segunda-feira, abril 30, 2007

Águias 1-1 Leões


Estádio: Estádio da Luz
Assistência: 55 mil espectadores
Arbitro: Pedro Henriques (Lisboa)

Benfica: Quim; Nélson, David Luiz, Anderson, Léo; Katsouranis, Petit, Rui Costa, Karagounis; Nuno Gomes e Miccoli.
Suplentes: Moreira, Miguelito, Beto, João Coimbra, Manu, Mantorras e Derlei.
Treinador: Fernando Santos.

Sporting: Ricardo; Abel, Caneira, Polga, Tello; João Moutinho, Miguel Veloso, Romagnoli, Nani; Yannick e Liedson.
Suplentes: Tiago, Ronny, Tonel, Custódio, Farnerud, Pereirinha e Alecsandro.
Treinador: Paulo Bento.

Visão Encarnada

Após a derrota do Porto no derby “Tripeiro” este duelo Alfacinha ganhava outro interesse, o primeiro lugar estava ali tão perto...
O ambiente estava perfeito e a anteceder o grande momento do dia as equipas de andebol e basquetebol conseguem resultados dispares que deixam muita gente a antever o empate para o jogo de futebol...


Sem contar com Simão Fernando Santos não surpreendeu, colocou Karagounis no lado esquerdo do meio campo, Katsouranis na direita, Petit a morder os calcanhares do meio campo ofensivo leonino e Rui Costa a inventar o jogo encarnado.
Nos minutos iniciais a equipa não funcionou, muito por culpa de um golo madrugador de Liedson que aproveitou da melhor forma a presença de alguns jogadores do Benfica ainda no balneário...
Um inicio a fazer lembrar o último clássico na Luz, e apenas a certeza de que mais tarde ou mais cedo a equipa iria acordar deixava os adeptos mais tranquilos.
Nos primeiros 20’ exceptuando o lance polémico entre Miccoli e Caneira o Sporting justificava a vantagem e até o dilatar da mesma.
Até que o Benfica acorda, Miccoli abre o livro, e logo na “primeira página escreve” mais um bonito golo com que brindou os adeptos do Benfica, estava reposta a igualdade e aberto o festival de Miccoli que brindou todos os presentes na Luz com alguns dos momentos mais bonitos de futebol da noite!
Foi uma primeira parte dividida, como tal o resultado foi justo.

Já na segunda parte, o filme repetiu-se, o Sporting entra a dominar e o Benfica vê jogar, no entanto apenas os lances de bola parada levavam perigo à baliza encarnada.
O Benfica acabou novamente por equilibrar os acontecimentos, e até dispôs da melhor oportunidade na segunda parte através de um lance em que Miccoli, de cabeça, faz Ricardo brilhar!
Jogava-se mais com o coração no Benfica e o Sporting parecia ter o jogo controlado, o resultado não era o ideal mas também não era mau, e a verdade é que apenas em lances fortuitos o Benfica voltou a criar perigo na área leonina, foram raras as jogadas de entendimento que resultaram em perigo.
A entrega dos jogadores encarnados foi total, na ausência do capitão os seus companheiros deixaram a pele em campo, nesse aspecto sinto-me orgulhoso esta noite, mas o que vai ficar para a história é mais uma época decepcionante!

Melhor Jogador

Fabrizio Miccoli


Foi um verdadeiro artista, o Italiano deixou muitas duvidas quanto ao seu profissionalismo nos últimos encontros, mas esta noite provou que para além de um grande profissional tem muita classe nos pés, deu um verdadeiro show de bola!

Positivo do Jogo

Foi um bom jogo de futebol, os dois derbys deste fim-de-semana foram na minha opinião 2 excelentes jogos de propaganda ao futebol Português, com emoção, golos, espectáculo, público, festa, enfim, foi futebol...

A presença de muitos adeptos Sportinguistas espalhados por todas as bancadas do estádio da Luz (situação perceptível no golo de Liedson) sem que tenha existido qualquer problema com isso, pelo menos que eu tenha conhecimento.

Negativo do Jogo

Nuno Gomes, falta-lhe tudo! Parece um jogador completamente banal...

Arbitragem

Utilizando o seu habitual critério largo, Pedro Henriques não teve problemas de maior para dirigir este jogo, fica apenas o lance entre Caneira e Miccoli para os especialistas ajuizarem...




Visão Verde

Pouca vontade de vencer. Numa frase foi o que aconteceu no Derby de Lisboa. O Sporting entrou a ganhar e assim sendo tinha tudo para sair da Luz com a vitória…Mas não foi assim. Liedson voltou a fazer das suas, mas o Sporting a jogar no seu estilo preferido: o contra-ataque, não conseguiu 3 pontos que relançavam em definitivo rumo ao título.
Os leões marcaram no 2º minuto de jogo e tiveram mais algumas ocasiões e como quem não marca sofre, foi o Benfica a empatar pelo “rato Miccoli”. Um mau alivio de Nani e o italiano a não dar hipóteses a Ricardo.
O jogo abriu, o Benfica acordou mas os Guarda-redes tinham uma noite tranquila.
Chega a segunda parte, com o Benfica a entrar melhor e o Sporting sem grande reacção. Miccoli era um perigo (e único) para a área do Sporting e só Romagnoli empurrava (lentamente) o Sporting para a frente.
Na melhor jogada leonina, Tello surge isolado pela esquerda, mas demora uma eternidade para rematar…tinha Liedson solto para matar o jogo!
Na resposta o Benfica cria algum perigo, mas a cabeçada de Miccoli sai à figura de Ricardo.
As alterações no Sporting foram um desastre! Miguel Veloso (o melhor Leão), foi puxado para central, dando total liberdade ao meio-campo benfiquista. Valeu que neste momento o Benfica e o seu meio terreno não tem pulmão, mas o erro de Paulo Bento foi crasso!
E o Sporting só melhorou quando entrou Tonel e Veloso foi novamente para trinco.
O empate é justo! Foi pena a falta de ambição do Sporting porque podia ter ganho o jogo.

Arbitragem: Sem nível, num jogo fácil de apitar. Ia cometendo um erro brutal, pois Caneira leva um amarelo num lance em que não faz falta…e os Benfiquistas atá pediam vermelho, pasme-se!!!!!!!!!!!!!!
Na segunda parte o “piscineiro” Grego forçou mais uma vez Caneira e o árbitro em vez de dar amarelo a Karagounis, marcou falta contra o Sporting.
Deve deixar jogar, mas à vontade não é à vontadinha!

Melhor em Campo: Miguel Veloso! Só não foi a exibição perfeita porque lhe faltou o golo. “ENGOLIU” o Maestro, mostrando quem mandou no meio campo! Rematou mal num lance que podia ter dado o 0-2.
Positivo do Jogo:
- Apesar de tudo o resultado não é mau, pois continua a luta pelo título e mantivemos a vantagem sobre o Benfica.
- Polga e Ricardo. Ambos muito bem.
- Mais um golo de Liedson…

Negativo do Jogo:

- Nani e Moutinho. Numa semana em que muito se falou deles, os jovens leões acusaram o toque e fizeram exibições descoloridas. De Nani esperava-se que fizesse o que fez no Dragão. Esteve a anos luz disso. De Moutinho, começa a ver-se o desgaste no 28 leonino, mas o meio campo e a equipa sentiu muito a falta deles!
- Pouco público. Num Derby decisivo não haver casa cheia é estranho. Mas com bilhetes a 70 euros…Estamos em Portugal meus senhores, não no Luxamburgo!
- Paulo Bento. Mal nas substituições, mal no recuo prematuro da equipa e com pouca ambição. Tem como desculpa o banco leonino, de facto não se pode melher muito com jogadores daqueles…
- Os piscineiros da luz. Sacar amarelos e faltas parecem ser os atributos de alguns jogadores do Benfica. Quase que resultava, mas quando as pernas não dão para mais…

Sem comentários: