segunda-feira, abril 23, 2007

Histórias dos Mundiais de Sub-20: Chile 87


O Chile acolheu a edição a 6ª edição do Mundial de Sub-20. Por terras sul-americanas começaram a dar nas vistas uma grande geração de jogadores, como César Sampaio, Andreas Moller, Matthias Sammer, Tonny Meola e Boban.

A primeira fase do torneio decorreu sem grandes surpresas. Apenas dois destaques:

*A Jugoslávia venceu de forma inequívoca o grupo A, só com vitórias, marcando quatro golos em todos os jogos.

*Na última jornada do grupo C, escoceses e colombianos protagonizaram um jogo impróprio para cardíacos. Os colombianos tiveram a qualificação nas mãos ao estarem a vencer por 2-0. Contudo, os homens das terras altas não se deixarem ir abaixo e conseguiram evitar a derrota e garantir a passagens aos quartos-de-final.



As classificações da primeira fase ditaram os seguintes jogos: Jugoslávia – Brasil; Itália – Chile; RDA – Bulgária; e RFA – Escócia.
O principal destaque vai para eliminação do então Bi-campeão, Brasil, ante a Jugoslávia. Os canarinhos ainda estiveram a vencer, mas os jugoslavos viraram o resultado e garantiram a vitória a um minuto do fim, com um golo de Prosinecki.
Refira-se que, em outro jogo, a República Federal da Alemanha só conseguiu desfeitear a sua congénere escocesa após a marcação de grandes penalidades.

As meias-finais prometiam. Estavam presentes as duas Alemanhas, a selecção anfitriã e uma surpreendente Juguslávia.
Na tarde do dia 23 de Outubro de 1987, a Alemanha Federal cilindrou o Chile com quatro sem resposta. Mais para o fim da noite a outra Alemanha não teve a mesma sorte, sendo derrotada pela Jugoslávia por 2-1.

Para o dia 25 de Outubro de 1987 estariam reservados dois jogos emocionantes.
Na atribuição do terceiro e quarto lugar, só houve golos no último quarto de hora. Os alemães de leste marcaram primeiro, mas perto do fim a equipa da casa empatou, levando, assim, o jogo para prolongamento. No tempo extra nada se resolveu e, portanto, o jogo foi para penalties. Nessa lotaria os germânicos levaram a melhor e garantiram o bronze.
Na grande final, a emoção só chegou nos últimos minutos. Aos 85 minutos Boban coloca os homens dos Balcãs em vantagem. Porém, foi preciso apenas dois minutos para Witeczec empatar a partida, através de uma grande penalidade. O vencedor do torneio somente foi encontrado na marcação de grandes penalidades, onde os jugoslavos tiveram a sorte do seu lado e, assim, se sagraram campeões do mundo de Sub-20.

Em suma, o Mundial de Sub-20 de 1987, realizado no Chile, foi vencido por uma espectacular selecção jugoslava, treinada por Mirko Josic, ex-treinador do Sporting, que foi uma justa vencedora do torneio. Aqui nasceu, provavelmente, a melhor geração do futebol da ex-Juguslávia, com Boban, Prosinecki, Davor Suker e Mijatovic. Depois do desmembramento deste país, muitos destes jogadores acabaram por representar selecções diferentes.



Melhor jogador do torneio:
Prosinecki foi nomeado o melhor jogador do torneio. O croata acabou por ser o escolhido duma verdadeira constelação de estrelas jugoslavas. Este jogador tinha uma excelente visão de jogo e jogava no apoio aos ponta-de-lanças Suker e Mijatovic.
Depois de ter sido campeão europeu pelo Estrela Vermelha, o croata jogou em Espanha, mas as constantes lesões afastaram-no de uma carreira mais meritória. Mesmo assim, foi uma das grandes figuras da selecção croata que esteve presente no Europeu de 96 e no Mundial de 98.

Estrelas em ascensão:
Barreto Faria Bismarck (BRA), Cesar Sampaio (BRA), Emil Kostadinov (BUL), Oscar Cordoba (COL), Andreas Möller (GER), Marcel Witeczek (GER), Matthias Sammer (GDR), Jeff Agoos (USA), Kasey Keller (USA), Tony Meola (USA), Zvonimir Boban (YUG), Branko Brnovic (YUG), Robert Jarni (YUG), Predrag Mijatovic (YUG), Robert Prosinecki (YUG), Igor Stimac (YUG), Davor Suker (YUG), …


Melhor marcador:
Marcel Witeczek (GER), 7 golos

Golos marcados:
86 (2,69 por jogo)


Melhor ataque:
Jugoslávia 17 golos

Cidades que acolheram a competição:
Antofagasta, Conceição, Santiago e Valparaíso

Espectadores:
712,000 (Final: 65,000)

Assistência média:
22,250

Curiosidade:
* No jogo de atribuição do terceiro lugar, o guarda-redes alemão lesionou-se e foi substituído aos 83 minutos. Coincidência ou não, apenas um minutos depois de ter entrado em campo o guarda-redes suplente, de seu nome Hiemann, sofreu o golo que permitiu ao Chile chegar ao empate. No entanto, o jogador acabou por ser um herói na lotaria nos penalties, ou não tivesse defendido três grandes penalidades!

Sem comentários: