terça-feira, maio 10, 2005

Nunca mais é sábado...

Aí está, tal como se previa e depois de um desaire do Benfica em Penafiel, o Sporting venceu o seu jogo e assumiu a liderança da superliga, a duas jornadas do fim. Com 6 pontos em disputa ainda, 4 equipas ainda podem ser campeãs, se bem que o jogo que, a meu ver, irá decidir tudo, é o do próximo sábado entre os dois primeiros classificados. Se o FCP tivesse ganho

contra o Moreirense, diria que um empate entre Benfica e Sporting era um resultado de sonho, assim nem sem o que será mais vantajoso, o empate ou a vitória de uma daquelas equipas. Tendo sempre como cenário de fundo duas vitórias do FCP (o que sinceramente duvido, pelo menos frente ao Rio Ave), uma vitória de uma das equipas põe o FCP em 2º lugar já na próxima jornada, à espera de uma derrota na última jornada. No cenário de um empate, o FCP espera empates ou derrotas na última jornada dos adversários. Se por um lado o jogo do Benfica é mais propício a isso, já o do Sporting é contra o Nacional em casa, o que teoricamente, facilita-lhes mais as coisas. Em suma, o FCP estará arredado do título, mas tem fortes probabilidades de ascender ao segundo lugar, e neste momento, quem tem mais possibilidades de chegar a campeão é o Sporting, por muito que me custe admiti-lo.
Relativamente ao jogo de ontem, a sorte do jogo sorriu mais uma vez à equipa de Alvalade, e só numa bola parada o Sporting conseguiu chegar à vitória.

Depois do Guimarães prometer muito nos minutos iniciais, pouco depois o Sporting tomou conta do jogo e dominou-o, mas curiosamente não me lembro de nenhum lance flagrante de golo, ao contrário do lance em que Ricardo sem saber como, fez de “Meco” e desviou a bola para canto ao remate de Romeu. É caso para dizer que se o Sporting for campeão, aos chilenos do plantel o deve. Contra o Braga foi Pinilla e contra o Guimarães foi Tello, no seu primeiro golo do campeonato, curioso, no mínimo. Para além do jogo, deixo aqui uma dúvida que me subsiste, será que Liedson vai para o Benfica na próxima temporada? Será que Liedson é benfiquista desde pequenino? É que pela segunda vez nesta época ele faz de tudo para não poder jogar contra o rival Benfica. E desta vez não há jogo da taça para limpar…
Gostaria de abordar aqui algumas curiosidades, que penso não ter memória do sucedido. Ora, ainda faltam 2 jornadas para o final da superliga e as modificações de treinadores e jogadores são constantes quase todos os dias. Ontem Romeu disse que ia para o Belenenses, o presidente do Nacional afirmou que Manuel Machado (que já se sabia) ia para o seu clube assim como o defesa Miguelito, Jaime Pacheco já saiu, João Carlos Pereira vai pelo mesmo caminho, Nelo Vingada diz que quer ficar na Académica, Vítor Pontes é dado como certo no Marítimo,

o Guimarães anda à procura de treinador, o Boavista também, o Leiria, pelo desacerto entre presidente e equipa técnica também seguirá o mesmo caminho, no FCP já estão contratados 4 jogadores e ainda se fala na mudança de técnico, há uma lista de jogadores que já são dados como certos noutros planteis ou que renovaram o vínculo contratual, enfim, é um rodopio todos os dias. Será que há uma mudança nas mentalidades? Será que os clubes chegaram à conclusão que precisam de começar a preparar a época mais cedo? Bom, eu estava habituado a que houvesse especulações sobre transferências no período de pausa do campeonato, mas este ano todos tentam antecipar-se. Bom, já fiquei algo triste com a notícia do Miguelito, espero que se repitam pouco.

Sem comentários: