terça-feira, maio 17, 2005

E o primeiro já está...



E o primeiro titulo da época sem surpresas, tem o dono esperado, o Benfica.
Disputou-se este fim-de-semana a final four da taça de Portugal em futsal no pavilhão municipal do Entroncamento, contou com as presenças do favorito Benfica, da principal rival, a F.J.Antunes, do aflito Boavista, e do recém promovido à primeira divisão, Belenenses.


Disputou-se antes do inicio dos play offs para o titulo de campeão nacional, e após o termino do campeonato da 2.ª divisão nacional, num excelente pavilhão localizado numa zona sem grandes tradições ao nível do futsal. Todos esperavam que fosse uma grande jornada de propaganda à modalidade, e não me parece que tenha desiludido.
Faltou apenas uma coisa, a transmissão dos jogos em canal aberto, e apenas foi transmitida a final no domingo na RTP N. Não sei o que falhou neste aspecto, mas penso que seria mais interessante ver uma final da taça de Portugal de futsal em vez de ver o jogo decisivo de atribuição do titulo da 2.ª divisão de Andebol...
Quanto aos jogos em si, no sábado, nenhuma surpresa, talvez a única surpresa tenha sido a facilidade com que o Boavista eliminou o Belenenses, depois de eliminar equipas como o Olivais esperava-se mais do Belenenses, de qualquer forma não deixa de ser apenas uma equipa que disputou este ano a 2.ª divisão nacional. O Boavista venceu por 6-1 e o Benfica eliminou a F.J.Antunes por 3-0.
No dia seguinte, pavilhão bem composto para assistir à final entre Benfica e Boavista, e como se esperava o Benfica venceu, por 4-1 e aproveitando a tactica de jogar sem o Guarda Redes por parte do Boavista para aumentar a vantagem nos últimos momentos.



Fora a taça de Portugal, já se conhecem as 4 equipas que para o ano vão estar na 1.º divisão em substituição das 4 que irão descer, são elas o Belenenses e Piedense da zona sul, e o Sporting de Braga e o Rio Ave da zona norte. Belenenses e Sporting de Braga vão discutir o titulo de campeão nacional da 2.ª divisão.


O futsal está a ficar cada vez mais futebolizado (mais 3 equipas com historia no futebol na 1.ª divisão), e eu pessoalmente, tenho pena que assim tenha de ser, gostava muito mais que em Portugal uma modalidade fosse capaz de se impor no panorama nacional por aquilo que vale realmente, e não necessitasse da ajuda de clubes de massas para se impor em Portugal, em Espanha, por exemplo, o futsal é bastante popular e não existe nenhuma equipa popular na liga de futsal (apenas o Barcelona anda pela 2.ª Liga Espanhola...) Mas lá está aquilo que eu costumo dizer, as pessoas em Portugal gostam mais dos próprios clubes do que da modalidade em si, querem lá saber se estão a ver um jogo de futebol, andebol, hoquei ou basquet, querem é ver a sua equipa a jogar...


E já que falo deste assunto, nesta perspectiva temos uma boa noticia para os amantes da modalidade, a casa do F.C.Porto em Famalicão pode vir a entrar na 2.ª divisão nacional através da fusão com uma das equipas que militam nessa prova, e segundo as noticias publicadas a direcção do F.C.Porto está atenta ao desenrolar dos acontecimentos e não coloca de parte a entrada do futsal no clube dentro de 2 ou 3 anos...

Na próxima semana vai também começar a fase decisiva dos play offs, com os confrontos Alpendorada-Benfica e Freixieiro-Olivais, os vencedores defrontam-se nas meias finais. Defrontam-se também nas meias finais os vencedores dos confrontos entre Sasoeiros-Sporting e Sporting de Pombal-F.J.Antunes.


Jogam-se à melhor de 3 jogos, com o primeiro jogo no pavilhão da equipa pior classificada, e os restantes 2, se necessário, no pavilhão da equipa melhor classificada.
Aposto num Benfica-Freixieiro e num Sporting-F.J.Antunes nas meias finais, a ver vamos como as equipas aproveitaram este interregno para a disputa da final four da taça...


Por outro lado disputa-se também o play out entre 6 equipas, jogam todas entre elas apenas a uma volta e sempre em campos neutros, vão descer 4 equipas, por isso entre Boavista, Estrela da Amadora, Famalicense e Modicus, 2 vão ter de dizer adeus à 1.ª divisão, isto porque AMSAC e UTAD, em principio não devem ter hipoteses.

Grande Abraço e Bons Ataques!!

Sem comentários: