sábado, abril 07, 2007

Clubes Atacantes - Football Club Girondins de Bordeaux



BORDÉUS

O clube de hoje não é dos meus preferidos, pelo contrário não simpatizo nada com o mesmo. Tem uma história de altos e baixos, e só uma vez calhou nas provas Uefeiras com uma equipa portuguesa, o Benfica, a qual eliminou. Tem também uma caracteristica estranha nas competiçôes europeias, que é a de 90% das vezes que foi eliminado o ser por clubes alemães.

Em 1881 nascia o clube que hoje conhecemos por Bordéus, mas só teve a primeira secção de futebol em 1910. Até lá só havia secções de ginástica, natação, tiro, esgrima, hipismo, boxe a atletismo.

Assim em 1910, Raymond Brard, presidente da altura e adepto do futebol criou pela primeira vez a secção de futebol do clube. No entanto as pessoas não acorreram em massa ao novo desporto e a secção fechou no ano seguinte.

Foi só em 1919 que a secção de futebol de novo foi reaberta devido à fusão com outros clubes citadinos. Esta secção começou com 24 atletas, para umas semanas depois e de nova fusão, desta vez com o Argus Sport, o clube passar a ter 70 atletas. Do Argus Sport o clube ganhou também as cores do equipamento, azul escuro e branco. Chamava-se então a equipa Girondins Guyenne Sports e disputa o seu primeiro jogo oficial no ano seguinte contra o Burdigalienne, com derrota por 0-12.

Os primeiros jogos a nivel federativo surgiram apenas em 1931, quando entrou para a Primeira Serie da Liga Sudoeste. Ao mesmo tempo jogaram para a Taça França onde foram eliminados nos oitavos-final pelo Lille. Lille que no ano seguinte foi o primeiro campeão profissional francês.

O clube continuou na prática amadora de futebol até ao ano de 1936, altura em que após nova fusão, desta vez com o Bordéus Football Clube, se profissionalizou. O nome também foi alterado, e passou a ser o que conhecemos agora, Girondins de Bordeaux Football Club. Ainda nesse último ano ganharam o campeonato amador, ajudados pela Guerra Civil Espanhola, que lhes

Pediram então, adjudicação à Segunda Liga de França e assim no ano de 1937, jogaram pela primeira vez a nivel profissional, na Serie B da Segunda Divisão francesa. O primeiro desafio foi contra o Toulouse e perderam 2-3.

A inauguração do seu estádio ocorreu no ano do Mundial de 1938, uma vez que foi um dos escolhidos para alguns jogos desse torneio. Na altura conhecido pelo não menos famoso nome Parc Lescure.

Foi no ano de 1941, numa altura em que a França estava sob ocupação Nazi, que o Bordeus ganhou o seu primeiro troféu, a Taça de França. A França de então estava dividida em 3 partes. A Zona Ocupada; A Zona Livre; Zona Interdita. Assim como vencedor da região do Sudoeste Francês, foi jogar 3 finais, com os vencedores das respectivas 3 outras zonas. Primeiro o Red-Star Paris da Zona Ocupada por 3-1, depois o Toulouse da Zona Livre também por 3-1 e por último o Fives da Zona Interdita com 2-0.

Só no ano de 1949 o Bordéus conseguiu subir à Primeira Divisão, e no ano de estreia foi campeão francês!!! Numa recta final impressionante, conseguiu ficar seis pontos à frente do Lille, a grande equipa francesa de então.

Ainda nesse ano, jogou a final da Taça Latina, taça exclusiva para os clubes campeões de Portugal, Espanha, França e Itália. Final disputada com o Benfica no Estádio Nacional em Lisboa, com 3-3 no tempo regulamentar, acabou por perder 2-1 no prolongamento, um jogo que teve 2h e 45 minutos.

Mas a década de 50 e 60 não seria prodiga em titulos, pelo contrário o unicos titulos que obtiveram foi o dos campeonatos perdidos ficando em segundo lugar e o das finais de Taça de França perdidas, senão vejamos: Segundo lugar final nos campeonatos de 1952, 1965, 1966 e 1969. Em relação a finais perdidas: 1943 O.Marselha, 1952 Nice, 1955 Lille, 1964 Lyon, 1968 St. Étiènne, 1969 O.Marselha.

De 1956 a 1959 o clube esteve mesmo na Segunda Divisão para lá voltar nos anos entre 1960 a 1962.

Estreou-se nas competições europeias no ano de 1964, na antiga Taça das Cidades com Feira, sendo de imediato eliminado pelo Borussia Dortmund. Voltando em 1969 para perder tambem na primeira ronda, tambem com alemães, desta feita o Colónia.

A decada seguinte não foi melhor, pelo contrario, o clube nunca mais foi a uma final e andou sempre pela segunda metade da tabela classificativa, escapando por vezes à despromoção de forma dificil.

A situação do clube só mudaria com a entrada de Claude Bez para a presidência. É contratado para treinador Raymond Goethals, que tinha desempenhos notáveis ao serviço dos belgas do RSC Anderlecht. Juntam-se a Alain Giresse (formado no clube), jogadores como Lacombe, Sahnoun e Gemmrich, entre outros.

Assim o Bordeus passa a ser um rivel credivel dos melhores clubes da época, o Nantes, o St. Étiènne e Estrasburgo, e começa a sua decada de ouro.

Já com Aimé Jacquet no comando, conquistou 3 campeonatos (1984, 1985, 1987) e duas Taças França (1986 e 1987), e participou nas competições europeias de 1982 a 1989, ininterruptamente. Conseguiu chegar, brilhantemente, a duas meias-finas, uma na Taça Campeões 1985 perdendo com a Juventus que viria a ser campeã na famigerada e triste final do Heysel Park, e outra na Taça Taças em 1987 perdendo apenas em penaltys para o Lokomotive Leipzig. Fizeram parte da equipa nesses anos gloriosos jogadores como: Battiston, Chalana, De Bono, Domenech, Dropsy, Fargeon, Ferreri, Gimenez, Gnako, Lacombe, Lopez, Malbeaux, Martinez, Memering, Muller, Roche, Rohr, Specht, Thouvenel, Touré, Trésor, Tusseau, Vercruysse, Zlato Vujovic e Zoran Vujovic, entre outros.

Começou então por se classificar em terceiro lugar no campeonato, abrindo com isso de novo as portas da Europa e no ano de 1982 participou de novo na Taça UEFA. Foi eliminado na Segunda ronda por aquele que seria o finalista vencido da competição desse ano, o Hamburgo com 2-1 e 0-2. Notaram algum deja vu? Sim, finalmente foram as competições europeias e novamente foram eliminados por outra equipa alemã, deve ser “Karma”.

Em 1982 chegaram à Terceira Ronda perdendo com o Universidade Craiova após prolongamento. E em 1983 voltaram à “normalidade”, calharam na Primeira Ronda com os alemães do Lokomotive Leipzig e foram eliminados 2-3 e 0-4.

Puderam então concentrar-se no campeonato e eis que 34 anos depois voltam a ser Campeões de França. Faziam parte da equipa jogadores como: Dropsy, Battiston, Tusseau, Tigana, Giresse, Lacombe etc.

Jogou-se então o Euro 84 em França, e as brilhantes actuações de um extremo português, do Benfica, de seu nome Fernando Chalana, levou a equipa a contrata-lo e a apresentá-lo como a melhor aquisição, do ano, em França.

Jogou então pela primeira vez na Taça Campeões, chegando as meias finais. Eliminou consecutivamente: Athletic Bilbao 3-2 e 0-0; Dinamo Bucareste 1-0 e 1-1; Dniepr Dniepropetrovsk 1-1 e 1-1 (5-3) e finalmente as meias finais contra a Juventus.

O jogo da primeira mão foi em Turim, e a jovem equipa, como que assustada e nervosa, com o ambiente italiano, e pelo facto de jogar contra a toda poderosa Juventus de Platini e Boniek, sucumbiu por 0-3.

A segunda volta no Parc Lescure perante 42.000 pessoas, (recorde do estádio), pôs os italianos em sentido. Um massacre atacante dos bordeleses, que no final registaram uma vitória por magro 2-0 com um saldo de 26 remates à baliza, contra apenas 7 da Juventus. Chalana foi um dos heróis desse jogo, juntamente com Tigana, Battiston, Giresse, Muller, entre outros.


RESUMO DO JOGO


A equipa estava moralizada esse ano e seria de novo campeã de França. Mas o ano seguinte não correria muito bem e foram eliminados, vergonhosamente, da Taça Campeões, na Primeira Ronda pelos turcos do Fenerbahçe, com 2-3 em casa e 0-0 fora. O Campeonatto seguiu o mesmo rumo, e no final apenas a terceira posição foi conseguida, salvou-se a Taça de França conquistada contra o O. Marselha 2-1 após prolongamento.

Essa vitória levou-os à Taça das Taças onde finalmente encontrou uma equipa portuguesa, o Benfica. Essa participação iria levá-los longe, nomeadamente às meias-finais, onde perderam com os alemães do Lokomotive Leipzig em penaltys.

O percurso nesse ano foi o seguinte (por ordem de eliminatória): Waterford 4-0 e 2-1; Benfica 1-0 e 1-1; Torpedo Moscovo 1-0 e 2-3 e Lokomotive Leipzig 0-1 e 1-0 (5-6 gp).

Eliminatória contra os portugueses:

BenficaBordéus: 1-1 ( Rui Águas 31m; Zoran Vujovic 18m) e Bordéus Benfica: 1-0 (Vercruysse 43m).

A equipa mostrava-se em grande forma e nesse ano conseguiu a dobradinha, conquistando Campeonato e Taça. A final foi novamente contra o O. Marselha desta vez por 2-0. Foi no entanto a última final de Taça de França do seu historial, nunca mais os Girondinos lá chegariam até hoje.

O clube mostrava cada vez mais a ideia que algo não estava bem, e os problemas de tesouraria vieram a público. Ao mesmo tempo surgia em cena e no O. Marselha a funesta figura de Bernard Tapie, mais tarde também a nível politico. O problema é que Claude Bez e Bernard Tapie se tornam inimigos, então e aproveitando-se da fragilidade financeira do Bordéus, Tapie vai buscar a grande figura do clube, formado e tendo lá estado 20 anos, Alain Giresse, com ele foi ainda o defesa central Alain Roche entre outros.

Claude Bez deixou o clube e Chaban Delmas, juntamente com o grupo Alain Afflelou (mais tarde M6), pegaram no clube.

Em 1991, depois de um 9º lugar na classificação, a Federação Francesa, para mim a melhor do mundo, decidiu que o Bordéus não apresentava os requisitos financeiros minimos e a equipa é despromovida no final desse ano.

Assim passou a época de 1991/92 na Segunda Divisão, algo que já não acontecia à 29 anos. Foi um bom ano desportivo já que o clube conseguiu manter a espinha dorsal da equipa, tendo subido nesse mesmo ano e sido Campeão dessa divisão.

A equipa era boa e o regresso ao escalão maior deu-lhes um 4º lugar final e a possibilidade de ir à Taça UEFA. Foi ainda esse ano que apareceu o melhor jogador francês de todos os tempos, Zinedine Zidane, que ficou 4 épocas no clube. Nessa mesma equipa jogavam Dugarry, Lizarazu, Vercruysse, Marcio Santos, Richard Witschge.

Na Taça UEFA foram eliminados por... alemães, desta feita o Karlsruhe. No campeonato surgiu novo 4º lugar. O pior foi quando para a época de 1994/95 escolheram o português Toni para o cargo de treinador, e o clube foi perdendo posições atrás de posições na tabela, e na Taça UEFA eliminados à Segunda Ronda pelo modesto GKS Katowice da Polonia. Até que a direcção se decidiu pela rescisão contratual, e Eric Guerit acabou essa época ao comando da equipa que começou a ganhar terreno, embora acabado num modesto 7º lugar, com 13 derrotas.

Em 1996 já o clube mostrava sinais de evolução, e isso verificou-se mais a nivel europeu que nacional. A campanha desse ano foi absolutamente fantastica tendo chegado pela primeira vez à final da Taça UEFA, eliminando inclusivé o AC Milan goleando no Parc Lescure os italianos por 3-0 e apenas perdendo para a super equipa do Bayern Munique, numa final ainda disputada a duas voltas.

O percurso até à final foi assim: Karlsruhe 2-2 e 2-0; Vardar 1-1 e 2-0; Rotor Volgograd 2-1 e 1-0; Bétis 2-0 e 1-2; QF - AC Milan 3-0 e 0-2; MF - Slavia Praga 1-0 e 1-0

A final jogada a duas mãos correu péssimamente, e depois de uma derrota de 0-2 na Alemanha outra em casa por 1-3 fez um score final de 1-5.
Pelos alemães jogavam nomes como: Khan, Babbel, Matthaus, Scholl, Sforza, Hamman, Papin, Kostadinov ou Klinsmann. Do lado francês tinhamos: Lizarazu, Witschge, Zidane, Dugarry ou Bancarel.

Em 1998 com um arranque final notável ganhou de novo o titulo, com um ponto de vantagem sobre o O. Marselha. Campeonato conquistado na última jornada, com uma vitória memorável no Parque dos Principes, frente ao Paris St. Germain por 3-2. Num registo notável de 22 vitórias 6 empates e apenas 6 derrotas, com o melhor ataque da prova com 66 golos (+ 10 que o segundo) e a segunda melhor defesa ( + 1 que a primeira).

Foi o seu último titulo, e na época seguinte contrataram o mal-amado português que jogava no Deportivo Coruña, Pedro Pauleta que depressa se tornou um idolo em Bordéus. No jogo de estreia, marcou um hat-trick contra o Nantes... estava lançado.

Nesse ano o Bordéus ganharia a Taça da Liga frente ao Lorient por 3-0 com dois golos do Ciclone dos Açores.

Pauleta quando saiu dos Girondinos em 2003, só tinha nenhum titulo por equipas mas tinha vários a nivel pessoal. Em 98 jogos tinha marcado 65 golos numa media impressionante de 2 golos a cada 3 jogos. Foi o melhor marcador do Campeonato Francês em 2001/02 com 21 golos. E foi considerado o melhor jogador da Liga Francesa em 2002 e 2003, um prémio que é votado por todos os jogadores e treinadores da Primeira Divisão.

A equipa entrou então numa estabilidade posicional até ao ano de 2005 quando se salvou da despromoção por 2 pontos apenas. A última jornada foi um sofrimento completo, uma vez que o adversário era o grande rival O. Marselha, embora no Parc Lescure. O empate final a 3 bolas deixou-os de ouvidos colados aos radios para saberem resultados e a verdade é que Metz, Bastia, Caen perderam e apenas o Ajaccio e o Nantes ganharam. Assim desceram o já despromovido Istres, Bastia e Caen com o Metz e o Nantes a ficarem também atrás.

Valeu a pena o susto, e o ano passado, já com Ricardo Gomes ao comando da equipa, o Bordéus surpreendeu tudo e todos acabando apenas atrás do O. Lyon, em segundo lugar.

Posto que lhe valeu a entrada na Liga dos Campeões deste ano com resultados satisfatórios. Começaram com um bom empate na Turquia que lhes deu algum alento, só que três derrotas seguidas, retiraram qualquer sonho qualificativo. A equipa no entanto ganhou algum do seu brio vencendo os dois últimos jogos do grupo, o último dos quais em casa do PSV Eindhoven que já estava apurado. Com isso conseguiu pelo menos o apuramento para a Taça UEFA.

Resultados do grupo: Liverpool 0-1 e 0-3; PSV Eindhoven 0-1 e 3-1; Galatasaray 3-1 e 0-0.

Já na Taça UEFA sairam-lhe os espanhois do Osasuna e foram eliminados após prolongamento com 0-0 e 0-1.

A equipa denota um bom entrosamento e começou bem o campeonato este ano, chegando a andar nos lugares cimeiros mas rapidamente teve uma quebra “normal” de andar numa competição como a Liga Campeões. Assim estão em 6º lugar a apenas 2 pontos do 3º lugar, e ainda há muito para jogar, embora o titulo seja uma miragem é possivel ainda agarrar o último lugar que dá acesso à Liga maior da UEFA.

Palmarés:

5 vezes Campeão de França: 1950, 1984, 1985, 1987 e 1999.

1 vez Campeão da Segunda Divisão Francesa: 1992.

3 vezes Vencedor da Taça de França: 1941, 1986 e 1987.

1 vez Vencedor da Taça da Liga: 2002.

1 vez Vencedor da Supertaça: 1986.

1 vez Vencedor da Taça dos Alpes: 1980.

1 vez Vencedor da Taça Intertoto: 1996.

Sem comentários: