram. Conclusão: sairam vergados na sua estreia na competição. Fabregas, o melhor em campo, foi o único a marcar na primeira parte. Van Persie, já no segundo tempo, fez o 2-0 e ainda houve tempo para o 3-0: Eduardo da Silva foi o autor do golo. O resultado final acaba por ser algo exagerado tendo em conta que o Sevilha, mais inexperiente, não jogou tão mal assim.

Slávia de Praga 2-1 Steaua de Bucareste

No plano teórico, tanto o Slávia com o Steua são duas das equipas mais fracas desta competição. O Slávia de Praga é que não pára de surpreender - depois do inesperado apuramento para a Fase Final da Liga dos Campeões, os checos parecem decididos a dar a este brilharete uma superior dimensão. A jogar em casa, com o seu público bem perto, foi o Slávia que ganhou vantagem por Senkerik, aos 13 minutos. Goian, aos 33, ainda tentou complicar a vida à equipa da República Checa ao apontar o 1-1 mas nada conseguia impedir o ímpeto da formação treinada por Karel Jarolím. Belaid, aos 63 minutos, fez o 2-1 final favorável aos da casa. Este resultado levou Hagi a abandonar os comandos do Steua de Bucareste. Um prémio mais do que justo para esta equipa na verdadeira acepção da palavra - o Slávia de Praga vale pelo seu todo.



Não percam a próxima jornada da Liga dos Campeões!

Sem comentários: