quarta-feira, setembro 19, 2007

Tribunal Atacante

Após uma paragem para os compromissos da selecção nacional, o campeonato voltou este fim de semana e com ele volta o Tribunal. Uma semana que é claramente marcada por arbitragens de fraca qualidade que puseram ainda mais em xeque a posição dos homens do apito...
A piorar a situação está um presidente da Comissão de Arbitragem que, cada vez que fala, confunde ainda mais jogadores, técnicos e adeptos.
Mas adiante aos casos por mim analisados:

Benfica - Naval

O caso mais duvidoso que Rui Silva, árbitro de 28 anos que ascendeu o ano passado ao primeiro escalão, foi aos 29' quando Petit cai dentro da área de rigor num lance com Dodemeche.
Em minha opinião, o árbitro esteve bem ao nada assinalar porque Petit tenta aproveitar-se de um toque que não é de forma alguma suficiente para derrubá-lo.

Estrela - Sporting

Paulo Pereira teve este domingo uma actuação bastante sofrível com erros graves a vários níveis. Actuação a rever pelo árbitro Vianense.
Surge dúvidas no lance do primeiro golo do Sporting aos 8' mas penso que no momento do passe de Purovic, Liedson encontra-se atrás da linha da bola e por esse facto, não há infracção à Lei 11 (fora-de-jogo).
Aos 44' Paulo Pereira equivoca-se completamente. Num lance entre Maurício e Abel na área do Estrela da Amadora, o defesa estrelista ao tentar ganhar a posição promove um contacto violento que projecta o adversário e impede-o de continuar a disputar o lance. O lance é claro porque se Maurício tivesse a posição ganha, o contacto seria da responsabilidade de Abel em vez do contrário. Como se não bastasse não ter assinalado a respectiva grande penalidade, o árbitro mostra a cartolina amarela a Abel por suposto "mergulho". Muito mal mesmo.
Há ainda outro lance, aos 66', em que o Sporting reclama grande penalidade. Maurício carrega Vuckcevic e a dúvida surge se o lance é dentro ou fora da área. Paulo Pereira prontamente assinala fora da área de grande penalidade mas, embora compreenda que o tenha feito, acho que efectivamente há motivo para grande penalidade. Na minha opinião é um lance de muito difícil análise e o árbitro para mim é ludibriado pelo movimento de dentro para fora da área efectuado por Vuckevic. Embora não tenha tido acesso a imagens que comprovem-no e por isso dou sempre um pequeno benefício da dúvida ao árbitro, acho que é grande penalidade porque o contacto parece-me pelo menos em cima da linha e se assim for é grande penalidade.

Vitória - Nacional

Vi a segunda parte deste jogo e assisti a uma fraca arbitragem de Artur Soares Dias. Nada de muito grave mas desequilibrador. De facto um segunda parte fraquíssima por parte do árbitro portuense que assinalo aqui mas sem pôr em causa a integridade do homem e árbitro Artur Soares Dias. Quanto a lances, destaco o lance que muda o jogo, aos 23'. Patacas disputa um lance no chão com um seu adversário e o árbitro mostra-lhe o cartão vermelho. Nem posso fazer grandes comentários ao lance porque, não existiu nada que se pudesse pegar. É um lance normal que nem um amarelo merece. Muito mal o árbitro, num lance que influenciou claramente a partida.

Quanto a lances analisados infelizmente estamos conversados porque mais uma vez tenho que reclamar que, como negócio que é, o futebol "de borla" dá pouco na TV. Quero também dizer que não analisei nenhum lance do jogo entre o FC Porto e o CS Marítimo pelo simples facto de ter visto o jogo no estádio (e aí não posso tecer grandes considerações) e também por não ter assistido a nada na TV. Mas como também sou por vezes acusado de ignorar os "pequenos", ninguém há-de me crucificar por ignorar um "grande"...
Até p'ra semana pessoal!

Sem comentários: