sexta-feira, maio 20, 2005

O justo vencedor da taça uefa 2004/2005



Este clube que começou por participar na Liga dos Campeões desta época e foi repescado para a Taça Uefa.
Na Liga começou da melhor forma tendo empatado no Dragão e ganho em casa ao Paris St. Germain. A seguir duas derrotas previsíveis, em casa e fora, com a máquina demolidora de José Mourinho, o Chelsea.
Depois o jogo mais infeliz da Liga para os russos. Recebem o FCPorto, falham um penalty e perdem 0-1, indo parar ao último lugar no grupo com uma jornada para acabar.


Previa-se um afastamento prematuro nas competições europeias desta época.
Na última jornada teriam de ganhar no Parque dos Principes e esperar que o Chelsea pontuasse no Dragão para seguirem em frente na Champions.
A primeira parte foi cumprida vencendo os franceses por 3-1, e ao intervalo o Chelsea, que até podia empatar, ganhava ao FCPorto.
No final dos 90 minutos deparam-se com a vitória dos portugueses e são relegados para a Taça Uefa, entrando nos 16 avos de final.


Entretanto os seus carrascos do Chelsea não contentes de os terem afastado vão buscar o médio Jarosik, no mercado de Inverno.
Começam esta nova participação calhando com outro português, o SL Benfica, vencendo e convencendo em casa por 2-0, empatando na Luz 1-1.


Nos 8ºs de final vão a Belgrado empatar 1-1 com o Partizan e na segunda volta em casa voltam a convencer ganhando 2-0.


Quartos de Final, Auxerre na Rússia, concludentes 4-0, questão logo arrumada. Vão na descompressão a França num jogo que serviu para rodar e descansar jogadores, perdendo 0-2, sem nunca ter estado em perigo na eliminatória.


Meias Finais, Itália, Parma, empate 0-0, em Moscovo segunda volta 3-0. Apuramento para a final.


Ou seja esta equipa a meu ver andou a "passear" pela Taça Uefa, tal o volume de futebol que praticam. Apenas perderam com o Auxerre, num jogo a feijões.
São apurados para uma final europeia pela primeira vez na vida.
O cúmulo dos cúmulos desta época é saberem que vão defrontar o adversário da final no campo do adversário, é absurdo. Acho que isso ainda lhes deu mais vontade de ganhar, sentiram que não tinham nada a perder, e mesmo depois do resultado desfavoravel ao intervalo, não baixaram os braços.


Esperaram por um erro do adversário e partiram para cima, em 10 minutos igualaram a eliminatoria, em 20 minutos passaram para a frente do jogo, e ao fim de 30 minutos "acabaram" com o jogo. Fenomenal. Público boquiaberto, estupefacto, não é possível, estes russos vieram jogar a final em nossa casa, estavam a perder ao intervalo e em meia-hora arrumaram o jogo.


Acho que foi uma das maiores demonstrações de querer, raiva, e vontade, tudo misturado.
Na minha modesta opinião, pelo que passaram na Champions, principalmente na última jornada, e pelo futebol que mostraram em todas as eliminatórias antes da final, para além de um JUSTO PRÉMIO, que foi bem merecido, foram e são uns JUSTOS VENCEDORES.

Sem comentários: