segunda-feira, maio 16, 2005

E só falta um pontinho...

O ambiente


Posso dizer que já vou a estádios de futebol há muitos anos, já estive em acontecimentos fantásticos como a inauguração do Euro 2004 e a final do Euro 2004, meias-finais de Taça dos Campeões Europeus, etc, etc, e asseguro-vos que nunca assisti a um ambiente como o que estava no passado sábado no Estádio da Luz. Simplesmente assombroso. Um ambiente de festa apenas manchado de vez em quando com uns petardos das claques tanto do Benfica como do Sporting. Mas um clima de verdadeira festa do futebol, com benfiquistas e sportinguistas em conjunto. E um estádio que nunca se calou. Impressionante.

Entrei no estádio eram umas 19 horas, ainda estava a lotação a meio. Estava claramente nervoso, com aquele nervoso miudinho próprio de uma grande ocasião como a que estava prestes a assistir.



Por volta das 19.40 a águia Vitória inicia o seu voo, e depois de dar umas 6 ou 7 voltas pelo estádio da Luz, e quando se preparava para "aterrar", ouve-se um petardo da JuveLeo, assusta-se, volta a subir, dá mais uma volta e "aterra" no grande círculo, mesmo no centro do terreno, com a multidão a vibrar. Era o prenúncio de que a Águia iria vencer!...

As equipas entram, a multidão agita-se, ouve-se o hino de Luís Piçarra, cachecóis levantados, a festa continua bonita... Francamente estava nervoso mas confiante. Achava muito complicado com aquele público a puxar pela equipa que a vitória nos escapasse.



Após o golo do Benfica, o ambiente foi indescritível. Todo o estádio a saltar, excepto umas 2000 pessoas sportinguistas, numa sensação única. Um barulho ensurdecedor, até para o jogador mais experiente de futebol.

O jogo
Quanto ao jogo, e começando pelo princípio, comentei com muita gente no final da semana passada que gostei bastante da forma como o Benfica o preparou. Ao contrário do que se passou por exemplo aquando do Benfica-Porto em Outubro, desta vez toda a gente se calou, a equipa ficou em concentração máxima, até os dirigentes estiveram mudos. Excelente atitude e que espero se mantenha durante esta decisiva semana. Ao contrário o Sporting e os seus jogadores desdobraram-se em afirmações de confiança que normalmente fazem com que aconteça o que aconteceu. “Estamos a dois jogos do sonho”, “Vamos ganhar à Luz”, “Tenho a certeza que venceremos”. Provou-se que a confiança a mais não dá muito bom resultado.

Quanto ao encontro propriamente dito, foi um jogo muito fraquinho, muito táctico, o Benfica pareceu-me com receio na primeira parte de partir para cima da equipa sportinguista, no entanto há uma questão de atitude que me parece que ninguém ainda focou nos últimos artigos aqui colocados. Os meus colegas de blog do FCP (que não viram o jogo) dizem que pelo que viram o resultado justo era o empate. Ora bem, se virmos apenas o jogo em termos de oportunidades claras de golo, o Benfica marca um golo e tem 2 oportunidades claríssimas de golo, as mais claras além do golo obtido. Além disso notava-se (e já muitos amigos meus sportinguistas me disseram que pensam o mesmo) que a única equipa que queria mesmo vencer o jogo (como era sua obrigação) era o Benfica. Não tenho dúvidas que se o Sporting tivesse ido discutir o resultado provavelmente tinha ganho. Mas aí está o grande erro do José Peseiro. Tentei jogar na contenção, no erro do Benfica, jogando um pouco “à Porto”. O problema é que o Sporting não sabe jogar assim. E o resultado, mesmo que o Benfica tenha marcado quando menos o mereceu, acabou por se aceitar, para a única equipa que quis mesmo vencer o encontro.
A equipa

Vou fazer a minha análise à equipa do Benfica, uma vez que a equipa do Sporting deverá ser analisada pelos meus colegas sportinguistas. Fantástica exibição do Quim, muito segura, atenta, “matando” (será?) o fantasma de Moreira. Os centrais estiveram praticamente irrepreensíveis. Luisão está a provar a todos os seus detractores que é muito melhor do que diziam dele (já o digo desde o início da época) e além disso é um líder dentro do campo. Imensas vezes se vê o brasileiro a tentar berrar com a equipa para a fazer subir e pressionar a equipa adversária. Quanto a Ricardo Rocha, apenas digo uma coisa: alguém viu o Douala a jogar no sábado??. Ainda mais um pequeno pormenor. O golo do Benfica é marcado na sequência de uma falta sobre o Ricardo Rocha, e é apontado pelo Luisão. Algo mais a dizer?...
Quanto aos laterais, gostei do Dos Santos, mas quanto ao Miguel há que dizer as verdades com frontalidade, foi uma nulidade.

E não falo do aspecto físico, uma vez que todos sabemos que ele não está no seu melhor. Não se admite que em dois lances seguidos na 2ª parte, com tudo para fazer um cruzamento fácil, Miguel faça a asneira que fez. É pura falta de concentração. E isso não se pode admitir num jogar com a qualidade dele.
No meio campo tivemos Petit ao seu nível, com toda a sua garra, Manuel Fernandes ao seu melhor nível, tendo sido o melhor jogador do SLB na 1ª parte, e um Nuno Assis do melhor que se viu desde que chegou à Luz. Nas extremas, Simão desiludiu. Passou de possível herói a possível carrasco do Benfica. Não se podem falhar aqueles dois golos que falhou na cara de Ricardo. Principalmente o segundo. Quanto a Geovanni foi finalmente extremo direito que precisávamos e para mim foi dos melhores em campo. Nuno Gomes esteve muito mal, muito esforçado mas muito marcado e não gostei sinceramente da sua exibição.
Dos jogadores que entraram apenas uma palavra para o João Pereira. É realmente uma vergonha este miúdo ter atitudes como a que teve no final do encontro. Não se admite e ainda se arrisca a levar nas trombas um dia destes a passear em Lisboa…

A arbitragem

Quanto à arbitragem, o Paulo Paraty tentou sempre segurar o jogo, penso que ninguém teve nada a dizer, e a única coisa que falam é do lance do golo do Benfica. É incrível como as pessoas analisam umas 20 vezes o mesmo lance e ninguém consegue ser consensual na análise. Para mim não é falta absolutamente nenhuma e acho que os sportinguistas deviam era estar preocupados e criticar o verdadeiro PERU que o Ricardo deu. Isso é que parece difícil de ouvir e parece que se esquecem. Se o Sr. Ricardo tivesse tentado socar a bola em vez de fazer a asneira que fez, provavelmente neste momento o Sporting era o principal candidato ao título… Quanto à expulsão do Beto, eu estou precisamente do lado onde foi o lance e efectivamente ele barafustou com o fiscal de linha. Se não é para vermelho directo, é pelo menos para amarelo… E como ele já tinha um amarelo não estou a ver qual a influência do lance no resultado final.

O futuro
Analisando o que falta, penso que só uma desgraça tirará o título ao Benfica. Se analisarmos bem os jogos que o Benfica perdeu fora de casa nestes últimos tempos, as derrotas surgiram porque as equipas que jogaram contra o SLB tentaram sempre defender o 0-0 e marcaram em contra-ataque. O Benfica não vai precisar jogar demasiado aberto no Bessa pois apenas tem de empatar. E com Trapattoni acho que o 0-0 pelo menos está garantido. Mas guardo a análise ao jogo para os próximos dias… Agora vou saborear esta vitória sobre o melhor futebol da Superliga…
E por fim uma pequenina provocação aos sportinguistas que me leem, com sinceros desejos de uma boa sorte para o importante jogo de 4ª feira... Ah, eu não estou arrependido de ter lá ido... :-D

Sem comentários: