quinta-feira, abril 05, 2007

Histórias dos Mundiais de Sub-20: México 83


Três anos antes de receber a Campeonato do Mundo de Seniores, o México foi, igualmente, o anfitrião do Mundial de 83, em Sub-20. Neste torneio despontaram estrelas, como Dunga, Bebeto e Marc Van Basten, e, curiosamente, o campeão anterior, a República Federal da Alemanha, não este presente para defender o título.

Na primeira fase, a principal surpresa foi a eliminação da equipa da casa, o México, ante equipas como a Coreia do Sul e a Escócia. Outra surpresa foi o primeiro vencedor da competição, a U.R.S.S., não ter conquistado nenhum ponto.



Para os quartos-de-final foram agendados os seguintes encontros: Brasil – Checoslováquia; Escócia – Polónia; Uruguai – Coreia do Sul; Argentina – Holanda. A grande surpresa desta fase foi a vitória dos coreanos por 2-1, após prolongamento, naquele que foi considerado o melhor jogo do torneio. Nos restantes jogos, brasileiros, polacos e argentinos, levaram a melhor sobre os seus adversários.

Nas meias-finais, a equipa sensação, a Coreia do Sul, acabou travada por uma formação canarinha. O outro favorito, por seu turno, também levou a melhor contra os jovens polacos.

Dia 18 de Junho de 1983, os polacos soaram para garantir o bronze. No dia seguinte, Brasil e Argentina, velhos rivais, disputaram ceptro. Os brasileiros acabaram por levar a melhor, ao vencer por 1-0, com um golo do inevitável Geovanni Silva.

Em suma, os brasileiros, que já haviam sido imbatíveis na fase de qualificação, venceram justamente esta edição da competição. A campanha canarinha não começou da melhor forma com um empate ante os holandeses, mas a partir do segundo jogo ninguém parou Geovanni Silva e companhia. Com a sua constelação de estrelas, os brasileiros foram, indiscutivelmente, a melhor equipa.



Melhor jogador do torneio

Giovanni Silva – o melhor mercador do torneio foi, igualmente, considerado o melhor jogador da competição. A sua grande maturidade, estilo elegante de jogar e uma invulgar leitura de jogo, fizeram dele um natural líder. A sua carreira começou no Vasco da Gama, com apenas 16 anos. Chegou a tentar a sua sorte na Europa, mas sem sucesso.

Estrelas em ascensão:
Luis Islas (ARG), Frank Farina (AUS), Toni Polster (AUT), Bernard Wohlfarth(AUT), Bebeto (BRA), Dunga (BRA), Geovanni (BRA), Jorginho (BRA), Youssouf Fofana (CIV),
Ivan Hasek (RCS), Lubos Kubik (RCS), Stanley Menzo (NED), John Silooy (NED), Marco van Basten (NED), Gerald Vanenburg (NED), Paul McStay (SCO), Brian McClair (SCO), Carlos Aguilera (URU), Ruben Sosa (URU), Gennadi Litovchenko (URS), Oleg Protasov (URS), Tab Ramos (USA),…

Golos marcados:
91 (2,84 de média)


Melhores ataques:

Brasil, Polónia e Argentina, 13 golos

Melhor marcador:
Giovanni Silva 6 golos

Cidades onde decorreram o torneio:
Guadalajara, Irapuato, Leòn, Cidade do México, Monterrey, Puebla, Toluca

Espectadores:
1,155,160 (Final: 110,000)
Assistência média:
36099

Curiosidades:
• Nos convocados brasileiros constava um nome bem conhecido dos portugueses, Aloísio. O central alinhou em quatro dos seis jogos da canarinha.

• Esta edição foi aquela que teve mais espectadores, um total de 1,155,160.

Sem comentários: