segunda-feira, setembro 03, 2007

Madeira Lions Vs Mondego Blacks

Olá a todos,

Estádio: Estádio Regional Barreiros, no Funchal
Hora: 16:00h, menos uma nos Açores
Àbitro:
Publico: 7.850

Constituição das equipas:

Marítimo - Marcos; Ricardo Esteves (Briguel, 12m), Ediglê, Antoine e Evaldo; Olberdam; Marcinho, Bruno e Fábio Felício (Luis Olim, 90m); Makukula e Kanu (Márcio Mossoró, 77m).

Académica - Pedro Roma; Sarmento (Joeano, 45m), Berger, Kaka e Cris; Paulo Sérgio (Tiero, 25m) e Pavlovic; Hélder Barbosa, Fofana e Lito; Vouho (Peralta, 57m).

Golos:
-Makukula (3m)
-Bruno (70m).

Disciplina:
Cartões amarelos para Makukula (3m), Fábio Felício (41m) do Marítimo e para Paulo Sérgio, Hélder Barbosa, Fofana e Berger da Académica. Makukula foi expulso aos 6m por cartão vermelho directo.

Jogo:

Ontem, o Marítimo recebeu no seu reduto a equipa da Brisosa, assim, o líder do campeonato recebia o lanterna vermelha para um jogo que se adivinhava complicado para ambas equipas.
A académica entrou em campo determinada e com intenções clara de encostar o Marítimo no seu reduto recuado, mas, foi muito cedo que essas intenções se esbateram, o poderoso Makukula intercepta uma bola que vem do meio campo e com uma calma fantástica tira o chapéu a P. Roma e faz explodir as bancadas dos Barreiros.

Makukula, festejou e foi punido com um cartão amarelo, logo depois, em lance semelhante, o avançado foi expulso por entrada perigosa ao adversário.

O semblante dos adeptos carregou, chegou a temer-se o pior, um Marítimo igual ao da época passada e perdulário, a coisa apertou ainda mais quando R. Esteves teve de sair lesionado e Briguel entra em campo. Era a descrença nos VERDE-RUBROS.

Até ao intervalo Marcos foi chamado a intervir por 1 vez e de forma irrepreensível, no lado dos da casa Fábio Felício e Bruno assistiam KANU que obrigou P. Roma a se aplicar, numa dessas vezes Kanu falhou o golo por centímetros da Baliza.

Intervalo nos Barreiros, 1-0



A segunda parte trouxe mais bom futebol, pelo menos da parte dos da casa, os visitantes jogavam cadenciadamente com muitas falhas de passe mas com boa marcação.

O Marítimo, ora por Bruno ora por Felício levava a água seu moinho, geria o resultado com mestria e cirurgicamente em cima do adversário, que se limitava a ver jogar.

Mesmo com menos um jogador em campo, nunca o Marítimo foi inferior aos do continente. A equipa insular mostrou um bom futebol, mesmo quando estava a gerir o resulta conseguia fazê-lo encostando sempre o adversário ao seu reduto.

A linha de meio campo é irrepreensível, Olberdam, Bruno e Felício vão dar muito que falar nesta época desportiva.

A Académica, claramente a tentar sair ao ATAQUE, conseguiu algum frisson, com dois remates que Marcos conseguiu parar.

Fábio Felício, ganha uma falta frontal a baliza de P.Roma, Bruno é chamado a converter e foi sem duvida a estocada final neste jogo, o Médio colocou com mestria a bola no fundo das redes dos de Coimbra, estava feito o 2-0.

Antes de cair o pano, e no tempo de compensação, o Marítimo podia ter feito o 3-0 por intermédio de Marcinho, mas foi Roma que evitou o golo com uma grande defesa.

Melhor jogador em campo:


Vou destacar o Bruno, o jogador assumiu as rédeas do jogo, marcou um excelente golo, que deu a tranquilidade aos verde-rubros, e, acima de tudo jogou com muita garra, posso dizer que ele assumiu a sua posição e a do jogador em falta, jogou por dois. Outro destaque positivo para F. Felício, este jogador é inteligentíssimo, rápido e de uma técnica incrível, foi também o responsável por grandes momentos de futebol ontem nos Barreiros.

Pior jogador em campo:

Não obstante o excelente golo marcado e da forma como o marcou, vou colocar aqui o nome de MAKUKULA, ele sem duvida bateu um recorde no futebol mundial, em 5m de jogo fez o que de melhor e pior pode haver, marcou um golaço, foi punido com um amarelo por tirar a camisola, infantilidade, depois, para o cérebro e entra a matar sendo punido com o vermelho, situações como estas não são dignas de um profissional, que pôs a equipa a jogar limitada, e devem ser alvo de reparos de quem de direito, dai a minha escolha.

Pontos Positivos:

- A nova postura Maritimista, a fazer lembrar os velhos tempos de Eitor e companhia,
-Bom futebol proporcionado por ambas formações,
-As qualidades técnicas de F.Felicio, um hino ao futebol,
-A galvanização e o regresso do ambiente de festa aos Barreiros por parte dos adeptos, é a reunificação da família Maritimista,
-Bons apontamentos e orientações técnicas de Lazaroni,
-Os 9 pontos em 3 jogos do Marítimo, sem duvida um bom pontapé de saída,


Pontos Negativos:

-A arbitragem, pecou por erros estranhos e pelo mau posicionamento do árbitro principal face aos lances, por duas vezes teve influencia na movimentação da bola e chegou mesmo a interceptar dois passes, um dos da casa e outro dos visitantes, usou sempre um critério estranho nas sanções aplicadas a ambas equipas.
- O momento infeliz e infantil de Makukula, não deveria ter agido da forma que o fez, conseguiu destruir uma estratégia, felizmente sem efeitos secundários no resultado mas com algum desgaste físico nos colegas.

Conclusão:

A nova época apresenta um Marítimo mais competitivo, bem orientado, com garra e com um plantel entrosado. Lazaroni mostrou ontem que tem trabalhado esta nova equipa, que pode voar alto e fazer sonhar “LA AFFICION”, para mim o melhor de tudo isto é que o Marítimo já apresentou um bom futebol, é a grande vitória, se esse bom futebol aparecer em conjunto com as vitórias é sem duvida uma grande mais valia.
A académica, não tem má equipa, peca por ter um plantel renovado e que ainda não encontrou entrosamento, mas penso que temos aqui uma equipa, que, depois de se encontrar e com os jovens jogadores que tem nas suas fileiras, pode ser uma boa surpresa, à semelhança do Estrela da Amadora da época passada, só peca por estar mal orientada MANUEL MACHADO não é bom treinador.

Curiosidades:
O Marítimo, mais uma vez, solidarizou-se com as crianças, promoveu a venda do chapéu da esperança, 4 Euros a peça, sendo que o valor reverteu a favor das instituições que apoiam crianças desamparadas, a Académica não ficou alheia ao momento e prontamente manifestou o interesse em aderir a essa campanha, foi um momento bonito e solidário.

Preciosismos:

Hoje de manhã, na SIC, a falta de rigor é abismal,passo a citar a jornalista no comentário do resumo do jogo “E o Marítimo defrontou e venceu a Académica de Coimbra, com esta vitória a equipa AÇOREANA consolidou o primeiro lugar da Liga que divide com o FCP” inadmissível, um pais com 800km um profissional que diz isto devia ser chicoteado em praça publica.

Sem comentários: