quarta-feira, maio 11, 2005

Tácticas para o Derby

Como já é sabido, Benfica e Sporting defrontam-se no próximo Sábado no Estádio da Luz, em jogo a contar para a 33ª Jornada da Superliga.
Um jogo fulcral para a atribuição do Titulo de Campeão Nacional 2004/2005.
Ambas as equipas utilizam o mesmo método de jogo, quer ofensivo, quer defensivo, isto é, na defesa jogam normalmente à zona, variando por vezes com a marcação individual, e partem para a ofensiva em ataque planeado.
As diferenças residem (além do onze inicial como é óbvio), no sistema táctico utilizado. O Benfica jogará num claro 4-5-1, onde Quim será o Guarda-redes, e o quarteto defensivo será formado por Miguel, Luisão, Ricardo Rocha e Dos Santos ( Fyssas tem sido utilizado nos treino, por isso pode render o Francês no lado esquerdo).
A meio campo, Petit e a eventual recuperação de Manuel Fernandes, formaram a dupla de médios mais defensivos, com o nº 6 benfiquista a predominar na horizontalidade do jogo, e o Jovem Internacional Português a ficar a cargo da verticalidade.
Geovanni e Simão Sabrosa estarão nas alas, por vezes flectindo para o meio, e em constantes permutações de flancos.
Nuno Assis ficará a cargo do transporte de jogo defesa-ataque, bem como, em apoio ao ponta de lança que tudo aponta para que seja Nuno Gomes.
Em relação ao Sporting, as dúvidas para formar um onze são algumas, devido a castigos ou lesões. Porém o Técnico José Peseiro costuma jogar num sistema 4-4-2, onde o meio campo se define pelo já bem conhecido “losango”.
A baliza ficará a cargo de Ricardo, na defesa duas dúvidas: Se Rogério recuperar, entrará para o lugar de Miguel Garcia no lado direito da defesa em relação à ultima jornada, enquanto que no lado esquerdo, o Treinador Leonino optará por Paito ou Rui Jorge. Beto e Polga formaram a dupla de centrais.
A meio campo, Custódio e João Moutinho serão titulares indiscutíveis. Para compôr o resto do “losango”, Rochemback, Tello e Hugo Viana serão opções validas, contudo somente dois dos três poderão ser titulares.
Na frente, e com Liedson castigado, Peseiro optará pela dupla formada por: Pinilla e Doula, ou Pinilla e Sá Pinto, estando Niculae também à espreita.
O jogo ao que tudo indica vai ter algumas cautelas de ambas as partes, e será bastante táctico.
Mas, como é normal em Futebol, e neste caso, é uma partida que eventualmente decide o Campeão Nacional, vencerá a equipa, (com mais golos obtidos) que cometer menos erros, e estiver melhor fisicamente.

Que vença o melhor!

Sem comentários: