quarta-feira, maio 18, 2005

Até sempre João Manuel



Natural de Moimenta da Beira, João Manuel jogou no Académico de Viseu, clube do qual se transferiu para a Académica onde jogou algumas temporadas. Evidenciou-se pelo seu rigor táctico e uma capacidade fisica acima da média, que faziam dele um extremo esquerdo de grande qualidade. Transferiu-se para o primodivisionário Leiria onde cumpriu a maior parte da sua carreira. Deu nas vistas e ficou sempre no ar uma transferencia para um grande, que infelizmente nunca chegou a acontecer.

João Manuel era um companheiro, uma referencia no balneario e no grupo de trabalho. Mas não era um lider, era antes um exemplo. Exemplo pelo profissionalismo, exemplo pela entrega, exemplo pelo esforço, exemplo pela atitude, exemplo para os jovens.

Aos 37 anos de idade, idade com que nos deixou, invejava-se-lhe a capacidade fisica com que abordava cada treino. No Moreirense, ultimo emblema que defendeu, jogou apenas dois jogos, ate que lhe foi diagnosticado esclerose multipla, uma doença do foro neurológico que o tirou dos relvados e o fez entrar na luta mais importante da sua vida.

Deu entrada na manha de hoje no hospital de Nossa Senhora da Oliveira depois de se ter sentido mal quando foi a Vizela buscar objectos pessoais. Teve dois ataques cardíacos no hospital onde acabou por não resistir.

João Manuel deixa no mundo e no futebol Português a sua marca. Deixa inúmeros amigos que lhe prestaram homenagem num jantar (pós conhecimento da doença) em Tentugal, a família e um filho aos quais deixamos o mais sentido pesar.

Perdemos um bom Homem, uma referencia, um exemplo ...um amigo!

Até sempre João Manuel.

Sem comentários: