quinta-feira, abril 26, 2007

Entradas Perigosas - Xenofobia e Futebol

Esta é uma estreia e a responsabilidade de estrear uma crónica neste blog fez o meu cérebro entrar em ponto de ebulição.
Em semana que antecede o Benfica- Sporting e o Boavista Porto, que viu a reeleição de Pinto da Costa, vou fugir do que todos falam.


Vou abordar um assunto mesmo assim actual.
Todos têm bem presente a questão do PNR e do cartaz no Marquês de Pombal, especialmente depois da "brincadeira" dos meninos do Gato Fedorento.
E o que tem isto a ver com a bola?
Enquanto adepto de futebol e da Académica, fui habituado a ver uma equipa com inúmeros jogadores portugueses, alguns deles estudantes, e um moçambicano, Dário, que era um dos símbolos da equipa.
Recentemente deu-se uma mudança na política de contratações do clube.
Tal como diz o spot da Rádio Universidade de Coimbra, "dois contentores de brasileiros" são descarregados ano após ano em Coimbra.
E o mesmo sucede nos restantes clubes portugueses, uns mais, outros menos.
Mas pior que a questão dos critérios que regem as contratações é a mentalidade que se instituiu no adepto português.

O Moretto é mau porque é brasileiro...e como o Moretto é mau, o Beto também é mau. E brasileiro. E o Derlei, por acaso também é mau e brasileiro.
Já no Sporting, o Polga também podia ir embora porque não andava a jogar bem e só despertou porque queria renovar. O que também é uma característica de quem? Dos brasileiros! Até porque o Liedson tinha feito algo semelhante. E o Jardel já tinha alinhado pelo mesmo diapasão.
No caso do Porto, temos o Pepe, que é considerado excelente, o Anderson que é considerado um génio... Mas depois temos o mal-amado do Adriano, que até esteve para ser dispensado, e o Jorginho, que até já safou o FCP algumas vezes. E há ainda uns flops como Leandros, Leandros Bonfins e um outro jovem que não me recordo, que foi contratado ao Marítimo e recambiado para o lado de lá do Atlântico.
A fidelidade do jogador brasileiro é algo discutível, como pudémos ver no caso de Jardel, Marcel ou até de Liédson e Polga, há que admitir, mas estamos a falar do mundo do futebol, não de um mundo ideal.
Neste mundo do futebol, Figo amava o Barça mas foi para o Real, Simão e Quaresma não jogariam noutro clube em Portugal que não o Sporting. E agora são as estrelas principais do Benfica e do Porto. O próprio Cristiano Ronaldo estava fortemente inclinado para se tranferir para Espanha.
Não podemos cair no erro de ser xenófobos. Não é por ser deste ou daquele país que um indivíduo tem certo tipo de características. É por querer o melhor para si ou para a sua família. Assim como não podemos achar que os jogadores brasileiros são todos maus.
Afinal, foi o Brasil que deu ao mundo Pelé, Ronaldo, Ronaldinho, Romário e Bebeto, Rivaldo...e muitos outros do meio campo para trás.
Não sejamos mesquinhos, não entremos por aí.

São...Entradas Perigosas...

Sem comentários: