sexta-feira, maio 06, 2005

Jornada 31 II Liga Honra



O Estrela Amadora recebia o Feirense e se ganhasse o seu jogo e o Desportivo Aves não vencesse, em Matosinhos, automáticamente subia de divisão.
Os Fogaceiros tinham uma ligeira esperança de subir se ganhassem na Amadora, reduzindo a diferença para quatro pontos e esperando mais algumas escorregadelas tricolores.
Veio jogar o jogo pelo jogo e foi uma boa partida de futebol. O Estrela apresentou-se em 4x3x1x2 e disposto a arrumar logo ali a questao.


Desta vez a estupides do treinador só se fez sentir nas substituições. Fazendo entrar Bruno Mauro que é uma nulidade, pondo um bom centro campista já só no fim do jogo - Nuno, quando era preciso à muito mais tempo, e ainda demorou imenso a tirar Semedo que esteve bastante apagado.
O jogo não podia ter começado melhor. Primeiro minuto de jogo, primeiro ataque do Estrela, falta sobre Henrique, livre marcado para o coração da área, Rui Borges, jogador de metro e meio a saltar mais alto e golo de cabeça!!!
Bola ao meio campo, Feirense no ataque, falta sobre Vitinha, livre directo marcado com defesa incompleta de Veiga e golo do empate pelo proprio Vitinha.
Estavam decorridos 5 minutos de jogo e já havia 2 golos.
O jogo continuou com toada atacante dos dois lados, a defesa do Estrela tremia bastante e permitia jogadas com cruzamentos perigosos que só nao deram golo por sorte e por azelhice dos "azuis". Em contrapartida o ataque tricolor estava "em dia sim", as jogadas apareciam e num lance de insistência, Rui Borges foi a linha fintou um defesa ja dentro da área e foi tocado por um defesa em queda que lhe pontapeou as pernas, reclamou penalty sem cair e como o árbitro deu a lei da vantagem teve discernimento para continuar com a bola pela linha e cruzar atrasado onde surgiu Romulo completamente isolado (os defesas estavam em cima do risco e deixaram o coração da área completamente á mercê) a rematar fortissimo e a fazer o 2-1.
Pensou-se que finalmente estariamos no caminho certo, mas passados 6 minutos e depois de uma boa jogada onde a defesa estrelista ficou novamente a olhar para a bola, Riça cabeceia ao poste para na recarga Mamadi fazer o 2-2. A partir dali pensei que já não ganhariamos o jogo porque por cada golo marcado vinha logo de seguida o empate, mas enganei-me e ainda bem.
Aos 43 minutos cruzamento longo, de Jordão, para a área e Henrique mais rápido que os defesas a marcar de cabeça ao segundo poste, 3-2 e assim chegou o intervalo, com cinco golos e com um grande jogo de parte a parte.
Chegava a noticia ao intervalo que o jogo no Estádio do Mar pendia para o Leixões em 2-1, era ouro sobre azul.
No segundo tempo mudança táctica no Estrela que a partr dali jogou mais em contenção em virtude do resultado favoravel e o Feirense atacou mais em virtude disso mas com menos perigo, ja que lhe começava a faltar discernimento.
Mesmo assim o jogo ia tendo oportunidades de parte a parte e Romulo corria quilometros enquanto que Rui Borges pressionava os defesas contrarios a não avançar muito porque poderia ser perigoso para a sua baliza.
Numa atitude de, tudo por tudo dos azuis e depois de ter entrado Nuno para dar mais contenção ao meio campo amadorense, tendo saido Romulo, o treinador Fogaceiro fez um gesto de "toda a gente para a frente", e num dos vários e rápidos contra-ataques de Rui Borges (só podia) pela direita, conseguiu ir á linha cruzar mais uma vez, e em desespero de causa Adelino fez de cabeça um "belo" autogolo, "acabando" a partida ali.
Poucos minutos depois o árbitro apita e é a festa com invasão, pacifica, do relvado, por parte dos adeptos da casa.



Em Matosinhos jogava-se outra partida importante da ronda, o Desportivo Aves para manter o sonho, muito ténue diga-se, de subida, tinha obrigatóriamente de ganhar. Mas ganhar ao Leixões não é para qualquer equipa, que diga o Estrela que perdeu os dois jogos esta época frente aos "Bébés".


Este jogo correu como se previa e ao intervalo já estava feito o resultado final 2-1.

Na Póvoa de Varzim a equipa da casa empatou a zero com a Naval que com este resultado e com a vitoria do Estrela tambem garantiu a subida de divisão.
Um jogo que correu exactamente como se esperava, deixar correr os 90 minutos sem muito esforço porque o resultado que servia era mesmo o do inicio do encontro 0-0.



Em Portimão o lider perdeu 2-0 e fez uma pobre exibição deixando a questão do titulo ainda por resolver?! E deixando a luta entre os últimos da tabela numa grande confusão.

Do 13º ao último classificado distam 3 pontos, sendo que com uma vitoria no proximo jogo o último pode subir 5 lugares de uma só vez!!!

Nos restantes jogos resultados absolutamente normais, ganhando todas as equipas que jogaram em casa excepto o Chaves que empatou a zero frente à Olhananse.
Destaque para o Alverca que de condenado passou a equipa fora da zona de descida, uma equipa que andou no último lugar durante 15 jornadas consecutivas e que não perde à 7 jogos!!!

Não há memória de uma Liga Honra em que a 3 jornadas do fim já estejam decididas as subidas e em que não haja ainda nenhum despromovido.

-------------- ESTES JÁ NÃO PERTENCEM AQUI -----------------



Parabéns à Naval 1º Maio que já há muitos anos merecia esta subida, sendo que apresenta todos os anos o melhor, ou um dos melhores, futebois jogados na II Liga.
Há dois anos perderam a subida na última jornada já para lá da hora, quando o Portimonense entregou deliberadamente o jogo ao Estrela, em Portimão, quando estes viam que não subiam mesmo que ganhassem, já que a Naval tinha de perder em casa do lider, Rio Ave, e isso nao aconteceu. Este ano a vingança sobre os Algarvios foi devastadora, já que no conjunto dos dois jogos o score ficou em 11-1 para a Naval - 5-0 na Figueira Foz e 6-1 em Portimão!!!



Quanto ao "meu" Estrela Amadora é o regresso um ano depois de ter descido.
Estrela que à partida, em conjunto com o Paços Ferreira, era um dos candidatos a subir e ganhar esta Liga. A meu ver a Liga já tem dono e a subida foi o prémio pela regularidade ao longo da época. Tendo inclusivé a melhor defesa da prova com 25 golos sofridos. Parabéns também, pois entao!!!

Sem comentários: