sexta-feira, setembro 07, 2007

Futebol Feminino - Mundial(China 2007) - Grupo B



Suécia
Ranking da FIFA:

Guarda-Redes(3): Kristin Hammarström(Örebro), Hedvig Lindahl (Linköpings), Sofia Lundgren(AIK )

Defesas(7): Sara Larsson (Linköpings) , Hanna Marklund(Sunnanå), Anna Paulson(Umeå), Charlotte Rohlin(Linköpings), Stina Segerström(Örebro), Sara Thunebro(Djurgården) , Karolina Westberg(Umeå)

Médios(5): Frida Östberg(Linköpings), Nilla Fischer (Malmö), Linda Forsberg( Djurgården), Caroline Seger(Linköpings), Therese Sjögran(Malmö)

Avançados(6): Madelaine Edlund(Umeå), Sara Johansson(Hammarby), Hanna Ljungberg(Umeå), Therese Lundin(Malmö), Lotta Schelin(Kopparbergs/Göteborg),
Victoria Svensson(Djurgården)

Treinador: Thomas Dennerby

Estrela: Lotta Schelin
Charlotta Eva Schelin, conhecida no mundo do futebol como Lotta Schelin ou “L8”nasceu em Estocolmo a 27 de Fevereiro de 1984. Iniciou a carreira no Kållereds SK, transferindo-se em 1997 para o Mölnlycke IF. Em 2001 chegou ao actual clube, Kopparbergs/Göteborg, onde joga com a irmã Camilla. Em 7 épocas(contando com a actual) fez 127 jogos e marcou 101 pelo clube de Gotemburgo e é a capitã da equipa. Na época passada foi a melhor marcadora do campeonato Sueco e ganhou a Diamantbollen(melhor jogadora) entre outros troféus. No seu clube joga claramente como ponta de lança, mas na selecção joga mais descaída numa das alas. A sua velocidade e capacidade técnica aliados aos seus 178cm tornam-na numa ameaça constante para as defesas contrárias. Fez a estreia internacional em Portugal, na Algarve Cup a 16/3/04 num jogo contra a França. Embora ainda sem a influência que tem no seu clube, a jovem adepta de Half pipe e Snowboard é claramente a mais “excitante” jogadora Sueca da actualidade.

Outras Estrelas: Hanna Ljungberg, Victoria Svensson, Hanna Marklund

O que pode fazer neste Mundial?
A Suécia é uma potência do futebol feminino e como tal candidata ao título, mas a verdade é que está inserida no Grupo da Morte, com Estados Unidos(maior candidato ao título), Nigéria(melhor equipa Africana) e Coreia do Norte(melhor equipa da Ásia). Ainda assim tem condições para seguir em frente, mas terá que ter as suas estrelas a jogar ao seu melhor nível.


Estados Unidos
Ranking da FIFA:

Guarda-redes (3): Nicole Barnhart Briana Scurry, Hope Solo

Defesas (6): Marian Dalmy, Tina Ellertson, Stephanie Lopez , Kate Markgraf, Christie Rampone, Cat Whitehill;

Médios (7): Shannon Boxx , Lori Chalupny, Angela Hucles, Marci Jobson, Carli Lloyd, Leslie Osborne , Aly Wagner ;

Avançados(5): Natasha Kai, Kristine Lilly, Heather O’Reilly, Lindsay Tarpley, Abby Wambach.

Treinador: Greg Ryan

Estrela: Abby Wambach
Apesar da presença de Kristine Lilly e Aly Wagner, escolhi Wambach como a estrela da companhia. Mary Abigail nasceu a 2 de Junho de 1980 em Rochester, NY e é uma possante avançada que é capaz por si só destruir as defesas contrárias, abrindo espaço para os seus golos(e não são poucos), mas maioritariamente para as suas colegas do meio campo. Não é um primor de técnica, mas não vira a cara à luta e disputa cada lance como se fosse o último. Estreou-se a 9 de Setembro de 2001 contra a Alemanha e já conta com 94 internacionalizações e 75 golos, 34 dos quais de cabeça. É a jogadora com melhor média de golos/jogo da história da selecção Norte Americana. Ganhou a medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004 e vai participar no seu segundo Mundial.

Outras Estrelas: Kristine Lilly, Aly Wagner, Hope Solo, Shannon Box

O que pode fazer neste Mundial?
Grande candidata a vencer o Mundial, talvez até mais que a Alemanha. Dispõe de uma equipa recheada de talentos e com enorme experiência, mas a sorte colocou os Estados Unidos no “grupo da Morte”. A Suécia será a grande adversária neste grupo, mas a Coreia do Norte também vai ser um osso extremamente duro de roer. Tem obrigação de passar e de fazer uma excelente Mundial. Tudo que não seja uma final será um mau resultado.


Nigéria
Ranking da FIFA: 24º

Guarda-Redes(3): Precious DEDE(Delta Queens), Tochukwu OLUEHI(Bayelsa Queens), Aladi AYEGBA(Kokkolan – Finlândia)

Defesas(7): Ayisat YUSUF(Delta Queens) , Onome EBI(Bayelsa Queens), Christie GEORGE(Pelican Stars), Faith IKIDI(Linkopings - Suécia), Ulumma JEROME(Rivers Angels), Yinka KUDAISI (Pelican Stars), Lilian COLE(Delta Queens)

Médios(5): Efioanwan EKPO(Pelican Stars), Gift OTUWE(Bayelsa Queens), Ogonna CHUKWUDI(Nassarawa Amazons), Maureen MMADU(Linkopings – Suécia), Maureen EKE( Delta Queens)

Avançados(6):Perpetua NKWOCHA(Sunnana – Suécia), Stella MBACHU( Tianjin Teda – China), Ifeanyi CHIEJINE (Bayelsa Queens), Rita CHIKWELU( United Pietarsaari – Finlândia), Chi-Chi IGBO( Fortuna Hjorring – Dinamarca), Cynthia UWAK(Falkopings – Suécia)

Treinador: Ntiero Effiom

Estrela:Cynthia Uwak
Cynthia Uwak nasceu a 15/7/1986 e é considerada uma jovem com grande potencial. Típica atacante Africana que alia uma grande capacidade técnica com velocidade e a evoluir graças à sua experiência europeia. Actualmente joga na Suécia, depois de ter jogado na Finlândia. Promete ser uma dor de cabeça para as adversárias.

O que pode fazer neste Mundial?
A fava saiu à Nigéria, sem sombras para dúvidas. Está no grupo mais forte deste Mundial e terá muitas dificuldades em se apurar. Dispões de jogadoras muito talentosas e uma ataque fantástico, mas como maioria das equipas Africanas(masculinas e femininas) apresenta muitas lacunas na defesa, que selecções do calibre das que estão neste grupo podem aproveitar. Espera-se bom futebol, muita animação, e até penteados engraçados assim façam como no passado.


Coreia do Norte
Ranking da FIFA:

Guarda-redes(3): PHI Un Hui (Amrokgang), YUN Hyon Hi (April 25 Sports Group), JON Myong Hui(Rimyongsu)

Defesas(7): OM Jong Ran (April 25 Sports Group), YUN Song Mi (Pyongyang), SONG Jong Sun(Amrokgang), JANG Yong Ok(April 25 Sports Group), SONU Kyong Sun(April 25 Sports Group), KONG Hye Ok(April 25 Sports Group), HONG Myong Gum(Amrokgang)
Médios(5): KIM Kyong Hwa(April 25 Sports Group), KIM Ok Sim (Rimyongsu), HO Sun Hui (Amrokgang), RI Un Suk(April 25 Sports Group), RI Un Gyong(Rimyongsu),

Avançados(5): KIL Son Hui(Rimyongsu), RI Kum Suk(April 25 Sports Group), HO Un Byol(April 25 Sports Group), KIM Yong Ae(April 25 Sports Group), JONG Pok Sim(April 25 Sports Group),

Treinador: Kim Kwang Min

Estrela: Ri Kum Suk
Aos 28 Ri Kum Suk vai fazer o seu 3º Mundial consecutivo. Tal como a restante equipa é uma jogadora muito rápida e que marca muitos golos.

O que pode fazer neste Mundial?
A Coreia do Norte é a mais forte selecção Asiática e uma vez mais vai apresentar uma equipa composta por jogadoras de baixa estatura e muito rápidas. Apresenta tradicionalmente um futebol muito prático e rápido o que causa enormes dificuldades aos adversários. Atendendo ao grupo em que se insere, não será fácil a qualificação, mas pode muito bem consegui-la. Se a entrega das suas jogadores for a habitual, vai causar muitas dificuldades às equipas deste grupo.

Sem comentários: