quarta-feira, abril 18, 2007

Tribunal Atacante

Olá pessoal. Mais uma semana, mais um Tribunal Atacante. Foi uma semana mais ou menos pacífica junto dos árbitros e isso explica-se com a falta de erros gravosos em dois dos três jogos "grandes" da jornada. Mesmo assim, ninguém é perfeito e aqui estou eu.
Centra e chuta...

Sporting CP - CS Marítimo

Num jogo muito fácil de arbitrar, até pelo golo madrugador da equipa da casa, Jorge Sousa não complicou e isso geralmente é sinónimo de um bom trabalho. Sendo que o golo anulado a Liedson por fora-de-jogo parece-me ser inequívoco, destaco apenas um lance que discordo com a actuação do trio de arbitragem:

- Aos 10', Olberdam tem uma entrada brutalíssima sobre Liedson. O jogo prosseguiu com um lançamento lateral.
Bem, tenho a plena convicção que o jogador do Marítimo não tem intenção de atingir daquela forma o jogador leonino mas, os atletas têm de estar cientes que não podem entrar daquela maneira à bola. O cartão amarelo era o mínimo que se impunha, embora não discordava se Jorge Sousa quisesse dar um exemplo e, seguindo o que diz as Leis de Jogo, expulsasse Olberdam...

Académica - FC Porto

Outro jogo que não foi difícil embora este já tenha alguns lances de maior dificuldade de análise. Xistra complicou um pouco, sobretudo no capítulo disciplinar onde aplicou alguns amarelos a jogadores do Porto com um certo excesso de rigor. Como exemplo, destaco o amarelo a Jorginho e apelo à memória do lance em que Marc Batta dá o segundo amarelo a Rui Costa, num célebre jogo entre Portugal e a Alemanha, pela mesmíssima coisa. Critérios... Mas vou destacar dois lances de ordem técnica, um deles bem resolvido e outro mal, na minha opinião.

- Aos 74' Joenao centra a bola para a área portista e a bola é interceptada pelo braço e tronco de Ricardo Costa. O árbitro nada assinalou.
Estes lances ocorrem muitas vezes, como sabem e creio que não é intenção do Ricardo Costa de tocar a bola com o braço mas a questão é que o fez e sendo assim, o árbitro devia ter assinalado grande penalidade.

- Um minuto depois, num lance com Cech, Filipe Teixeira cai dentro da área de rigor. O árbitro não hesita e assinala castigo máximo, mostrando o cartão amarelo ao defesa eslovaco.
Neste lance eu acho que há motivo para grande penalidade. Filipe Teixeira atira-se para o chão? Sim. O árbitro poderia estar condicionado pelo lance que ocorreu um minuto antes? Sim. Mas isso não faz com que o Cech não tenha feito falta. Falou-se muito na semelhança deste lance com o do Simão em Aveiro, mas acho que são diferentes porque considero que o que provoca a falta é o antebraço do defesa portista a empurrar o "estudante" e não o pé.

SL Benfica - SC Braga

Este jogo adivinhava-se difícil para João Ferreira mas o Militar fez uma arbitragem serena.
Tirando um lance ou outro mais problemático, resolveu quase tudo bem.

- Aos 17' Simão Sabrosa cai na área do Braga. Este lance é inequívoco mas trago-o aqui para realçar outros dois muito parecidos (dos quais não me lembro bem os minutos). Neste, é óbvio que Simão cai sem que haja contacto do jogador bracarense, ficando um amarelo por mostrar por simulação.
Mais tarde nesta primeira parte, Simão cai novamente na área do Braga num lance com Frechaut. Neste lance creio existir falta de Frechaut mas esta existe fora de área. Ficou um livre perigoso por assinalar contra o Braga e um cartão amarelo para o defesa bracarense.
Já na segunda parte, Simão cai novamente na área num lance disputado com Carlos Fernandes. Neste lance, C. Fernandes ganha a posição primeiro que o capitão do Benfica e depois agarram-se mutuamente. Não existiu motivo para qualquer intervenção por parte do árbitro.

- Aos 89', Diego tem uma entrada perigosissíma ao joelho de Petit. O árbitro mostra cartão amarelo ao jogador do Braga.
Acho que o árbitro devia ter expulsado Diego, porque aquela foi efectivamente uma entrada atentatória à integridade física de um colega de profissão e a sanção nesses casos é só uma: cartão vermelho.

Como vêem foi uma jornada tranquila sem grandes casos (nos jogos que comentei, como é óbvio) mas mesmo assim, cá estarei para expôr as minhas opiniões ao vosso escrutínio.
Até p'ra semana pessoal e não se esqueçam: se eles podem apitar, nós também podemos rir...

Sem comentários: