sábado, setembro 01, 2007

Referências estrangeiras do futebol luso: Jozef Mlynarcyzk


A referência estrangeira desta semana foi um dos melhores guarda-redes que defendeu a baliza do F.C. Porto. Melhor que ele, só, provavelmente, Vítor Baía. Falo-vos de Jozef Mlynarczyk, o guardião polaco que teve a enorme responsabilidade de defender a baliza portista durante a célebre final de Viena.
A sua carreira profissional começou ao serviço do BKS Stal Bielsko-Biala, transferindo-se três anos depois para o Odra Opole, onde permaneceu três épocas. Já como internacional polaco, mudou-se Widzew Lodz, conquistando os primeiros títulos do seu palmarés. Antes de ingressar no Dragão, e já depois de ter estado no Mundial de 82, na Espanha, esteve uma experiência em França, ao serviço do Bastia.
Chegou ao Porto na época 85/86 e sagrou-se logo campeão nacional. No final dessa temporada, representou o seu país no México, onde foi um dos carrascos da Selecção Nacional no pesadelo de Saltillo.
No ano seguinte, com Artur Jorge ao leme, foi aquilo que se sabe. A glória em Viena e, posteriormente, já com Ivic como treinador, a noite fria de Tóquio e a Supertaça Europeia.
Na época 88/89, sofre uma grave lesão, da qual não recuperou totalmente, sendo que na temporada seguinte decide terminar a carreira, numa altura em que ascendia na baliza portista um jovem chamado Vítor Baía.
Dedicou-se a treinar outros guarda-redes, sendo Vítor Baía um dos primeiros a ter esse privilégio. Neste momento, os felizardos são Jakub Hładowczak, Kamil Styżej, Bartosz Fabiniak e Jakub Stawiany, todos eles guarda-redes do Widzew Lodz.


Ficha Técnica:
Nome: Jozef Mlynarcyzk
Data de nascimento: 20/09/1953
Naturalidade: Nowa Sol
Nacionalidade: Polaca
Posição: Guarda-redes
Clubes que representou como jogador: BKS Stal Bielsko-Biala, Odra Opole, Widzew Lodz, SC Bastia e FC Porto
Internacionalizações: 40

Palmarés:
Dois campeonatos polacos
Uma Taça da Polónia
Três campeonatos de Portugal
Uma Taça de Portugal
Duas Supertaças de Portugal
Uma Taça dos Campeões Europeus
Uma Supertaça Europeia
Uma Taça Intercontinental

Sem comentários: