quinta-feira, abril 19, 2007

Taça de Portugal, Meia Final: Leões de Alvalade 2 - 1 Ovos Moles


Estádio: Alvalade XXI
Assistência: 21 894 espectadores
Árbitro: Paulo Paraty (Porto)

Sporting: Ricardo; Abel, Anderson Polga, Caneira e Tello; Nani (Tonel, 86), Miguel Veloso, João Moutinho, Romagnoli (Bruno Pereirinha, 46); Liedson e Djaló (Alecsandro, 73),
Treinador: Paulo Bento
Beira-Mar: Eduardo; Jorge Vidigal, Buba, Alcaraz e Ricardo, André Leão, Diakité, Veselinovic (Diarra, 46), Roma (Edgar, 64), Matheus e Vasco Matos (Ribeiro, 83)
Treinador: Francisco Soler

Golos:
1-0, João Moutinho (7), 2-0, João Moutinho (9); 2-1, Diarra (46)

Acção disciplinar:
Cartão amarelo para André Leão (38) e Polga (66)

Um bis de Moutinho (7 e 9') diante do Beira-Mar, garantiu a presença do Sporting na final da Taça de Portugal, no Estádio do Jamor, no dia 27 de Maio.

Os leões entraram fulgurantes e com vontade de resolver cedo o jogo, como aconteceu, na última partida frente ao Marítimo. E aos 10´ já venciam por 2-0. O primeiro golo surgiu de um remate cruzado de João Moutinho, perto da linha final, directo para o fundo da baliza aveirense. O segundo aconteceu passados, dois minutos: Yannick Djaló, na direita, realizou um excelente trabalho, tirou três adversários do caminho e junto à linha de fundo cruzou para o segundo poste, onde apareceu João Moutinho a cabecear para o segundo tento “verde e branco”. A parti daqui, o jogo arrefeceu, o Sporting baixou e muito a intensidade de jogo, o que permitiu aos Aveirenses aproximarem-se mais da área leonina, embora sem nunca terem criado uma única jogada de verdadeiro perigo.
Logo no início da segunda parte, o Beira-Mar conseguiu reduzir a desvantagem para 2-1, por intermédio de Diarra, que na minha opinião cometeu falta sobre Caneira, isolou-se e bateu Ricardo. Até ao final, destaque para a possibilidade de Liedson, aos 60´ aumentar a vantagem para os leões, através de um cruzamento / remate, parecido com do João Moutinho na primeira parte, que deu o golo ao Sporting, mas desta feita, Eduardo evitou o terceiro tento dos “leões”. O Sporting que estava “nervoso” desde o golo dos Aveirenses, quase consentiu que chegassem ao empate, já no tempo de descontos através de Edgar mas Ricardo estava atento e defendeu.

Com algum sofrimento, o Sporting venceu e está na final da Taça, no Estádio do Jamor.

Melhor Jogador: Bisou na partida pela primeira vez, joga simples mas com muita segurança e precisão e é isso que lhe confere a maturidade… e só tem 20 anos.

Arbitragem:
Dualidade de critérios incompreensível: primeiro deixava jogar, e por isso penso que errou ao não assinalar uma falta sobre Caneira que deu o golo ao Beira-Mar, e também me pareceu haver uma grande penalidade sobre o Liedson, que é empurrado na área por um jogador do Beira-Mar! Seguidamente, Paulo Paraty começou a apitar por tudo e por nada… Não gostei da actuação do árbitro e dos seus assistentes.

Aspectos Positivos:

A vitória do Sporting, rumo à final no Jamor;
O golo do Beira-Mar, que avivou um pouco o jogo;

Aspectos Negativos


A pouca intensidade de jogo do Sporting após os dois golos;
O Beira-Mar muito inofensivo na primeira parte.

Sem comentários: