sexta-feira, abril 13, 2007

Referências estrangeiras do futebol luso: Serge Cadorin


A referência estrangeira desta semana esteve até bem pouco tempo entre nós. Na última terça-feira partiu deste mundo vítima de um ataque cardíaco. Serge Cadorin representou o Portimonense durante três temporadas, sendo um dos símbolos algarvio.
Chegou a Portimão em 1983, transferido do FC Liege, por indicação de Norton de Matos e de Luciano D’Onofrio, ex-jogadores do Standard de Liége. No Algarve, formou um trio célebre, com Rui Águas e Norton de Matos, numa equipa que era comandada por Manuel José e presidida por Manuel João.
Em 1985, fez uma época em grande, marcando 15 golos e sendo preponderante para a qualificação inédita do clube algarvio para a Taça Uefa. Marcou um total de 32 golos ao serviço do emblema da cidade de Portimão.
Na época 85/86, Cadorin especulou ter sido aliciado por parte do Futebol Clube do Porto a cometer um penalti, num jogo que opôs o Portimonense aos azuis e brancos. Curiosamente, os algarvios venceram esse jogo por 1-0, com um golo de … Cadorin!
Em 1986, esteve em mãos um pré-acordo com o Sporting, contudo um acidente doméstico grave deitou por terra essa possibilidade: no Verão de 1986, quando estava em férias no seu país, sofreu queimaduras graves, chegando a estar em coma durante dois meses.
Depois desse acidente, o belga nunca mais foi o mesmo e a sua carreira entrou num declínio. Ainda teve mais algumas experiências, entre elas na Académica, porém nunca mais foi aquele jogador rápido, forte no remate e inteligente a movimentar-se.
Deixou o futebol, passando a dedicar-se ao negócio das feiras. Vinha regularmente a Portugal, tanto para rever como para comprar têxteis, a fim de os vender mais tarde na Bélgica. Manteve grandes amizades com o ex-presidente do Vitória de Guimarães Pimenta Machado e com o também já falecido Vítor Damas. Nunca esqueceu o “seu” Portimonense e, segundo consta, telefonava todas as semanas para saber a sorte do clube que o acolheu em Portugal.
Cadorin faleceu anteontem, vítima de um ataque cardíaco, e contabilizava 45 primaveras. O Presidente do Portimonense, Fernando Rocha, lamenta “a perda de um dos grandes símbolos do clube”. Antes do jogo com o Olivais e Moscavide vai cumprir-se um minuto de silêncio, bem como a bandeira do emblema de Portimão estará a meia haste.

“Foi um cometa que passou no futebol português. Um marcador de golos, sempre pela direita”.
Manuel José

Ficha Técnica:
Nome: Serge Henry Helene Cadorin
Data de nascimento: 07/09/1961
Naturalidade: Stavelot
Nacionalidade: Belga
Posição: Avançado
Clubes que representou como jogador: FC Liege, Borussia Moenchenglabach, Luik, Portimonense e Académica

Palmarés:
3º melhor marcardor do campeonato em 1984/85

RIP

Sem comentários: