segunda-feira, setembro 17, 2007

Varzim, 0 x Vizela, 0

Local: Póvoa de Varzim
Estádio: Varzim SC
Assistência: 1400 espectadores
Árbitro: Pedro Henriques (AF Lisboa)


Varzim: Bruno Conceição; Pedrinho, Nuno Gomes, Alexandre e Telmo; Tito, Emanuel (Bruno Moreira, 83'), Malafaia e Marco Cláudio (Ukra, 68'); Roberto, Chico (Candeias, 78')

Vizela: Riça; Machado, Claudio, Rodrigão, Quim Berto; Ricardo Jorge (Kata, 75'), Neto (Serjão, 45'), Guerra, Hélder Sousa; Nuno Sousa, Ríncon (Kita, 90' + 2'.)

Ao intervalo: 0-0

Disciplina - Cartão Amarelo a Roberto (34'), Hélder Sousa (81')


TANTO DOMÍNIO... QUE SÓ FALTOU MESMO MARCAR!
De um jogo sem golos há muito pouco a dizer.


E deste Varzim x Vizela fica-me claramente a sensação de que fomos sempre superiores ao adversário (lembro-me, de cabeça, que o primeiro remate com verdadeiro perigo à baliza do Bruno Conceição foi mesmo em cima do intervalo) e de que a equipa de Carlos Garcia apresentou poucos argumentos de candidato à subida

Do outro lado, o Varzim foi sempre uma equipa de combate. Estruturalmente organizada mas com pedras fundamentais com um rendimento um pouco aquém do habitual: no meio campo, Marco Cláudio esteve apagado e na frente Roberto e Chico estiveram desinspirados. Quando assim é, a coisa não funciona.

Do avançado ex-Trofense não fica na memória nenhum lance de perigo iminente; já do ponta de lança brasileiro, alguns remates de cabeça mas sempre facilmente anulados pelo guardião Riça.

E por falar em guarda-redes, no dia da estreia de Bruno Vale como suplente no banco varzinista, o seu concorrente e (para já) titular da baliza alvi-negra rubricou uma exibição tranquila.
O Vizela também 'fez por isso'. Salvo um ou dois lances de perigo, a equipa minhota foi inofensiva, mas denotou uma enorme solidez no meio campo e na defesa.

Aí se explica muito deste empate: o Varzim sempre em cima, em constante 'chuveirinho' para a grande área vizelense (principalmente na ponta final do segundo tempo) e uma defesa sempre pronta a desviar o perigo para longe.

Nota muito positiva para o regresso de Tito. O médio defensivo do Varzim voltou a desempenhar bem o seu papel de complemento ao último reduto alvi-negro e isso teve resultados visíveis: a defesa actuou com muito mais segurança. O #6 chegou mesmo a ter o golo nos pés na primeira parte, aproveitando um remate de meia distância em posição frontal, que passou a escassos milímetros do poste da baliza de Riça.

Destaque ainda para a garra de Candeias que entrou a poucos minutos do fim para o lugar de Chico. O jovem emprestado pelo FC Porto deu novo ânimo às incursões de ataque do Varzim mas, creio eu, entrou tarde demais na partida. Foi uma dor de cabeça para os laterais do Vizela, mas isso em nada mudou o score. O resultado penaliza a falta de inspiração de um Varzim algo dependente dos bons desempenhos de algumas das suas unidades fundamentais, e premeia um Vizela lutador e organizado.

Melhor em campo - Tito. No regresso, o 'Guerreiro' voltou a dar a solidez necessária ao meio campo varzinista. Merece nota máxima.

foto: JN

Sem comentários: