domingo, maio 29, 2005

...Féta é féta!

Realizou-se mais uma edição da Taça de Portugal, uma das mais míticas provas do futebol Português e logo com um clássico na final, um Benfica x Vitoria de Setubal. Frente a frente um dos primeiros vencedores do trofeu contra o que o arrecadou por mais vezes.


O Benfica começou melhor. Embalados pela onda vermelha, os encarnados logo aos 5 minutos de jogo ja gritavam golo na festa do futebol que encheu de cor a bela mata do Jamor num dia de festa. A partir daí, os Sadinos sob a voz de comando de José Rachão foram em busca do prejuizo. Jorginho e Manuel José pegaram no jogo e o Vitoria passou a ter o comando das operações. O golo acaba por surgir depois de muita insistencia por Manuel José (com o contributo infeliz de Ricardo Rocha). O Benfica desperta mas apenas se volta a ver a tenacidade da águia no final da primeira parte. Ao intervalo 1-1 ...a festa continuava em aberto.


Na segunda parte Trapattoni da a formula para atacar a segunda metade do encontro. A entrada de Dos Santos foi fundamental para colmatar a fragilidade de Fyssas perante a irreverencia de Manuel José. O Setubal apostava tudo no contrataque, dando a iniciativa de jogo aos encarnados que raramente conseguiam desmontar a rede defensiva dos sadinos.

Depois de um forte remate de Ricardo Chaves (curiosamente natural de Chaves) que Moreira não consegue segurar aparece Meyong a facturar perante uma defesa encarnada com uma passividade gritante. O Vitoria dava a volta ao jogo, colocava-se em vantagem e preparava-se para re-escrever o seu nome na lista de vencedores de tão historico trofeu. Delibasic, Mantorras, Igor e Binho nada trouxeram ao jogo.


Notas Negativas:
-Fyssas: ...atitude pouco ou nada profissional de um jogador que não aceita a decisão (JUSTISSIMA) do seu treinador
-O Arbitro: Tarde infeliz para o arbitro da partida. Péssimo a ajuizar os lances. Terrivel nos critérios. Foi o pior em campo.

Notas Positivas:
-Helio: Campeão do mundo sub-19 pela selecção das quinas, dedicou toda a carreira ao Vitoria. Levantou a taça.
-A bola: Finalmente se jogou com uma bola como deve ser...e que diferença se viu. Há que esquecer o saudosismo da 'Roteiro' e jogar com a bola que as grandes ligas e provas europeias adoptam.
-José Rachão: Soube ler o jogo, soube substituir e montou muito bem a estratégia para este jogo. Foi o seu ultimo jogo no comando técnico dos de Setubal...uma pena.
-O publico: São eles que fazem a festa do futebol.

Por fim...será caso para dizer que o furacão Sadino acabou com a onda vermelha?


Ricardo Martins (Libelinha) -Para o FuteboldeAtaque

Sem comentários: