sexta-feira, abril 06, 2007

Referências estrangeiras do futebol luso: Stephane Demol


A referência estrangeira desta semana é uma personagem que esteve em destaque ainda na semana, mas não pelos melhores motivos. Stéphane Demol, um dos que aparentemente agrediu os jornalistas portugueses,aquando da chegada da selecção belga ao Aeroporto de Lisboa, foi em outros tempos um defesa-central de grande qualidade com duas experiências distintas no futebol português.

Demol começou a jogar futebol aos nove anos nas escolas do FC Drogenbos e logo o seu talento foi notado pelo poderoso Anderlecht. Aos 14 anos, Demol muda-se para Bruxelas e quatro anos mais tarde começa a treinar com a equipa sénior. Um ano depois, efectuou um jogo pela primeira equipa, o suficiente para receber a medalha de campeão belga.
O ano de 1986 seria o seu ano de afirmação: ganha a titularidade na Anderlecht e é convocado para o Mundial de 86, no México. E foi por terras mexicanas que Demol assinou o seu único golo pelos “Red Devils”, contra a URSS. Após a competição, o jovem, de apenas 20 anos, tinha o mundo a seus pés, contudo preferiu ficar por Bruxelas mais duas aulas.
Em 88/89, após uma época em que foi pouco utilizado, tem a sua primeira experiência no estrangeiro, ao serviço do Bologna, clube de uma cidade que foi palco do um processo que anda a dar muitas dores de cabeça a muitos universitários portugueses. Uma época razoável, que o fez transferir,na época seguinte, para o Porto, então treinado por Artur Jorge.
No Porto foi um dos jogadores que mais contribuiu para a conquista do título. Foi o melhor marcador da equipa, com 11 golos, todos eles de penalti. Há que destacar os dois golos que marcou ao Sporting, nas Antas, num jogo em que os dragões venceram por 3-2.
Apesar de os seus bons desempenhos de dragão ao peito, que muito serviram para que o então jogador do Porto estivesse presente no Itália 90, Demol mudou-se para França para representar o Toulouse. Depois de uma primeira época em alta, o antigo jogador do Porto decide regressar a meio da época ao seu país, desta feita para representar o Standard de Liege, onde realizou duas boas épocas ao serviço do clube ao serviço do clube da Valónia, conquistando uma Taça da Bélgica. Em 1993/94, com ainda 27 anos, muda-se para Cercle Brugge, o grande rival do Club Brugge. No entanto, a época na Flandres não lhe corre be,: jogou apenas 12 partidas e na época seguinte abandona o clube.
Desiludido, Demol parte para uma outra aventura estrangeira e regressa ao nosso país, agora para representar o Sp. Braga. Contudo, a sua vinda a Portugal não foi aquilo que se esperava, pois jogou apenas três jogos. A meio da época, tempo para mais uma mudança, para a Grécia, desta vez, a fim de representar o Panionios, e também aqui as coisas não correram bem.
Acabada a época, o defesa-central escolhe a Suiça como próximo destino. Porém, numa de claro declínio da sua carreira, as coisas voltaram a não correr, o que fez com que Demol, na época 96/97, volta a França de modo a representar o Toulon da segunda divisão. No regresso a terras gaulesas, as coisas voltaram a não correram bem …
Voltou para a Bélgica e acabou a carreira, aos 33 anos, no FC Denderleeuw. Depois de concluir a sua carreira como jogador, Demol iniciou a carreira de técnico. Em 2005, foi treinador-adjunto do Standard de Liege e hoje é assistente do seu bom amigo René Vandereycken na Selecção Belga.
Demol foi no princípio da sua carreira um jogador de grande qualidade, uma das grandes esperanças do futebol belga. Com avançar do tempo a sua carreira entrou num preocupante declínio, todavia. Há poucas semanas, voltou a ser um protagonista, mas, desta feita, por motivos extra-futebol.


Ficha Técnica:
Nome: Stephane Demol
Data de nascimento: 11/03/1966
Naturalidade: Bosvoore
Nacionalidade: Belga
Posição: Defesa-Central
Clubes que representou como jogador: Anderlecht, Bologna, F.C. Porto, Toulouse, Standard Liege, Cercle Brugge, Sp. Braga, Panionos, Lugano, Toulon e Denderleeuw

Palmarés:
3 campeonatos belgas
Duas taças da Bélgica
Uma supertaça da Bélgica
Um campeonato português
Uma supertaça de Portugal

Sem comentários: