quarta-feira, maio 25, 2005

Et Pluribus Unum



Estive alguns dias sem conseguir escrever nada... Apenas coloquei imagens... Poderão pensar, este tipo está louco, tem a mania, custou assim tanto esperar 11 anos, etc, etc, etc...
Pois bem, a verdade é que custou mesmo. Apesar de não termos esperado nem 18 nem 19 anos para voltarmos a ser campeões, um clube como o SLB tem de ganhar o título se não sempre, quase sempre!...
Mas finalmente, depois de tanto esforço, chegámos ao ambicionado título.


Depois de termos assistido a uma gestão desportiva do pior que existiu, presididida por Manuel Damásio, que provavelmente a única coisa de jeito que fez foi a contratação do fantástico Michel Preud'homme. Mas que entretanto contratou tipos como King, Marcelo, Hassan, etc, etc, etc... E destruiu em apenas um ano, com a ajuda do Luís Campos dos anos 90 (Artur Jorge), uma equipa simplesmente fabulosa, campeã nacional e semi-finalista da Taça das Taças que tinha entre outros Isaías, Paneira, Rui Costa, Kulkov, Yuran, Schwarz, JVP, etc, etc, etc...


Depois seguiu-se uma gestão que além de ser desportivamente do pior, também o foi do ponto de vista financeiro. A gestão do presidente Vale e Azevedo que se tivesse conseguido outro mandato provavelmente teria levado o Benfica à falência e quem sabe ao desaparecimento. A "única" coisa que este Sr. descobriu foi o grande treinador do séc. XXI, de nome José Mourinho, mas sinceramente penso que não foi por uma questão de visão, mas apenas por uma questão de alguma sorte.


Nestes 11 anos o Benfica sofreu das maiores humilhações da sua história. Foi goleado em casa por 0-5 frente ao Porto para uma Supertaça; perdeu 7-0 em Vigo frente ao Celta de Vigo; foi eliminado na UEFA na 1ª eliminatória por uma equipa de amadores sueca de nome Halmstads.


Por tudo isto não tenham dúvidas que esta vitória, que ainda por cima foi muito sofrida, soube mais do que apenas um mero título de campeão nacional.
Foi a vitória em primeiro lugar da união de todo um grupo de trabalho. Honra lhes seja feita, desde a Direcção até ao roupeiro não houve uma voz dissonante. Apesar de divergências que existem, sempre se conseguiu mantê-las dentro de portas, algo que no Benfica não acontecia praticamente desde o tempo do Presidente Fernando Martins.


Penso que por outro lado, se recuperou alguma da alma benfiquista ao nível do plantel. Se começarmos a ver os jogadores que constituem o núcleo duro da equipa, ou são jovens formados no SLB (Manuel Fernandes, Moreira, etc), ou então são jogadores que já "têm" alguns anos de Benfica (Simão, Petit, Nuno Gomes, Ricardo Rocha, etc). Isto era algo que estava perdido e de que por exemplo o Porto padeceu durante a presente época. O espírito de união desta equipa foi notável e penso que todos o deveriam reconhecer. Reparamos em certos jogadores como por exemplo o Simão e notamos que estão nos limites físicos. Mas não é por isso que não lutam bravamente dentro de campo pelo emblema que defendem.


Em terceiro lugar, apesar de todas as críticas temos de reconhecer que um dos grandes obreiros deste título se chama Giovanni Trapattoni. Não vou dizer que sou particularmente adepto do seu estilo de jogo e da forma como mexe na equipa. Mas o que este Sr. já com 40 anos de experiência conseguiu foi um balneário extremamente unido, forte, preseverante, uma equipa que esteve sempre a rondar o topo da classificação, e quer se goste quer não se goste, uma equipa pragmática. É incrível que se consiga isto com um plantel tão curto como o nosso. Se analisarmos bem o plantel o Benfica tem uns 13 ou 14 jogadores que poderiam jogar em qualquer um dos outros rivais. Mas apenas 13 ou 14.
Alguns dos outros nem sequer no Beira Mar tinham lugar.


Se virem bem os períodos menos bons do Benfica este ano, em nenhum desses períodos o SLB estava na máxima força. Houve mesmo um período de cerca de um mês em que faltaram simultaneamente Manuel Fernandes e Petit. E qualquer um de vós consegue ver a importância destes jogadores no título do SLB...
Além de tudo isto, há algo que realmente dói aos nossos "inimigos". É que realmente a massa adepta do Benfica é simplesmente assustadora. E não menosprezem esse facto. Por mais que vos doa, o SLB provou no passado Domingo que apesar dos 11 anos de jejum é um clube realmente universal. E a festa foi muito, muito bonita. Tive a oportunidade de falar com pessoas dos mais variados clubes que confessaram não imaginar (pois já não se lembravam) que a dimensão do nosso clube era esta. Mesmo contra alguns pseudo comentadores que pelo ódio se transformam em cegos compulsivos, provámos que somos o maior clube português, ao nível do apoio popular.


Falando de mim pessoalmente, no Domingo passado chorei de felicidade. Não preciso de o esconder, nem sequer o quero fazer. Chorei com a muita alegria que tive pois tanto durante este ano como nestes 11 anos tive de ouvir de tudo e de todos. Tive de ouvir gozar com o meu clube, tive de me envergonhar com o meu clube, e na maioria dos casos compreendendo perfeitamente as razões para isso. Mas finalmente chegou o tempo de ter alguma alegria, de festejar e de retomarmos o caminho da grandiosidade.
Falando do futuro, espero sinceramente que se faça um esforço em garantir algumas das peças chave da equipa (Simão, Petit, Manuel Fernandes, Ricardo Rocha e Nuno Gomes, principalmente) e que se tente comprar barato e bem. Apesar de isto ser muito complicado de fazer, olhando para a Superliga até posso dar umas sugestões: Miguelito (infelizmente o Nacional já se adiantou), João Alves, Madrid, Abel, Wesley, N'doye, regresso do Alex. Isto só "pescando" no mercado nacional.

Tenho apenas é uma certeza, quase absoluta. O BENFICA está aí para as curvas, contem conosco para nos próximos anos dar-mos alegrias aos portugueses e continuarmos a ganhar títulos em Portugal.
SLB Forever!



P.S.:Não posso deixar de repudiar as bárbaras agressões ocorridas na Praça da Liberdade no passado Domingo. Pensava eu que isto não seria possível de acontecer no meu amado país, mas infelizmente acontece. Envergonharam todos os portuenses, nos quais eu me incluo.

Sem comentários: