segunda-feira, abril 23, 2007

Análise Atacante - La Liga 31ªJornada


A 31ªjornada da Liga espanhola, fica marcada pela derota do líder, Barcelona, e consequente aproximação dos dois mais directos rivais, Sevilha e Real Madrid, que venceram os seus jogos.

Esta jornada teve o pontapé de saída no Sábado à noite. No primeiro jogo deste Sábado, o Atlético de Madrid deslocou-se até ao país basco para defrontar a aflita Real Sociedad. Num jogo que fica marcado pelos dois cartões vermelhos vistos pelos homens da capital, Luccin aos 70’ e Eller aos 81’. Os bascos acabaram por aproveitar da melhor maneira o mau jogo praticado pelos homens de Aguirre. A Real Socierdad venceu por 2-0, poderiam ter sido mais não fosse o árbitro anular mal um golo à equipa da casa, com golos do veterano Kovacevic e do brasileiro Sávio. Mantem-se a maldição dos madrilenos, que continuam sem conseguir vencer nas deslocações ao Anoeta. Dos portugueses que integram o plantel do Atlético, apenas Zé Castro actou neste encontro. Entrou aos 82’ para o lugar de Galletti, numa altura em que já estavam a jogar com menos dois elementos. Com está vitória a Real Sociedad fica a apenas três pontos do primeiro lugar acima da linha de água. O Atlético manteve o sexto lugar, com um ponto de vantagem sobre o Recreativo de Huelva e agora com três de atraso para Valência e Zaragoza.

No jogo grande desta jornada, o Real Madrid recebeu e venceu, no Santiago Barnabéu o Valência de Miguel e Hugo Viana. Realce para o primeiro golo do Real Madrid, numa jogada toda ela ao primeiro toque que culminou com um pontente remate de primeira do holandês Ruud Van Nistelrooy, 1-0 para os merengues à passagem do minuto 19.
E assim ficou o marcador até ao intervalo. Mais golos só no decorrer na segunda metade.

No reatamento da segunda metade o Valência iria chegar à igualdade através do ex-Real Fernando Morientes. Mas já dentro dos vinte minutos finais, a equipa de Fábio Capello voltou novamente è vantagem por intermédio do defesa central Sérgio Ramos, que respondeu da melhor maneira a um livre cobrado, do lado direito do ataque, por David Beckham. O Valência ainda teve uma soberana ocasião para empatar a partida já nos descontos, mas o guarda-redes Iker Casillas efectuou uma defesa enorme a remate de David Villa. A equipa valenciana sai derrota na vista à capital. No Valência, o defesa português Miguel esteve mais uma vez em bom plano actuando durante os noventa minutos; já Hugo Viana entrou aos 82’ para tentar organizar o jogo do Valência no último terço do relvado.

Mas a grande maioria dos jogos desta jornada disputou-se no Domingo. Nos jogos da tarde destaque para mais uma vitória caseira do Zaragoza, que venceu os galegos do Celta por 2-0, com um bis de Ewerthon. O Zaragoza continua a fazer um campeonto excelente, encontrando-se agora no quinto posto com o mesmo número de pontos que o Valência(4º classificado). Nos outros jogos da tarde destaque para os campos onde actuaram equipas representadas por portugueses. O Maiorca de Nunes derrotou em casa o Nastic, de Makukula, e mantém-se assim num tranquilo 13ºlugar, ao mesmo tempo o Recreativo, sem Beto, mostrou o porquê de ser a equipa revelação desta tremporada. Na visita até Huelva o Racing Santander saiu derrotado por 4-2. Por último, o Deportivo de Jorge Andrade, que conquistou mais três pontos frente à grande desilusão Osasuna, a efectuar um campeonato bastante abaixo das expectativas.

Ao final da tarde, o Sevilha de Duda, que não saiu do banco, recebeu e goleou o Atlético de Bilbao. Num jogo com cinco golos, todos apontados no decurso do segundo tempo, a equipa de Juande Ramos conquistou três preciosos pontos na luta pelo primeiro lugar da classificação. Vitória dos sevilhanos por 4-1, com golos de Kerzhakov (grande aquisição na reabertura de mercado), Puerta, Chevanton e Luis Fabiano. O tento de honra dos bascos foi marcado por Yeste.

Para o final ficou guardado o mais importante resultado da 31ªjornada da Liga. Na deslocação até ao terreno do Villareal, o Barcelona acabou por não aguntar a pressão dos resultados dos seus mais directos adversários. Os comandados de Frank Rijkaard perderam por 2-0 no El Madrigal. Com uma exibição fraca, triste e sem rasgos individuais dos seus craques, o Barça perdeu justamente. Este desafio pode vir a ter grande influência no rumo deste campeonato. Nem mesmo o regresso de Ronaldinho ao onze catalão inspirou os restantes companheiros. O brasileiro realizou uma exibição muito discreta, mas não foi o único, pois o camaronês Samuel Eto’o está em claro sub-rendimento fisico e psicologico.



Assim, e à entrada para as últimas cinco jornadas o Barcelona ficou apenas com um ponto de vantagem sobre o segundo classificado, o Sevilha, e dois sobre o terceiro, Real Madrid. Está ao rubro esta Liga espanhola, não se podendo adivinhar quem sairá vencedor. A ter atenção os jogos que estas três equipas iram efectuar até final do campeonato. O Barcelona terá ainda de jogar fora de portas no terreno da aflita Real Sociedad, bem com tem uma dificil deslocação à capital para ai enfrentar o Atlético. No caso do Sevilha estes terão ainda de se deslocar ao terreno do Real Madrid. Já a equipa liderada por Fábio Capello, além de ter de jogar em casa com o Sevilha, tem ainda de defrontar fora de casa o Atlético de Bilbao e o Zaragoza.

A terminar está crónica uma curiosidade desta jornada: nenhuma equipa conseguiu vencer fora de casa, e apenas uma não saiu de dorrotada na sua deslocação, foi o Bétis na visita ao terreno do Espanyol, empate a duas bolas.

Fica ainda um pequeno olhar sobre a segunda liga em Espanha, onde o líder Valladolid lidera com uma confortável vantagem de 10 pontos para o segundo classificado, o Almería. O líder necessita apenas de conquistar dois pontos nestas últimas 8 jornadas para alcançar a subida de divisão. Se nada de anormal acontecer estes serão mesmo os campeões, ficando os restantes lugares de subida entregues a Amería e Murcia.

Sem comentários: