terça-feira, maio 10, 2005

Rivalidades Atacantes - Benfica Vs Sporting -

Hoje inicio uma nova rubrica, dedicada às grandes rivalidades espalhadas por este mundo que apaixonam milhões de adeptos e que ajudam a fazer do futebol um dos maiores espectáculos em todo o mundo.
E não poderia começar esta rubrica por outro lado que não fosse a rivalidade que a mim mais me diz respeito, a história do Benfica – Sporting, 2 clubes que têm dividido a capital Portuguesa ao longo do último século, e não só, actualmente deve ser raro o país que não tenha um adepto destes 2 clubes pelo menos...
Muitas histórias haveria para contar sobre este assunto, mas eu sou um rapazinho novo com 23 anos, e presenciei apenas uma minoria destas histórias ao vivo e a cores, por isso, não estranhem algum erro, apesar de tentar ser o mais preciso possível na minha investigação.




Começo pela frieza das estatísticas, e olhando para os números, não existem dúvidas, o Benfica venceu 65 jogos para o campeonato, o Sporting venceu 42, e registaram-se 34 empates, o Benfica venceu quase 50% dos confrontos entre as 2 equipas...
A maior vitória do Sporting frente ao Benfica, foi por 7-1 na época de 1986/1987. Enquanto que a maior vitória do Benfica sobre o Sporting, foi na longínqua época de 1945/1946, vitória por 7-2 dos encarnados, no entanto, a mesma diferença de 5 golos, mas desta vez com o resultado final de 5-0 a favor do Benfica, registou-se na época de 1978/1979.

Quanto à taça de Portugal, por 8 vezes Benfica e Sporting defrontaram-se no Jamor, e por 6 vezes o Benfica venceu.




1951/52
Estádio Nacional, no Jamor
Benfica - Sporting 5 - 4

1954/55
Estádio Nacional, no Jamor
Benfica - Sporting 2 - 1

1969/70
Estádio Nacional, no Jamor
Benfica - Sporting 3 - 1

1970/71
Estádio Nacional, no Jamor
Sporting - Benfica 4 - 1

1971/72
Estádio Nacional, no Jamor
Benfica - Sporting 3 - 2

1973/74
Estádio Nacional, no Jamor
Sporting - Benfica 2 - 1

1986/87
Estádio Nacional, no Jamor
Benfica - Sporting 2 - 1

1995/96
Estádio Nacional, no Jamor
Benfica - Sporting 3 - 1

Já esta época Benfica e Sporting protagonizaram um dos melhores espectaculos da temporada futebolistica em Portugal, terminou com a vitória encarnada nas grandes penalidades, vingando assim a derrota imposta pela equipa de Alvalade poucos dias antes por 2-1, como não poderia deixar de ser, ambos os jogos acabaram com polémicas de um lado e de outro, mas o importante foi mesmo o ambiente fabuloso criado pelos adeptos, que demonstraram que o derby continua a ser único!





Existem muitas historias para contar sobre esta rivalidade, algumas curiosidades que ficaram celebres com o passar dos anos :

O brinco de Vítor Baptista77/78




- Aos 54 minutos, o excêntrico e já falecido Vítor Baptista marcou um golo de bandeira que valeu a vitória por 1-0 do Benfica em mais um clássico frente ao Sporting. No calor da festa, o jovem Cavungi deu-lhe uma palmada que atirou com o brinco de estimação para o relvado. Quando todos estavam preparados para retomar o jogo ainda Baptista circundava a área leonina à procura do adorno. No final da partida para lá voltou. Em vão. Nunca mais o brinco foi visto. Além dos 12 contos de valor nominal, tinha grande significado sentimental para Vítor Baptista. Os jornais guardaram o lamento do avançado: "Dormia com ele e tudo... Foi um autêntico balde de água fria. Perdi dinheiro a trabalhar. O brinco valia 12 contos e o prémio de jogo era oito..."

O campeonato do "pirolito"47/48




- 25 de Abril de 1948. O Benfica tinha ganho ao Sporting no Lumiar por 3-1, na primeira volta, e os leões estavam a dois pontos dos encarnados, então líderes da classificação. Quatro golos de Peyroteo - que no final do encontro teve uma crise de reumatismo - deram aos verde-brancos uma vitória por 4-1 no Campo Grande, então casa do Benfica, e um precioso tento de vantagem para as contas do campeonato. Um campeonato que ficou conhecido como "do pirolito", precisamente por ter sido conquistado à custa desse golo.

Debaixo da sombra de Cherbakov 93/94

- Bobby Robson deixara o comando dos leões. Horas depois de um jantar de despedida, o ucraniano Cherbakov teve um grave acidente na Av. Liberdade e ficou incapacitado para o futebol. Este derby, poucos dias depois, já com Carlos Queirós no banco do Sporting, era visto pelos jogadores como a oportunidade de homenagearem o companheiro. Cadete, capitão de equipa, entrou em campo com a camisola "9" na mão.

Por coincidência, o número 9 leonino, Capucho, seria expulso. Luís Figo abriu o activo de cabeça e a imagem do melhor jogador do Mundo a gritar "Cherba, Cherba" nos festejos nunca mais será esquecida. O Benfica deu a volta ao resultado. No final, Figo lamentou não poder entregar o prémio de jogo a Cherbakov, como todos tinham combinado. Meses depois, em Alvalade, o Benfica arrancou para o seu último título com os históricos 6-3.

A maldade do leão faminto 85/86

- A maior "maldade" que o Sporting fez ao Benfica na Luz durante os 18 anos do seu recente jejum. A 13 de Abril de 1986, já o leão desistira da corrida para o título, Morato e Manuel Fernandes construíram uma vitória fatal para os encarnados. O dinamarquês Manniche ainda reduziu para 1-2, mas o resultado não passaria daí. Alguns quilómetros mais a Sul, em Setúbal, um golo solitário

de Paulo Futre escancarava as portas do primeiro lugar ao F.C. Porto, que se sagraria campeão europeu na época seguinte. O Sporting vingava desta forma uma copiosa derrota por 0-5 sofrida na Luz um mês antes, em jogo da Taça de Portugal. No final desse ano de 1986, ainda aconteceriam os célebres 7-1 de Alvalade.

O título ganho em dois campos 83/84

- "Bis" de mister Sven-Göran Eriksson.

Um ano antes o derby fora de festa antecipada. Desta vez era "a doer". Decisivo. Benfica e Sporting empataram a um golo (Chalana e Kostov), mas o F.C. Porto perdeu no Bessa frente ao Boavista (0-1) e os encarnados puderam celebrar o 26º campeonato do currículo.

Caniggia, Coroado e a repetição que não contou 94/95

- Uma das últimas vitórias do Sporting na Luz, para o campeonato, deixou de o ser a determinada altura e no fim das contas acabou mesmo por ficar nos registos da prova com o 2-1 desse dia 30 de Abril de 1995. Expliquemos: Claudio Caniggia foi expulso por Jorge Coroado aos 80 minutos de jogo.

As razões nunca ficaram claras. Nem sequer se percebeu se naquele minuto o árbitro mostrou dois amarelos ou apenas um e depois um vermelho directo por "bocas". "Caniggia chamou-me hijo de puta", jurou Coroado. "Coroado é mentiroso", disse o avançado encarnado. O Benfica protestou o jogo, ganhou a causa e a partida foi repetida já depois do final da época. Mais tarde, a justiça desportiva voltou atrás e homologou o resultado do primeiro jogo.

Sem comentários: