domingo, abril 15, 2007

Leão do Continente Vs Leão das Ilhas

Estádio: Alvalade XXI
Assistência: 31.476 Espectadores
Árbitro: Jorge Sousa

Visão Leonina

Que belo jogo!
O Sporting entrou na partida com o Marítimo a todo o gás e marcou o golo mais rápido da liga – 11 segundos!
Com 1-0 logo a abrir, o Sporting pôde praticar o futebol que mais gosta e fê-lo com grande classe. O jogo Leonino foi fluído, com rápidas trocas de bola e sem dar grandes hipóteses ao adversário.
Foi com normalidade que os comandados de Paulo Bento chegaram ao 2-0, através do “Gasóleo Man” - Pippi Romagnoli! Um grande golo do argentino a passe do 31 leonino.


Até ao intervalo e ao contrário de outros jogos, o Sporting não tirou o pé do acelerador e podia ter marcado mais três golos, todos por Liedson. Primeiro após um cruzamento de Djaló com uma boa intervenção de Marcos. Depois, numa incursão pela esquerda, o “Levezinho” atira cruzado mas ao lado. A terminar, um cruzamento de Tello (de pé direito!!!!!) e Liedson cabeceia para boa defesa do GR Maritimista.


A segunda parte começa da mesma forma e, após outro cruzamento de Veloso de pé direito (outro esquerdino a utilizar o pé que sobe para o Eléctrico!), Djaló atira à barra!
Liedson volta a estar em boa posição para marcar mas a defesa Maritimista foi mais rápida.
De livre, Rodrigo Tello obrigou Marcos à defesa da noite.
Ainda houve tempo para Liedson voltar a marcar mas o golo foi bem anulado por fora-de-jogo!
Aos 75’, Moutinho marcou numa bela jogada colectiva do Sporting!
Sobre o final os Leões encerraram a contagem, talvez no melhor golo da noite. Pereirinha desmarca Liedson que em esforço cruza para Alecsandro e este “pica” sobre Marcos. Belo golo!

MELHOR JOGADOR
Liedson. Que grande jogo! Correu, marcou, assistiu e defendeu. Fez tudo o que sabe. Duas assistências para golo e um golo revelam bem a bela jogatana que o 31 fez.




POSITIVO DO JOGO
- A bela exibição dos Leões, com um jogo personalizado e a explanar um futebol prático, objectivo e com muita classe.
- 3 Pontos fundamentais para o objectivo Leonino.
- A juventude e irreverência da equipa, que quando as coisas correm bem são muito difíceis de bater.
- Mais um jogo sem sofrer golos, tornando-nos a defesa menos batida da Europa.

NEGATIVO DO JOGO
Nada a assinalar!

ARBITRAGEM
Num jogo que foi fácil, o Árbitro esteve regular, mas com algumas falhas. De assinalar, uma falta grosseira de Olberdan a atingir Liedson no pescoço(!) sem qualquer punição.
No final, dúvidas para um contacto na área Maritimista. Felizmente não teve influência no resultado.




Visão Verde-Rubra

Alberto Pazos tinha dito, na conferência de imprensa que antecedeu o jogo, que não acreditava em superstições. Não sei, contudo, se a sexta-feira 13 teve influência, ou não, mas nada correu bem ao Marítimo em Alvalade.

Apenas doze segundos após o apito inicial, Liedson marcou aquele que, provavelmente, é o golo mais rápido da época. Pior começo para equipa verde-rubra era impossível.

Os comandados de Alberto Pazos esboçaram, ainda, uma pequena reacção, com um livre de Olberdam que obrigou Ricardo a aplicar-se. A partir daí, o Sporting pegou no jogo e aos 18 minutos Romagnoli aproveitou a enorme pacificidade na defesa maritimista para aumentar a vantagem leonina. Estava feito o 2-0…

O Marítimo não esboçava reacção: as alterações do novo treinador não surtiam efeito. Douglas ainda entrou, para o lugar de Luís Olim, só que sem resultados práticos. Aliás, era a equipa da casa que continuava a dominar.



Na segunda parte mais do mesmo e nem a entrada de Marcinho modificou o jogo dos insulares. O Marítimo era uma equipa desorganizada e o sector defensivo parecia não se entender. A entrada de Gregory, que rendeu o lesionado Alex, veio dar alguma ordem ao sector mais recuado verde-rubro. Marcinho bem tentou se infiltrar pelo meio-campo adversário, porém, ou algum defensor leonino se sobreponha, ou então havia receio de tentar um remate e a bola … perdia-se.

O Sporting, por sua vez, dominava a seu belo prazer e Marcos, o único maritimista que parecia saber qual era a sua função dentro de campo, ia evitando males maiores para a sua equipa. Aos 75 minutos, Liedson introduz a bola dentro da baliza, só que o lance foi invalidade por fora-de-jogo. Todavia, aos 80 minutos, a bola voltou a entrar sem que ninguém o anulasse: João Moutinho aproveita mais uma falha incrível de Milton do Ó para aumentar a vantagem leonina.

Os jogadores do Marítimo e os seus adeptos já desejavam que o jogo acabasse, a fim de o descalabro não ser maior. No entanto, Alecsandro, após uma assistência do levezinho, fecha o resultado.

Melhor jogador do Marítimo:
Marcos – num jogo destes é difícil definir quem pode ser melhor ou pior. Contudo, numa noite ingrata, penso que o guardião verde-rubro esteve ao nível a que nos habituou, evitando que o descalabro se tornasse em humilhação.





Arbitragem:
Jorge Sousa e os seus pares praticaram uma arbitragem regular, talvez com um ou outro erro menor. Anula um golo a Liedson, numa decisão que me parece acertada.

Positivo do jogo:
• quatro golos é sempre um bom registo num jogo
• o golo de Romagnoli
• boa moldura, que infelizmente só acontece em jogos das equipas grandes
• boa arbitragem

Negativo do jogo:
• a má entrada no jogo, diria até péssima, do Marítimo
• a desorganização dos verde-rubros, nomeadamente do sector da defesa
• má estreia de Alberto Pazos
• opções algo estranhas do novo treinador

Conclusão:
Era uma vez uma equipa que queria chegar à Taça Uefa, mas não entra bem alguns jogos, ou então sofre golos nos últimos minutos. Em suma, assim nem Uefa nem nada.
Alberto Pazos não teve a estreia ideal e as suas mudanças na equipa causaram alguns estragos.
O Sporting entrou literalmente a ganhar no jogo e venceu de forma concludente. Com este triunfo, os leões (de Lisboa) pressionam os seus mais directos adversários e, por conseguinte, continuam na luta pelo título.

[Miguel Pereira]

Sem comentários: