sexta-feira, abril 27, 2007

Promessa Atacante da Semana: Kolbeinn Sigthorsson



As "fábricas de talentos" aumentam cada vez mais pelo Mundo fora. Já la vai o tempo em que os olheiros viajavam apenas para a América do Sul ou para África. Portugal é um exemplo desta mudança, mas temos outros países que entram agora na rota dos caçadores de jovens talentos. A Islândia nunca teve grande impacto no futebol mundial, tendo actualmente como principal bandeira Eidur Gudjohnsen, jogador do Barcelona.

A Islândia é precisamente a surpresa no Campeonato da Europa de sub 17 que se vai realizar este ano na Bélgica. Entre países de nomeada como a França, Inglaterra, Alemanha, Espanha, Holanda, Ucrânia, Bélgica, os islandeses são os outsiders, tendo inclusivamente sido a primeira vez que se apuraram para uma final nesta categoria.

A selecção islandesa caracteriza-se pelo forte colectivo que possui, mas o avançado Kolbeinn Sigthorsson tem sido preponderante pela sua veia goleadora. Com apenas 16 anos, o jovem prodigio actua nos amadores HK Kopavogur, mas já despertou a cobiça de muitos clubes, como o West Ham, Everton, Real Madrid, Ajax e, principalmente, o Arsenal. A direcção do seu clube já fez saber que quer ficar com Kolbeinn até aos 18 anos, mas... tudo dependerá das suas exibições no próximo Europeu de sub 17.

Apesar de muito novo, Sigthorsson revela uma grande maturidade em campo, e um faro apuradissimo para o golo. Recentemente fez o gosto ao pé por 4 vezes, num jogo contra a Russia, que resultou no apuramento da sua selecção para o Europeu 2007.

Esperemos que Kolbeinn tenha mais sorte que o seu irmão Andri, que assinou pelo Bayern Munique aos 16 anos, mas teve de pendurar as botas prematuramente devida a várias e graves lesões.

Ficha Técnica



Nome: Kolbeinn Sigthorsson
Nascido em: 1991 (16 anos)
Nacionalidade: Islandesa
Clube: HK Kopavogur
Posição: Avançado

Sem comentários: