segunda-feira, maio 02, 2005

Colinho, mas pra todos!...

Há que colocar os pontos nos I's... É a última vez que falo de arbitragens aqui. Estou farto de responder e contra-responder, quando todos concordamos que este blog pretende falar de futebol e não desses Srs. de negro que só estragam o futebol português, por pura incompetência.

Em relação às insinuações e bocas que continuam a abundar, sobre quem é levado ao colo ou não, e que os erros são sempre para os mesmos, dou apenas três exemplos nesta jornada:


- O golo do F.C.Porto é marcado em clara situação de fora de jogo.
- Há um penalty a favor do Braga que não foi assinalado ainda estava o resultado em 0-0.
- Há um penalty sobre o Nuno Gomes aos 24 minutos da primeira parte do jogo contra o Belenenses que não foi assinalado.

Não quero com isto como é óbvio desculpar nada relativo à escandalosa grande penalidade marcada a favor do Benfica. Como é óbvio não é penalty absolutamente nenhum. É tão escandaloso como não marcar o referido penalty sobre o Nuno Gomes.
O que quero com estes exemplos dizer (e havia muitos outros como a não expulsão do Polga contra a Académica, ou o golo mal anulado ao Beira Mar, etc, etc) é que ninguém pode falar quando tem telhados de vidro. Ou então, quando forem beneficiados assumam que foram beneficiados. O que não acontece com nenhuma equipa.

Sinceramente para mim esta época, e fruto do processo Apito Dourado, a equipa que até tem mais razões de queixa é o F. C. Porto, mas também não é por isso que o Porto está posicionado como está na Superliga.

Os próprios adeptos do Porto assumem que a culpa dos resultados é da própria equipa, da política desportiva da SAD, etc. Se fizerem um exame de consciência, sabem bem que não é pelos árbitros que não são campeões.
Quanto ao Sporting não tem este ano legitimidade nenhuma para se queixar de arbitragem. Isto como é óbvio é uma opinião pessoal.

Quanto a futebol, que é aquilo de que gosto de falar, e analisando os jogos dos agora 3 candidatos ao título:


- O Benfica foi claramente superior ao Belenenses. É triste uma equipa como a do Belenenses, que tem bons jogadores, e que troca bem a bola, estar 70 minutos a chutar bolas para a frente sem fazer uma única jogada de ataque. Ainda por cima quando é uma equipa que, na situação em que está, devia tentar proporcionar bons espectáculos de futebol. O Benfica fez para mim novamente um bom jogo, teve algum azar na concretização (duas bolas na barra), e não resolveu o jogo facilmente por manifesta falta de sorte. Mais uma grande exibição de um grande guarda-redes, Marco Aurélio.


- O Porto continua em crescendo ao nível exibicional. Jogou muito bem na primeira parte, e mereceu inteiramente a vitória. Também gostei da exibição do Marítimo. Apesar da derrota, venderam-na sempre cara, e não fosse Baía fazer mais uma grande defesa (está a ser claramente o melhor guarda-redes do campeonato), talvez conseguisse o empate. Destaque para a grande exibição de Marcos, mais um grande guarda-redes da Superliga. A defesa que faz do penalty de Diego é fantástica, só para dar um exemplo.


- Em Braga, o Sporting local ficou definitivamente arredado da luta pelo título, e para mim o resultado é muito enganador. O Sporting nem sequer foi superior em jogo jogado, quanto mais para ganhar por 3 golos de diferença. Em 4 remates marcou 3 golos. Excelente exibição de Pinilla, que está claramente a surpreender. No entanto para mim não é por isso que vai passar agora a ser um grande jogador de futebol como já começam a tentar fazer dele. É a mesma coisa que dizer que o Karadas, se marcar 3 golos num jogo é um grande jogador... Mas enfim, é a comunicação social que temos... Em relação ao Braga, está a notar-se em demasia a falta de um grande jogador como o João Alves.

Por fim, espero sinceramente que os ânimos nestas 3 jornadas que faltam não se exaltem em demasia. E só espero (apesar de temer que não o farão) que os dirigentes do futebol português estejam caladinhos e deixem falar os verdadeiros artistas dos campos, ou seja, os jogadores e os treinadores. E só mais um desejo: Srs. de negro por favor errem um bocadinho menos.

Sem comentários: