quinta-feira, setembro 27, 2007

Futebol Feminino - Mundial(China 2007) - Meias-finais(dia 2)



Estados Unidos 0 Brasil 4 (veja aqui o vídeo)
Marcadoras: o-1 auto golo de Osborne(20’), 0-2 por Marta(27’), 0-3 por Cristiane(56’), 0-4 por Marta(79’)
Assistência: 47818

A selecção Canarinha garantiu hoje uma histórica presença na final de um mundial, num jogo em que dominou do princípio ao fim.
Se o jogo de ontem teve muita qualidade, o mesmo não se pode dizer deste, exceptuando lances individuais de grande qualidade técnica, que teve muitas faltas, muitas paragens. Greg Ryan trocou a guarda-redes Hope Solo por Briana Scurry e deu-se mal com isso, pois a equipa Norte-Americana mostrou-se sempre muito insegura. O Brasil entrou muito melhor e logo aos 4’ teve razões de queixa, pois ficou uma grande penalidade por assinalar sobre Cristiane. Aceita-se contudo que a árbitra Nicole Petignat não tenha visto. Os Estados Unidos continuavam a revelar dificuldade em construir jogo, algo que aconteceu durante toda a prova, criando perigo apenas em lances de bola parada. O mais estranho é que no banco Aly Wagner nº10 da equipa e uma das grandes jogadoras mundiais ainda não foi utilizada sequer um minuto. Aos 20’ num lance disparatado Leslie Osborne fez um auto-golo num lance em que estavam 4/5 jogadores americanas e a guarda-redes para 0 brasileiras. Faltou comunicação. Continuou a dar apenas Brasil e aos 27’, Marta após boa jogada bate Scurry pela segunda vez, num lance em que a guarda-redes tem culpas no cartório. A reacção dos Estados Unidos não existiu e tudo se complicou ainda mais aos 45’ com a expulsão de Shanon Boxx. A médio defensiva dos Estados Unidos foi abalroada por Cristiane, depois de esta ter tropeçado sozinha. Inacreditavelmente a árbitra Nicole Petignat, que até estava perto do lance marca falta a favor do Brasil e mostra o segunda amarelo a Boxx. A árbitra Suiça já era uma das protagonistas do jogo.
A segunda parte foi ainda mais fácil para o Brasil, que encontrou uma equipa Norte Americana totalmente perdida em campo e ainda mais perdida no banco pois o treinador teve decisões que ninguém conseguiu entender. Do pouco que fez na segunda parte, os Estados Unidos voltam a ter razão de queixa da árbitra, que simplesmente não viu uma mão tão claríssima de Formiga dentro da área, que certamente todo o estádio viu. Que vergonha de arbitragem para uma meia-final. O 3-0 surgiu com naturalidade por Cristiane após assistência de Marta, isto depois da Canarinha já ter desperdiçado algumas oportunidades. Daqui para a frente Marta deu espectáculo pela positiva e a meu ver pela negativa. Teve algumas atitudes que certamente não teria com outro resultado e que certamente não deveria ter contra quem quer que seja, muito menos contra a equipa que lidera o ranking e que já muitas vezes goleou o Brasil. Felizmente que também resolveu usar os seus dotes para deliciar todos quanto viram o jogo, com jogadas fabulosas, a melhor das quais o lance do 4-0 que não se pode mesmo perder. É um grande golo de Marta, que vale a pena ver e rever. Seria muito bom se Marta se preocupasse apenas em fazer estes momentos de magia. Até ao final o Brasil ainda enviou duas bolas aos ferros, curiosamente as duas por Cristiane.
Bom jogo do Brasil contra uma amostra daquilo que são os Estados Unidos e com uma arbitragem péssima.

Melhor em campo: Marta(Brasil)

Final:
30/9: Alemanha - Brasil

3º/4º lugar:

30/9: Noruega - Estados Unidos

Sem comentários: