quinta-feira, maio 26, 2005

Domingo dia de futebol

Não quis deixar acabar a época futebolistica sem ir ver um jogo da 2ª Divisão B Zona Centro.
Esta ano ainda não tinha ido ver o Vilafranquense uma única vez, também por culpa dos maus resultados.
Penso que bateram um record qualquer de derrotas, com 14 derrotas consecutivas, que começou na jornada 8 e só acabou, já na segunda volta, na jornada 22, quando ganharam fora!!! em casa do Estarreja.
Pior mesmo só na Zona Norte o Salgueiros que teve 28 derrotas consecutivas, desde a jornada 1 até á jornada 29 onde empataram 0-0 em casa com o Valenciano.


Em 20 minutos de comboio chego a Vilafranca. O jogo até era atraente, O União local joga com a equipa mais estranha dos campeonatos Nacionais, o Tourizense.
Acho estranho que uma terra com 170 habitantes, Touriz, tenha uma equipa a jogar na 2ª Divisão B, que é um escalão semi-profissional.
Quem financia esta equipa? E porquê? Com dinheiro proveniente do quê? Os jogadores são todos emprestados de clubes como o FC Porto, Académica ou Estrela Amadora. Disse o presidente uma vez na televisão que era pelos bons contactos que tem com certos clubes.
Agora pergunto eu, e os outros clubes de terras mais "ricas" não teem? Os clubes grandes preferem por jogadores a rodar num clube de uma terra que mal existe no mapa? Sempre achei, e acho, isto muito estranho.
Mas como o clube até tem jogadores do Estrela Amadora fui até lá dar uma vista de olhos.

O campo do Cevadeiro, encontra-se ao lado da linha de comboio e cria-se uma atmosfera engraçada, porque aos mesmo tempo estamos a ver o jogo e a ver os comboios a passar, já que do lado da linha a bancada, só tem três degraus.
Para não variar sentei-me no lado dedicado aos sócios e não dos visitantes, que seria ao sol. Menos mal, tem sido quase sempre assim em todos os campos a que vou, embora seja unicamente sócio do Estrela Amadora.


O jogo começa com um ataque do Vilafranquense, num cruzamento para a área Ricardo Costa, do Tourizense, marca na própria baliza.
Estavam decorridos 2 minutos de jogo e o último classificado ganhava a uma equipa muito jovem mas com grande qualidade ao nível do seu futebol.
O jogo decorria so com uma tendência, a baliza "vermelha" do União. Era um massacre atacante chegando a ser exagerado, so faltava mesmo a finalização, varias vezes os jogadores "de negro", apareceram isolados frente ao guarda-redes, mas os remates ou saiam torto ou o numero 1 local defendia.
O União so voltou a equilibrar a partida a partir do minuto 20, e num raro ataque consegue ganhar um livre directo à entrada da area, descaido pela direita do seu ataque.
O remate é feito de forma rasteira, passando pela barreira, e quando se pensa que o guarda-redes tinha dominado a situação, vê-se que afinal o remate ia mais colocado do que a primeira vista parecia, e so tem tempo de tocar na bola mas para dentro da baliza.
Sem saber como "os vermelhos" encontram-se a ganhar 2-0 num resultado tanto de enganador como de injusto. A partir daí pouco mais fez o União e o jogo voltou a ter a mesma tendência dos primeiros minutos.
Ainda antes do intervalo, entra Furtado, um atacante, que já jogou na equipa principal do FCPorto, mas que também se encontra a "estagiar" em Touriz.


Na segunda parte só deu uma equipa.
A equipa visitante rápidamente chegou ao 1-2, numa jogada individual de Lebre, pela direita, onde fintou 3 jogadores e já na àrea cruza para atrasado para na passada André Costa fazer o golo.
Nova substituição no Tourizense, sai um defesa, o tal do golo na própria baliza, e entra mais um jogador de caracteristicas ofensivas.
O ataque da equipa de Touriz era uma constante, tornando-se mesmo sufocante, toda a gente sabia que era inevitável o golo do empate e até o da vitória, tal era a diferença de jogo de uma e outra equipa.
Aos 75 minutos surgiu o empate e já no tempo de descontos surgiu o golo da vitória, mais que merecida e justa.
Foi um excelente jogo de futebol onde o resultado final, de 2-3, não espelha nem de perto nem de longe a diferença existente entre as duas equipas.

Durante o jogo e no final, em conversa com alguns dirigentes do Tourizense, que se encontravam na bancada, por traz do banco da sua equipa, (onde também estava o treinador, penso que castigado, uma vez que se encontrava ali a dar as indicações), começo por verificar que afinal não são os "mafiosos" que à partida eu pensava serem, são pessoas bem simples a acessíveis, excepto talvez o presidente que não se encontrava presente.


Já depois do banho tomado, pelos jogadores, encontro-me à conversa com Mauro jogador emprestado do Estrela. Conversa aqui conversa lá, onde até houve de uma troca de números de telemóvel, fica combinado um posterior encontro para analisar a época que passou, e uma oferta da camisola do Tourizense, quem sabe do próprio jogador, uma vez que todas as camisolas do Tourizense são personalizadas, com número e nome, algo que nem na Superliga se vê em certas equipas e que a meu ver deveria ser obrigatório.

Na manhã de ontem, quarta-feira, um colega meu vem dizer-me que morreu um jogador do Estrela, tinha ouvido algures na rádio. A primeira coisa que faço é ir a um jornal desportivo online, verificar o que realmente se passou e quem era.
Á primeira vista e como tinha o pensamento direccionado aos jogadores da equipa principal do Estrela esta época, o titulo nao me diz muito, "Mauro Gama falece em acidente de viação na A1", até porque o conhecia por Mauro e não por Mauro Gama, quando abro a noticia em promenor é que caio em mim, "JOGADOR DO ESTRELA EMPRESTADO AO TOURIZENSE". Nem sei o que pensei na altura mas foi um misto de tristeza e desilusão... 21 anos, um possível futuro promissor como jogador profissional e acaba-se assim a vida de uma pessoa. Nem sei que dizer...

Quem quizer comentar, ou dizer algo sobre o Mauro, e saber promenores do trágico acidente, pode ir á pagina do correio da manhã no link aqui em baixo:

http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=161223&idselect=12&idCanal=12&p=94

Sem comentários: