domingo, abril 15, 2007

Académica Vs FC Porto

Local: Coimbra
Estádio: Municipal de Coimbra
Assistência: 16.115 Espectadores
Árbitro: Carlos Xistra (AF Castelo Branco)

Desloquei-me a Coimbra e ainda bem, pois assisti a um Jogo de Futebol intenso, emocionante e de grande entrega e dedicação por parte de todos os Jogadores. Assim, o Futebol vale mesmo a pena!


Num «Onze» sem alterações de relevo, comparativamente com a última Jornada, onde apenas Ricardo Costa entrou para o lugar do «lesionado» Pepe, o FC Porto iniciou o jogo «a todo gás», criando inúmeros problemas à Académica e demorando apenas 1' a demonstrar toda a sua força, após um pontapé de canto de Quaresma, que Ricardo Costa obriga Pedro Roma a defender a bola contra o poste, sendo que na recarga Lucho Gonzalez acertou novamente no "ferro" da baliza dos Estudantes!
Estava assim dado o prenúncio para aquilo que haveria de ser a 1ª parte deste jogo, com o FC Porto a «asfixiar» completamente a Briosa, desperdiçando muitas oportunidades de golo e, numa delas, viu novamente os postes a impedirem a sua vantagem no Marcador.
A Académica pouco conseguia fazer, apesar de Joeano e Lino bem tentarem «remar contra a maré» e, apenas num lance do Avançado conseguiram assustar o último reduto dos Dragões.

Perto do Intervalo, finalmente os Azuis e Brancos chegaram à merecida vantagem! Livre de Quaresma a obrigar Pedro Roma a uma defesa difíci e, após inúmeras insistências de Ricardo Costa, a bola sobrou para Bruno Alves, que com calma e classe, colocou a o FC Porto em vantagem, para delírio dos muitos Dragões presentes no Municipal de Coimbra!


Na 2ª parte, a entrada de Roberto Brum na Briosa veio trazer uma Académica mais capaz de criar problemas aos Portistas. O Médio Academista funcionou sempre como o elemento construtor de jogo, conseguindo vários passes de «rotura» no último reduto dos Dragões, aproveitando a mobilidade de Joeano, que ainda assim, nunca conseguiu criar verdadeiro perigo...
O FC Porto recuou no terreno, deixando-se dominar pelos Estudantes, sendo que Jesualdo Ferreira demorou uma eternidade a dar um «Balão de Oxigénio» à Equipa. Quando o fez, com a entrada de Raul Meireles, foi de imediato feliz, dado que o Médio esteve na origem do 2º golo Portista, 3' depois da sua entrada em campo!
O lance iniciou-se em Ricardo Quaresma, que cruzou a bola para a área Academista, sobrando para Meireles, que ao tentar alvejar a baliza de Pedro Roma, falhou o remate, mas colocou o esférico no pé direito de Adriano, que não teve dificuldade em elevar a contagem para 0-2, fazendo o seu 8º golo da época!


O jogo parecia resolvido, contudo 5' depois, a Académica beneficiou de uma GP, sobre Filipe Teixeira, que Lino aproveitou para diminuir a diferença no Marcador, lançando a incerteza até final do Jogo.
Este golo obrigou o FC Porto a defender bem mais à frente, sendo que a entrada de Anderson foi muito útil nesse sentido, possibilitando aos Dragões o controlo da partida até final e pertencendo-lhes a única oportunidade para chegar ao golo, através de Rentería.

Em suma, vitória justíssima do FC Porto sobre a Académica, com Classe e Bom Futebol, mas igualmente com Sofrimento e muito Suor. É isto o Estofo de Campeão!

MELHOR JOGADOR
Gostaria de destacar Bruno Alves, mas Jorge Fucile fez um jogo incrível, ganhando inúmeros lances e esteve até bem mais efectivo na participação nos lances ofensivos que Bosingwa. Jogando em antecipação, não deu hipóteses a Dame!


ARBITRAGEM
Má Arbitragem de Carlos Xistra. Ao nível Disciplinar foi inacreditável o «excesso de zelo» que tinha com os jogadores do FC Porto, deixando os Dragões com vários jogadores no "limite", com 4 «Amarelos»... Ao nível Técnico, creio que existe mesmo GP de Cech sobre Filipe Teixeira. Ainda não vi um outro lance, mas ao que li, diz-se que minutos antes do golo da Académica, ficou por assinalar uma outra GP de Ricardo Costa. Assim sendo, tal não altera aquilo que eu disse deste Árbitro, pois fez mesmo um mau trabalho.

POSITIVO DO JOGO
* A 1ª Parte do FC Porto, de grande nível, criando inúmeras oportunidades, que poderiam ter dado outra tranquilidade para a 2ª metade.
* Bruno Alves continua a «calar» quase toda a gente. Conseguirá Ricardo Costa fazer o mesmo...?
* A entrada de Roberto Brum na Briosa, dando outra criatividade e estabilidade à Briosa.
* A «Onda» Azul e Branca presente em Coimbra. Simplesmente fantásticos de princípio ao fim do jogo, os Adeptos do FC Porto!

NEGATIVO DO JOGO
* O recuo da Equipa do FC Porto na 2ª parte.
* O Anti-Jogo de alguns Jogadores do FC Porto, ainda por cima, desde muito cedo. Para mim, isto denota alguma falta de confiança e intranquilidade. Jamais aceitarei isto numa Equipa que se quer Ambiciosa e Dominadora! Esta atitude é Incompreensível, Inaceitável e Vergonhosa!
* Uma vez mais, Autocarros com Adeptos do FC Porto foram apedrejados, em pleno Centro da Cidade de Coimbra, a poucos metros do Estádio...

Sem comentários: