domingo, abril 29, 2007

Panteras 2 - Dragões 1


Estádio do Bessa- Porto
Assistência: 11000 Espectadores
Árbitro: Jorge Sousa

Visão da Pantera

“Onde esteve este Boavista esta época?”, pois realmente era o que eu e muitas pessoas gostavam de saber, senhor Pacheco. Os jogadores Boavista realizaram uma das melhores exibições da época, e dá-me um regozijo especial, pois foi frente ao senhor que nos estragou a época: Jesualdo Ferreira, pois por ele quero que percam o campeonato, e não me venham com filosofias, pois quem liga a isso são os inúteis…

O Boavista actuou com a mesma equipa da semana passada, entrando Jehle (finalmente) e Grzelak para a frente de ataque. Jogou com Cissé e Tiago mais recuados, e Kazmierczak no apoio ao ataque, contra o Porto é uma táctica genial, contra o Estrela é um abismo!!!

De resto, a equipa do Bessa foi sempre a mais perigosa, objectiva e parecia que era a que estava a lutar pelo título. Ricardo Silva marcou logo o primeiro numa cabeçada fenomenal, que poderia ter sido repetido a seguir por Cissé, mas Hélton fez uma enormíssima defesa. O porto foi subindo e criou algum perigo causada também pelo nervosismo normal de Peter Jehle. Guarda-redes fica a época inteira de fora, e entra logo no Derby da Invicta. Algo estúpido, mas é uma das muitas questões que me levam a desconfiar do carácter de muita gente.

Na segunda parte o Boavista voltou a entrar logo ao ataque e Zé Manel isola-se a novo passe milimétrico de Grzelak, que hoje decidiu fazer uma grande exibição. Logo a seguir Tiago ia aproveitando um erro do Porto para marcar, mas Hélton evita o terceiro.

O Porto subiu e criou mais perigo, meteu mais atacantes como Lisandro e Renteria, a confusa foi bastante.
Entretanto penalty duvidoso sobre Adriano, que permite a expulsão de Jehle e o golo de Lucho, mas nem com mais um o Porto foi capaz de ser demolidor… e aonde esteve Quaresma quando o Porto precisou mais dele?

Foi uma vitória com pouco fair play (na minha opinião), muito anti-jogo boavisteiro, e alguns erros de arbitragem que felizmente não mancharam o jogo. Mas meus amigos, hoje o Boavista foi muito melhor e mereceu definitivamente a vitória. E já agora uma equipa que quer ser campeão, não faz uma exibição destas a três jornadas do fim da época.

Deixo duas perguntas no ar: será que cada ano que passa isto seja uma prova de que o nosso futebol está a ficar mau? Será que o Boavista é assim tão forte, que basta três trincos para dominar o Campeão?

Do Boavista não falo mais, porque já sei que isto foi apenas um jogo, e na próxima jornada se jogarmos com três trincos perdemos como na Amadora, mas é assim que Pacheco joga… espero que não fiquem a seu lado por ganhar um jogo… Portanto nada de euforias, pois até me custa escrever sobre esta equipa nesta temporada.

[The Revolution]


Visão do Dragão

O Boavista entrou no jogo sabendo que, se ganhasse, o campeonato estava quase assegurado, faltando apenas 3 jogos até final e, sabendo também que os adversários mais directos se defrontariam no dia seguinte, com uma consequente perda de pontos para, pelo menos, um deles. Por isso entrou no jogo a mandar, mais rápido sobre a bola, com mais acerto nas marcações, com mais pressão, chegando com mais perigo à baliza adversária e dexando o seu opositor desnorteado, sem conseguir implementar o seu jogo, a sua táctica, o seu valor.
Como já se aperceberam, a troca de nomes e de atitudes perante o jogo é propositada, pois as posições e os papéis inverteram-se completamente.
Tal como já descrevi, foi o Boavista que tomou a iniciativa do jogo, assentando o seu jogo na pressão, no preenchimento dos espaços e na recuperação rápida da bola, lançando desde logo os seus ataques. Chegava mais perto da baliza adversária, coisa fácil para um meio campo combativo, concentrado, lutador. Por seu lado o Porto assistia calmamente ao empenho dos axadrezados, não conseguindo manter a posse de bola, não conseguindo trocá-la entre os seus jogadores, tentando acalmar o ímpeto inicial do adversário para depois entrar no jogo, marcar o seu ritmo e impor o seu maior valor.

Embora o Boavista tivesse mais ataques e mais remates, chega ao golo por Ricardo Silva, após cobrança de um canto. Estava feito o um a zero que deixava o Porto ainda mais intranquilo, sem capacidade de resposta. Para além disso, ficava sem um dos seus centrais para a próxima jornada, Bruno Alves, com a obtenção do seu 5º amarelo.

As coisas pareciam não mudar para o Porto e Helton conseguiu ainda na primeira parte adiar uma maior vantagem boavisteira. Por seu lado o Porto esteve perto de marcar, na consequência de dois cantos. No primeiro, Lucas defende um remate de Bruno Alves, num segundo, Adriano não consegue acertar na bola, tornando depois o lance inconsequente.

Chegado o intervalo era altura para mudanças na partida e tinha de partir do Porto. Anderson entra em jogo para o lugar do omisso Jorginho e o Porto começa a ganhar dominio na posse de bola. Infrutífero, já que Cech, no lugar de Fucile, nunca esteve à altura do seu colega, dexando fugir Zé Manel para o segundo golo do Boavista. Helton continuava a defender primorosamente, mas perante tal balbúrdia pouco ou nada podia fazer.
Quaresma aumenta a lista de indisponiveis para o próximo encontro do Porto, já que, também ele, obteve um amarelo que o obriga a parar.
O Porto pegou então no jogo, sempre com Anderson ao comando, com passes e incursões primorosas no terreno. O Boavista nesta fase foi-se abaixo e ainda piorou com a obtenção de um penaltie desfavorável que, não só permitiu ao seu adversário reduzir a vantagem, como o colocou a jogar com dez elementos, fruto da amostragem do segundo amarelo ao seu guarda-redes.

Depois disso foi o dominio total e completo por parte do Porto, mas quase sempre inconsequente. Lances desperdiçados com cruzamentos desadequados, lances sem apoio, lances perdidos.

O Porto sai com uma derrota do Bessa e tem os olhos postos no dérby. Afinal o derby interessa, Jesualdo...

Arbitragem
Num jogo muito intenso, com alguns jogadores a não ajudarem o seu trabalho, penso que no cômputo geral o árbitro esteve bem. Penso que ajuizou bem o lance em que Lucas trava o remate de Bruno Alves, ajuizou mal o lance em que Ricardo Silva tem uma entrada muito grave sobre Lisandro. No lance do penaltie, penso que decidiu bem, embora me pareça que Adriano parte em ligeiro fora-de-jogo.

Resumidamente, o jogo não foi dos mais fáceis, mas penso que esteve relativamente bem.

Melhor em campo

Pela pequena revolução que trouxe na segunda parte do jogo poderia escolher Anderson, mas penso que Helton se afirmou como melhor elemento do Porto, travando, com defesas excelentes, remates para golo dos adversários.

Positivo do Jogo
*A entrada, a garra e a vontade de vencer do Boavista, mesmo sabendo que Jaime Pacheco não permanecerá, estando a correr o rumor de que os vencimentos dos jogadores não estão em ordem.
*O resultado, um derby com rivalidade tem o seu resultado imprevisivel.
*O possivel relançamento da discussão pelo título.

Negativo do Jogo
*A exibição do Porto. Nos últimos jogos tem entrado muito forte e com muita vontade de os vencer desde cedo, desta vez provou do próprio veneno.
*Algumas entradas duras de parte-a-parte.
*O afastamento de Bruno Alves e Quaresma para o próximo jogo.
*O comprometimento do título por parte do FCPorto.

Sem comentários: