sábado, abril 07, 2007

Futebol Feminino Ano II Nº 14


FPF
Já aqui critiquei a falta de “investimento” por parte da FPF no futebol feminino, algo que até é contrário ao que se passa no resto da Europa. Critiquei aqui o facto de Portugal não ter inscrito uma selecção na fase de apuramento para o campeonato da Europa de Sub 17.
Agora tenho que criticar uma vez mais os campeonatos, não como eles estão actualmente(pois isso já o fiz), mas sim por causa da criação de novas equipas. Então um clube quer criar uma equipa, mas esbarra na burocracia. Só o pode fazer se houver campeonato nos distritais(mínimo de 3 equipas) e não existindo não pode ir para os nacionais. Como em Viseu não há campeonato e suponho que o mesmo se passe em grande parte das Associações deste país, devem existir vários clubes que podiam estar a participar, mas não o fazem porque não lhes permitem. Mais uma vez parabéns por ajudarem a desenvolver o futebol feminino.

Selecção A
José Augusto divulgou a convocatória para o jogo na Eslováquia a realizar no dia 14 e a contar para a 1ª jornada do grupo 5 de qualificação para o Europeu de 2009.
Veja aqui as convocadas.

O grande destaque da convocatória é a ausência da guarda-redes Neide que foi a melhor jogadora Portuguesa no último Mundialito e que foi bastante elogiada pelo seleccionador. Incrivelmente a guarda-redes do Escola foi chamada à selecção de sub-19(que vão ter missão impossível). A Eslováquia é talvez a equipa mais acessível do grupo, constituindo uma grande oportunidade para Portugal colocar um fim à já enorme série sem vencer em provas oficiais. Contudo abdicamos da Neide. Será que José Augusto já está a pensar perder todos os jogos, tal como aconteceu no apuramento para o Mundial? Ou está à espera que a Neide ajude a um milagre nas sub-19?

Selecção Sub-19
José Augusto divulgou a lista de convocadas para o 2º mini-torneio de apuramento para o europeu da categoria a disputar na Islândia. Portugal tem uma tarefa impossível pois está no grupo da França(país que aposta na formação) e da Holanda que também tem crescido significativamente.
Veja a lista de convocadas e os jogos.


Portugal
18ª Jornada
Murtoense – Boavista 1-0
Várzea – Fonte Boa 1-0
1º Dezembro – Escola 6-1

O Campeão 1º Dezembro não teve dificuldades em vencer o Escola. A equipa de Sintra empatou ambos os jogos no terreno do adversário, mas em casa goleou por duas vezes. Continua assim sem derrotas e apenas com dois empates frente ao Escola.
O Murtoense deu um passo de gigante rumo à manutenção ao vencer o Boavista por 1-0. Esta vitória aliada à derrota do Fonte Boa frente ao Várzea deixou o Murtoense com 4 pontos de vantagem para o Fonte Boa e a apenas duas jornadas do fim. Dia 22 há um Murtoense – Fonte Boa e a equipa da casa apenas precisa de um empate.

19ª Jornada – 22/4/07
Murtoense – Fonte Boa
Escola – Várzea
Boavista – 1º Dezembro


Suécia
Supercupen (Supertaça)

Linköpings – Umea 1-3(ver vídeo)
Marcadoras: 1-0 Maria Aronsson(16’), 1-1 Karolina Westberg(51’), 1-2 Madeleine Edlund(69’), 1-3 Madeleine Edlund (83’)
Estádio: Idrottsparken konstgräs, Norrköping

A época é nova, mas parece que o Umea vai continuar a ser o para títulos. Apesar das profundas alterações na equipa e de uma primeira parte desastrosa, a verdade é que o Umea mostrou na segunda parte que está aí para as curvas.
O Linköpings dominou a primeira parte e colocou-se em vantagem aos 16’. A equipa treinada por Daniel Pettersson dispôs mesmo de algumas situações para fazer o 2-0.
A entrada de Ma Xiaoxu ao intervalo revolucionou o jogo do Umea, que se passeou na segunda parte. A capitã Westerberg fez o 1-1, algo muito raro na sua carreira e depois foi a vez de Madeleine Edlund contratada esta época ao Sunnana bisar. Estreia sensacional da jovem de 22 anos.
Destaque ainda para a lesão de Caroline Seger na equipa do Linköpings, mas felizmente sem a gravidade que se pensava.

Damallsvenskan (1ª jornada) – 11/4/07
AIK - Djurgården
Bälinge - Malmö
KIF Örebro - Hammarby
Linköpings - Kopparbergs/Göteborg
QBIK - Umeå

Tal como na época passada, também este ano vamos fazer a apresentação das equipas participantes e começamos pelo campeão Umea.

As equipas da Damallsvenskan.
Esta semana:

Umea IK
Cidade: Umea
Fundação: 1917(equipa feminina em 1984)
Estádio: Gammliavallen
Capacidade: 8000 lugares

Troféus:
Damallsvenskan:
2000, 2001, 2002, 2005, 2006
Taça: 2001, 2002, 2003
Supertaça: 2007
Uefa Women’s Cup: 2002/03 e 2003/04

Equipamentos:

Equipa 2007:
Estrela: Marta é a grande estrela da companhia. A jovem Brasileira foi considerada a Melhor do Mundo pela Fifa em 2006. Este ano deverá recuar no terreno para ocupar o lugar deixado em aberto pela retirada de Malin Mostöm. Há que destacar também Hanna Ljungberg que reparte com Marta o estatuto de estrela no Umea.

Grande contratação:
A jovem Chinesa Ma Xiaoxu teve um ano de 2006 fantástico. Marcou muitos golos ganhou vários títulos e troféus na Ásia e esteve mesmo nomeada para os Laureus.
Atenção também a Madeleine Edlund que bisou na estreia.

Saídas:
Foram muitas. A mais importante foi a saída da capitã Malin Moström. A “miss perfect” como era chamada pelos meios de comunicação esteve em todos ostroféus conquistados pela equipa. Perdeu ainda Anna Sjöström, Anne Makinen, Sofia Lundgren só para falar nas mais importantes.

Equipa é treinada por Andrée Jeglertz


Inglaterra
(Women’s Premier League)
Charlton - Arsenal 2-9
Bristol - Blackburn 2-1
Charlton - Birmingham 3-0
Chelsea - Leeds 2-1
Everton - Fulham 9-0
Arsenal - Charlton 3-0(Ver vídeo)

O que se pode dizer mais deste Arsenal? Permanece só com vitórias esta época e desta feita venceu o Charlton por duas vezes decidindo praticamente o título. No primeiro jogo venceu por 3-0 e no segundo depois de ter estado a perder por 2-0 foi vencer 2-9. Vencer 2-9 em casa de um dos grandes rivais não é brincadeira.
O Everton está a demonstrar que tem uma grande equipa, o problema é que teve um início de época desastroso. Na goleada de 9-0 ao Fulham, Fara Williams esteve em grande destaque ao marcar 5 golos.
O Leeds começa agora a cair lugares. Depois da goleada sofrida frente ao Arsenal, foi a vez de ser derrotado pelo Chelsea.

- Malmö(Suécia) – O Malmö pode mudar de nome e tudo deve fiar decidido na Assembleia do dia 11. Esta notícia apanhou todos de surpresa.
- Orebro(Suécia) – Pia Sundhage deixou o cargo de treinador para ser adjunto de Marika Domanski Lyfors na selecção da China
- FFC Frankfurt(Alemanha): Renate Lingor renovou com o clube.
- Europeu de 2009 – No primeiro jogo de apuramento do grupo 2 a Republica da Irlanda venceu a Hungria por 2-1.

Até para a semana

Sem comentários: