segunda-feira, setembro 24, 2007

Arsenalistas cansados vs Águias apáticas



Estádio AXA, em Braga
Árbitro: Paulo Costa da Assoc. Fut. Porto
Assistência: cerca de 20.000 espectadores

Sp. Braga: Dani Mallo, João Pereira, Frechaut, Paulo Jorge e César Peixoto; Vandinho, Andrés Madrid, Castanheira (Lenny, 69') e Jorginho; Zé Manel (Wender, 69') e Linz.

Suplentes: Kieszek, Carlos Fernandes, Anilton Júnior, Wender, Stélvio, Lenny e Jailson

Treinador: Jorge Costa

Benfica: Quim, Luís Filipe, Katsouranis, Edcarlos e Léo; Binya, Rui Costa (Romeu Ribeiro, 85'), Maxi Pereira, Di María (Nuno Assis, 65') e Rodríguez; Nuno Gomes (Cardozo, 65')

Suplentes não utilizados: Butt, Nélson, Miguel Vítor, Fábio Coentrão

Treinador:
José Antonio Camacho

Disciplina: Cartões amarelos para Bynia (42'), Castanheira (61'), Rodriguez (65')e Wender (89')

Numa tarde tão agradável em que se podia estar bem sentado numa esplanada a apanhar um solzinho e beber uns finos (Carlsberg, claro...) lembrei-me de ir, vários anos depois (já não ia lá desde a última vitória do SLB no campo dos arcebispos), a Braga. Pensava eu, antes de mais, que me ia divertir e ver um bom jogo de futebol. Muito público, ordeiro, entusiasmo dos dois lados, algo normal com as visitas do Benfica à capital do Minho. Mas...

Há sempre um mas... O jogo foi muito fraco, pouquíssimas oportunidades de golo, pouca velocidade, poucos motivos para prender a atenção dos adeptos no meio da "pedreira". Não me admiraria se em casa tivesse adormecido.

José António Camacho continua a errar. Depois de Milão, errou em Braga. Contentou-se com um empate, apesar de se disputar num campo tradicionalmente complicado. Continuo sem entender a ala direita do Benfica. Maxi Pereira já se viu que raramente consegue um centro para a área. Luís Filipe sobe muito menos do que Nelson. Sendo assim, porquê continuar a amputar um dos lados do nosso ataque de uma unidade mais produtiva e desequilibradora e continuar a apostar numa ala tão defensiva.

Por outro lado, quando teve que mexer na equipa e dar o golpe final num Braga que estava fisicamente nas lonas, Camacho optou por uma postura conservadora, de não perder. Assim não! Para mim, a dupla substituição foi o momento do erro total de Camacho. Substituindo apenas Pereira, por troca com Cardozo, conseguiria abrir a frente de ataque, colocando Nuno Gomes no apoio ao paraguaio. Mas não, optou por fazer troca por troca. E lá continuava o Cardozo atrás da bola, tabelando, segurando, quase sempre mal. O pior que se pode fazer a um jogador é não adaptar um estilo de futebol que potencie as suas melhores características. O Benfica continua a não perceber o estilo de jogador que é o Tacuara, temendo eu que se comece a perder um bom ponta de lança.

O melhor jogador em campo foi sem sobra de dúvidas (e mais uma vez, depois de Milão), Quim. Absolutamente extraordinária a defesa dele a remate de Linz a concluir a primeira parte. Será que só Scolari ainda não entendeu que é ele quem merece neste momento a titularidade na Selecção Nacional?

Nota final para a estreia de Binya. Foi uma das poucas notícias positivas da partida de ontem. Parece que temos uma boa opção para médio centro...

Sem comentários: