quinta-feira, maio 05, 2005

Zés de partida!



Zé Castro tem sido observado por italianos, espanhóis, holandeses e ingleses, enquanto Zé António tem vários pretendentes nacionais, mas o Sevilha parece ser mais tentador. Quase inevitável será a saída dos dois centrais que têm sido utilizados por Nelo Vingada


A dupla de centrais que o treinador Nelo Vingada tem escolhido desde que assumiu os destinos da Briosa deve separar-se no final desta temporada, por força do interesse de vários clubes, alguns portugueses e outros estrangeiros, na contratação dos internacionais Zé Castro e Zé António. São situações diferentes, quanto mais não seja porque o primeiro ainda tem outro ano de contrato, enquanto o segundo fica livre já no fim desta época, mas é bastante provável que ambos deixem de representar o emblema de Coimbra, a menos que a Académica abdique, por um lado, do considerável encaixe financeiro da transferência de Zé Castro e consiga, por outro, aproximar-se dos números oferecidos a Zé António pela legião de interessados.


Titular da Selecção Nacional de Sub-21, Zé Castro, de 22 anos, tem estado em destaque na segunda volta da SuperLiga, já é visto como uma certeza do futebol português e as suas exibições só vieram incrementar o assédio de diversos clubes, sobretudo de campeonatos estrangeiros, que acompanham a evolução do central formado na Briosa desde a penúltima edição do Torneio de Toulon. A observá-lo e a equacionar a apresentação de propostas concretas aparecem bastantes equipas de topo do futebol mundial, como a Udinese e a Fiorentina, de Itália, o Valência, de Espanha, o PSV Eindhoven, da Holanda, o Leeds United, o Bolton, o Charlton e o Manchester United, de Inglaterra, e, mais à distância, FC Porto e Sporting.

Quanto a Zé António, único totalista da Académica, a sua possível transferência parece quase um leilão, tal a quantidade de clubes que desejam tê-lo nas suas fileiras e a chuva de propostas que tem recebido. Se o Belenenses esteve perto de contratá-lo no início desta temporada e agora volta à carga, já o Marítimo e o Boavista só agora integram a lista de pretendentes, mas o nome mais sonante é mesmo o do Sevilha, terceiro classificado do campeonato espanhol, que deve estar na próxima edição da Liga dos Campeões ou, no limite, da Taça UEFA. Sem colocar de parte a continuidade em Coimbra, Zé António, de 28 anos, pondera a saída e, até mais do que o aspecto financeiro, pode ser a ambição desportiva a determiná-la.

Sem comentários: