sábado, abril 28, 2007

Clubes Atacantes - Preston North End Football Club


PRESTON NORTH END

O clube de hoje é um dos meus preferidos de Inglaterra, logo atrás do grande Manchester United. Aliás os dois clubes dão-se muito bem e várias vezes ex-vedetas do Manchester United acabaram no Preston, como jogadores ou como treinadores. David Beckham foi inclusivé emprestado ao Preston no inicio de carreira.
É o vencedor do primeiro campeonato inglês de sempre, e foi também o primeiro a vencer o campeonato duas vezes seguidas. Detém ainda o recorde de no mesmo ano ter ganho o campeonato e a FA Cup sem qualquer derrota. Tem ainda o recorde de ter ganho uma FA Cup sem ter sofrido nenhum golo em toda a competição.

Foi fundado em 1862 como clube de cricket. O primeiro nome foi Preston Nelson, mas durante pouco tempo. Rapidamente adoptou o nome que anda hoje mantem, Preston North End, devido à localização na zona mais a norte da cidade.

Em 1875 adoptou o rugby e o futebol, mas os rivais do Preston Grasshoppers tinham o dominio popular da bola oval e desistiram dessa secção.
O primeiro jogo foi em 1878, contra o Eagley FC, com derrota por 0-1. E em 1880 juntou-se à Associação Inglesa de Futebol.

Nos anos que se seguiram, e derivado ao muito público entusiasta, o campo de jogo, foi consecutivamente aumentado e renovado. Os destinos do clube eram da dependencia do Major William Sudell, que tinha uma visão alargada do desporto e de como poderia fazer do Preston North End a melhor equipa do país.

Assim começou a contratar jogadores assalariados (profissionais), principalmente fora da região e provenientes, inclusivé, da Escócia.

O profissionalismo, no futebol, não era bem visto na época e inclusivé chegava a ser ilegal, assim vários rivais do Preston queixaram-se à Federação. Mas só em 1884, quando o Upton Park FC de Londres, calhou com os nortenhos para a FA Cup, e se queixou é que a federação interviu e expulsou a equipa do torneio.

Só que, 36 outros clubes do Norte de Inglaterra, ameaçaram deixar a Federação Inglesa e criar uma à parte, e assim os dirigentes federativos viram-se na obrigação de legalisar o profissionalismo, isto em 1885.
Assim começou a brilhante carreira dos denominados “Invenciveis”, comandados pelo Major Sudell e as suas revolucionarias tácticas de jogo.

Em 1887, na primeira eliminatória da FA Cup, o Hyde FC foi goleado por 26-0, naquele que é ainda hoje o recorde de goleada de Inglaterra.

No ano seguinte surgiu o primeiro Campeonato Inglês de futebol. Doze foram as equipas integrantes desse primeiro campeonato: Preston North End, Wolwes, Blackburn Rovers, Aston Villa, Notts County, Bolton Wanderers, WBA, Everton, Burnley, Derby County, Stoke (que mais tarde se tornou no Stoke City) e o já extinto Accrington FC.

É engraçado ver que muitos dos clubes “fundadores” do Campeonato, são nomes conhecidíssimos dos nossos dias, tais como: Aston Villa, Everton, Blackburn Rovers, Bolton Wanderers, WBA e outros que embora à muito afastados da Primeira Divisão continuam em grande no segundo escalão: Preston North End, Derby County, Wolwes, Stoke City.
Pela classificação, que podem ver acima, o Preston dominava grandemente o futebol de então. Em 22 jogos ganhou 18, não perdendo nenhum e ainda juntou a vitória na FA Cup desse ano, ganhando os jogos todos sem sofrer nenhum golo, o que ainda hoje é recorde. Vitória na final frente ao Wolwes por 3-0.

No ano seguinte, como seria de esperar, novo titulo de campeão foi conseguido, mas com muito mais luta. Não só o Preston estava em decréscimo de forma como os adversários estavam a evoluir bastante, e este campeonato foi conseguido apenas por uma vitória a mais que o 2º classificado, o Everton.
Aos poucos a capacidade financeira dos “nortenhos” foi-se desvanencendo e a equipa enfraquecendo. Os melhores jogadores, foram para clubes de cidades maiores e a troco de mais dinheiro, mesmo assim os três anos seguintes foram marcados por três 2ºs lugares consecutivos. Juntamente com a saida de alguns jogadores, dois deles morreram de tuberculose.

Em 1894, o campeonato já com 16 equipas, viu o Preston acabar em 14º lugar e ter de jogar o play-off da permanência, com o 3º classificado da recém criada Segunda Divisão, o Notts County. Uma vitória esclarecedora, por 4-0, manteve o clube na divisão maior.

Mesmo assim o clube aguentou até 1901, altura em que desceram de divisão, para voltarem em 1904 e acabarem na segunda posição em 1906, atrás do Liverpool.

Até à primeira paragem futebolistica, em 1914, imposta pela I Grande Guerra, andou sempre entre a Primeira e Segunda Divisões. Recomeçando o campeonato apenas em 1919, manteve-se na Divisão maior, apenas caindo em 1925.

Pelo meio chegou à meia-final da FA Cup em 1921 e em 1922 chegoumesmo à final contra o Huddersfield Town, perdendo por 0-1, na última final jogada fora do Estádio de Wembley.

O regresso ao convivio dos “grandes” só se deu em 1934, quando acabaram na 2ª posição, atrás do Grimsby Town. A politica de aquisições manteve-se inalterável desde o inicio do profissionalismo, com jogadores recrutados no norte de Inglaterra e na Escócia.

Quando chegou à final da FA Cup em 1938, só 3 jogadores eram ingleses. O adversário, era o Huddersfield Town, e curiosamente, ganhou da mesma maneira que tinha perdido em 1922, de penalty.
A equipa estava em grande, boas aquisições a que se juntaram bons anos de formação nos juniores permitia aos adeptos sonhar com mais titulos, só que entretanto deflagrou a II Grande Guerra e os campeonatos foram novamente parados.

Só em 1946 os campeonatos foram retomados, oito anos depois. Entretanto vários jogadores tinham já abandonado a carreira e outros dois foram mortos em combate.
Em 1953, em luta titânica com o Wolwes e o Arsenal pelo titulo, acabou por perder o campeonato para os Gunners, com os mesmos pontos mas com pior diferença de golos.

Foi o “canto do cisne” para os “brancos do norte”, e em 1961, desceria da Primeira Divisão para nunca mais voltar.
Em 1970, as mudanças na sociedade inglesa em que os campos começaram a perder publico, aliado ao poderio de alguns clubes mais ricos, o Preston North End desceu à Terceira Divisão, pela primeira vez e andou toda a década nos “sobe e desce” entre a Segunda e a Terceira Divisões..

Em 1974, sob o comando de Bobby Charlton, acabou por descer, depois de ter vendido os melhores jogadores, o que levou à demissão em protesto do conhecido ex-jogador do Manchester United.
Quatro anos depois, com Nobby Stiles (ex-jogador do Man.Utd) ao comando, subiram de Divisão para de novo cairem em 1981 e depois de mais uma “venda ao desbarato” das melhores vedetas da equipa. Michael Robinson por exemplo foi vendido ao Manchester City por 765.000 Libras.

Essa descida percipitou a saida de muitos jogadores, inclusivé do treinador Nobby Stiles por troca de Tommy Docherty, que fez mudanças de fundo na equipa. Infelizmente estas não se revelaram as melhores opções e em meados da década de 80 o clube quase desapareceu.
Tommy Docherty, revelou-se a maior farsa de sempre do clube. Tendo sido contratado em Agosto de 1981, já estava na rua em Dezembro dese mesmo ano, com apenas 3 vitórias em 17 jogos.

Em 1985 e depois de, mais uma vez, venderem a sua melhor vedeta, o ponta lança Elliot, a equipa praticamente deixou de marcar golos, mas não deixou de os sofrer, e acabou por descer para a IV Divisão com 100 golos sofridos!!!

A primeira época na última divisão profissional de Inglaterra, revelou-se um pesadelo. Tommy Booth, no comando técnico, trouxe para seu adjunto mais um ex-jogador do Manchester United, Brian Kidd. A dupla começou bem ganhando em casa ao Torquay United por 4-0, mas ao fim de alguns jogos, que culminou com o afastamento da FA Cup, por 3-7 frente ao modesto Walsall, a dupla desfez-se, ficando apenas Kidd que em 17 jogos conseguiu apenas 1 vitória!!!
Assim em 1986 acabou em 23º lugar, e teve de disputar o play-off para não descer para a Divisão de Conferência, a primeira semi-profissional e antes dos Regionais.

Felizmente tudo acabou em bem e a permanência foi conseguida. A direcção do clube decidiu então mudar o relvado por um novo e sintéctico, e em boa hora se adaptaram ao novo relvado, conseguindo um 2º lugar no final da época seguinte, subindo à Terceira Divisão.
Os primeiros anos de Terceira Divisão, correram bem e o clube conseguiu manter-se entre as posições cimeiras, embora nunca subindo.

Em 1994, novamente a Direcção do clube decidiu mudar de relvado, desta vez trocando o sintético por relva natural e assim chegaram ao play-off de subida, já com David Beckham no plantel. Beckham fez 5 jogos marcando dois golos, mas o Preston seria eliminado pelo Bury nas meias finais.
A siuação financeira do clube era periclitante e foi então adquirido pelo Grupo BAXI, com raizes na cidade.

Com a entrada de capital “fresco” a equipa finalmente conseguiu subir posições e no ano 2000 acabou mesmo por subir à segunda Divisão de onde tinha saido 20 anos antes.
Com o prolifero avançado Jonathan Macken, contratado ao Manchester United, que marcou 22 golos nessa época e 63 em 5 épocas no Preston North End, e o excelente defesa central Colin Murdock também vindo do Manchester United.

O novo milénio viu renascer um novo Preston North End, e em 5 anos o clube foi três vezes ao play-off para subir à Primeira Divisão, a primeira em 2001, perdendo a final contra o Bolton Wanderers, a segunda em 2005, perdendo a final para o West Ham e a última o ano passado, perdendo nas meias finais contra o Leeds United.
Este ano continuam em disputa cerrada pela subida, e em 44 jogos (são 24 clubes na Segunda Divisão, por isso 46 jogos + os play-offs, para quem chega aos play-offs), estão em 4º lugar, estando por isso imbuido nos lugares de play-off, mas por incrivel que pareça este ano, a duas jornadas do fim há 9 equipas a lutar por esses lugares. Do 4º lugar ao 10º há apenas uma diferença de 3 pontos e qualquer vitória ou derrota põe a classificação às avessas.

Palmarés:

2 vezes Campeão de Inglaterra: 1888 e 1889

3 vezes Campeão da Segunda Divisão de Inglaterra: 1904, 1913 e 1951

2 vezes Campeão da Terceira Divisão Inglesa: 1971 e 2000

1 vez Campeão da Quarta Divisão Inglesa: 1996

2 vezes Vencedor da FA Cup: 1888 e 1938

1 vez Vencedor da Taça da Liga em Guerra: 1941

Sem comentários: