segunda-feira, maio 02, 2005

Maurício Pinilla

De seu nome completo Mauricio Ricardo Pinilla Ferrera, o jogador chileno nasceu no dia 2 de Abril de 1984. É o filho homem de Ricardo Pinilla e Lucía Ferreira. Paula, Claudia e Sandra são as suas três irmãs. O seu pai, Ricardo, era um grande desportista, e esperou pelo quarto filho para cultivar come ele essa pixão que tinha pelo futebol.

À medida em quem os anos iam passando, Mauricio mostrou o grande talento que tinha para o futebol e inclusivamente chamou a atenção de vários entendidos na matéria.

Jugou pela selecção do seu colégio (Don Bosco) e foi chamado a participar nos treinos da Universidad Católica e do Colo-Colo, mas preferiu esperar que o chamassem da Universidade do Chile, o clube do seu coração.

A sua estreia ocorreu a 10 de Março de 2002 frente ao Huachipato.

As suas boas prestações no clube abriraram-lhe as portas para as selecções jovens do seu país e para o clube italiano Chievo Verona (com metade do passe a pertencer ao Inter de Milão).


Estreou-se na selecção principal chilena com um grande golo frente ao Perú, na vitória por 2-0, na data de 31 de março de 2003.
No Chievo não viria a ter grandes oportunidades de jogar, tendo sido emprestado ao Celta de Vigo a meio da temporade 2003-2004.


Quando surgiu a notícia da sua contratação pelo Sporting, no ínicio desta temporada, Pinilla era praticamente um desconhecido para a maioria dos adeptos.

Vinha rotulado de um jovem muito promissor na arte do golo, mas a adaptação a Lisboa não foi fácil. Até a o jogo frente ao AZ Alkmar, Pinilla apenas tinha facturado por duas vezes, frente a Moreirense e Boavista, mas o golão que marcou aos holandeses e o hat-trick diante do Sp.Braga, faz-nos pensar, onde é que andaria este homem?


Fora dos relvados, Pinilla também é notícia, especialmente na sua pátria, onde é considrado uma celebridade. A sua conturbada vida amorosa ganha grande relevo na imprensa chilena. Os seus cortes de cabelo também a par da sua cadela. Rose é uma labradora portuguesa, cujos pais são campeões mundiais de beleza na Europa. Pinilla espera que a beldade seja uma espécie de amuleto: «Tem três meses e custou-me muito consegui-la. Por isso espero que me traga sorte», explicou o jogador.

Em suma, Pinilla está em crescendo e pode ainda ser decisico no tocante ao título e à conquista da Taça Uefa pelo Sporting!



[Jorge Sousa]

Sem comentários: