sábado, abril 07, 2007

FC Porto Vs Vitória Setúbal

Local: Porto
Estádio: Dragão
Assistência: 40.129 Espectadores
Árbitro: Paulo Baptista (AF Portalegre)

Apesar da onda de lesões, que se assolou sobre o Plantel do FC Porto, os Dragões rubricaram uma exibição estável, robusta e segura, diante de um Vitória de Setúbal demasiado débil, facilitando a construção de uma goleada na Liga Bwin, apenas superada por uma outra dos Azuis e Brancos em Aveiro.

Face às ausências para este jogo, Jesualdo Ferreira apostou na Capacidade de Leitura Táctica de Lucho Gonzalez para desempenhar o «papel» de Trinco Portista, completando o «Triângulo» com Marek Cech e um renovado Jorginho. Na linha da frente apareceu Helder Postiga do lado direito, sendo que Adriano, pelo centro, e Ricardo Quaresma, pela esquerda, completaram o Trio Ofensivo.

O FC Porto iniciou o jogo de forma harmoniosa, com uma toada ofensiva e demorou apenas 5' a chegar à vantagem. Ricardo Quaresma fez uso da sua Trivela, servindo na perfeição Jorginho, que cabeceou para o fundo das redes Sadinas!
Estava feito o mais difícil e, dada a enorme fragilidade do Vitória de Setúbal, foi sem surpresa que aos 35' já os Dragões estivessem a vencer por 4-0... Adriano, por duas vezes e um grande golo de Helder Postiga «escreviam» o resultado ao Intervalo.
Na 2ª Parte apareceu, ao fim de 5 Meses, Anderson no Estádio do Dragão. Jesualdo Ferreira, inverteu o «Triângulo» do Meio-Campo, colocando Bosingwa e Lucho Gonzalez atrás do «Mágico» Brasileiro.

Face ao resultado, foi sem surpresa que os últimos 45' foram enfadonhos, de gestão de esforços e com uma ténue reacção Sadina. Ainda assim, Postiga e Marek Cech poderiam/deveriam ter dilatado o Marcador, dadas as flagrantes ocasiões de golo que dispuseram para o fazer.
Aos 61', o Vitória de Setúbal reduziu a diferença, por Bruno Ribeiro, após assistência de Varela, obrigando à pequena reacção Portista, encabeçada pelo génio de Anderson, que através de uma grande jogada individual fixou o Resultado Final, 5-1!
Até final há a lamentar a lesão de Pepe, praticamente no final da Partida, que vai deixar o Central afastado cerca de 4 Semanas. Sem dúvida uma grande contrariedade (mais uma) para o FC Porto, nesta fase decisiva da Liga Bwin.

MELHOR EM CAMPO
Vários Jogadores poderiam aqui figurar, mas optei por destacar Marek Cech, que fez um óptimo jogo, apenas pecando pela falta de eficácia na finalização de um lance, após um passe sensacional de Anderson. O Eslovaco bem merecia o golo...
Jorginho, Ricardo Quaresma e Adriano estiveram igualmente muito bem.

ARBITRAGEM
Paulo Baptista teve uma noite calma e tranquila, sem sobressaltos, merecendo apenas reparo um Fora-de-Jogo mal assinalado a Ricardo Quaresma.

POSITIVO DO JOGO
* A Vitória tranquila dos Dragões;
* O regresso da «Magia» de Anderson, que poderá ser muito importante, neste final de Campeonato;
* Muito boa 1ª parte de Jorginho, cheio de confiança, a dar continuidade à boa exibição que já tinha feito no Estádio da Luz;
* Quando joga simples e prático, com sentido colectivo, Ricardo Quaresma dá «goleada» a qualquer um. 3 Assistências para outros tantos golos...

NEGATIVO DO JOGO
* O Vitória de Setúbal. Fraco, aliás, muitíssimo fraco...
* Depois de Nuno Valente, quantos mais Laterais-Esquerdos vão ser precisos contratar, para finalmente colmatarmos uma «lacuna« do nosso Plantel? Pelo menos mais um vai ser necessário, pois Lucas Mareque não consegue convencer ninguém...
* A Lesão do Melhor Central da Liga Bwin, Pepe.

Sem comentários: