domingo, maio 15, 2005

O meu derby



Académico de Viseu 3 Sporting da Covilhã 2, Estádio do Fontelo 15 de Maio de 2005.
Os serranos queriam hoje fazer a festa da subida em Viseu, o entusiasmo era notório e " invadiram " a cidade de Viseu com 5 autocarros e muitos carros particulares mas o Académico encheu-se de brio e venceu.
Rui Bento surpreendeu-me com o onze que entrou em campo: Augusto, Rogério, Gama, João Armando, Nélson, Vitor Lima, Carlos Lima, Paulo Gomes, Bruno Madeira, Jorginho e Jairson. E porque é que fiquei surpreendido? Porque o técnico vissense abdicou de um homem de ataque e apostou mais no meio campo, algo que siceramente não percebo uma vez que só a vitória nos interessava e o pior de tudo é que não conseguiu controlar o meio campo e foi por causa disso que o Académico passou muitos calafrios que eram desnecessários, mas tudo está bem quando acaba bem!



Apenas consegui entar no estádio estava o jogo já com 10 minutos, tudo devido a má organização, uma vez que havia apenas uma bilheteira aberta e eram várias as dezenas de pessoas que queriam comprar o bilhete, mas cheguei bem a tempo de ver o primeiro golo academista que aconteceu aos 26 minutos num livre superiormente marcado por Nélson. A festa durou pouco tempo pois no minuto seguinte aproveitando um brinde da defesa academista Oliveira empatou a partida. Aos 36 minutos uma contrariedade para os academistas com a lesão de Nélson, um bom defesa esquerdo que bate muito bem as bolas paradas, e quando toda a gente esperava a entrada de um homem para a frente descendo Jorginho para defesa direito e derivando Rogério para a esquerda, Rui Bento inovou e colocou Lopes, um miúdo, no terreno de jogo a defesa direito uma aposta muito arriscada pois naquele flanco estava Oliveira um dos melhores jogadores dos leões da serra, o miúdo no entanto arrancou uma exibição muito aceitável tendo em atenção que não tem rotina nesta posição. Chegou o intervalo com o resultado em 1-1.



O 2º tempo iniciou-se já com Artur Alexandre no lugar de Paulo Gomes e aos 53 minutos Carlos Lima coloca novamente o Académico na frente do marcador num livre directo com muitas responsabilidades para o guardião serrano, um autêntico perú! Os covilhanenses regiram e empataram aos 67 minutos novamente por Oliveira, com Augusto a ter muitas responsabilidades, aliás o guardião academista esteve sempre muito nervoso. Aos 76 minutos Cajú aproveitando uma enorme confusão na área serrana empurrou a bola para o 3 a 2 final. Depois foi o sufoco com o Covilhã à procura do tento do empate e o Académico a desperdiçar os contra ataques, Luisinho teve nos pés o 3-3 mas com a baliza bem aberta atirou ao poste. O árbitro deu 5 minutos de descontos mas prolongou o jogo até aos 53 minutos com o guarda - redes serrano na área do Académico, era o tudo por tudo mas não houve mais golos.

O jogo acabou com os adeptos e jogadores covilhanenses a pedirem penalty, eu até os percebo pois estão habituados, mas desta vez o árbitro não foi na cantiga!
Excelente jogo de futebol de resultado incerto com uma vitória justa pois o Covilhã só reagia quando se via a perder.

No outro jogo onde se disputava a subida, o Mafra perdeu surpreendentemente em casa com o Pombal e desceu para o terceiro lugar. A duas jornadas do fim o Covilhã comanda com 4 pontos de avanço sobre o Académico e 5 sobre o Mafra e está a apenas 2 pontos da subida. No final da 1ª volta estavamos a 13 pontos de distância, lutamos muito para inverter esta tendência resta-nos esperar por um milagre, mas vamos acabar de pé!



Com este jogo acaba a "minha temporada futebolística", estive presente nos seguintes jogos:
Sporting 4 Panionios 1; Sporting 4 Pampilhosa 1; Covilhã 0 Mafra 0; Covilhã 1 O. Hospital 0; Académico 1 Castelo Branco 1; Penalva 0 Académico 2; Académico 1 Oliveirense 3; Castelo Branco 3 Académico 2 e Académico 3 Covilhã 2. Para o ano há mais!

Sem comentários: