sábado, abril 21, 2007

Clubes Atacantes - Koninklijke Racing Club Genk



GENK

Para mim qualquer equipa belga que esteja na frente do campeonato, que nao seja o RSC Anderlecht, é optimo. Este ano é um desses possiveis, em que o campeão não serão os "roxos" e por isso resolvi falar do clube que esta época está a dar luta, taco a taco, ao RSC.

Para se falar do KRC Genk, tem de se falar em outros dois clubes. Assim como muitos clubes belgas, têm-se assistido a muitas fusões para evitar ruinas financeiras. Foi assim com o KRC Genk que surgiu da fusão do KFC Winterslag e do K. Waterschei Thor.

Assim comecemos pelo primeiro, o KFC Winterslag.

O FC Winterslag foi fundado em 1923 e nesse mesmo ano tornou-se membro da Federação Belga de Futebol.

Em 1958, também ele entre muitos ganharam o titulo de Royal, que em flamengo se diz Koninklijk, foi entao que acrescentou ao FC a letra K, passando a ser KFC.

Andou sempre pelos escalões mais baixos do futebol belga até ao ano de 1972, quando chegou à Segunda Divisão.

Passados 3 anos, ficou em segundo lugar no campeonato e com o alargamento da Primeira Divisão, de 16 para 20 clubes, beneficiou da subida.

A época de estreia na divisão maior não correu muito bem e o último lugar foi o conseguido. Mas no ano seguinte ganhariam o seu único titulo, o de campeão da Segunda Divisão e de novo se encontrairam entre os grandes.
A melhor época surgiu em 1981, acabando num extraordinário 5º lugar, algo que não correspondia de todo à realidade do clube, e assim 2 anos depois desceram em último. Entretanto essa posição viria a dar-lhes alguma glória europeia, de onde ganharam o nickname de "Arsenal Killers".

A única participação europeia foi então na época de 1981/82 e chegaram até á Terceira Eliminatória, eliminando o Bryne da Noruega com 1-2 e 2-0, e o Arsenal de Inglaterra com 1-0 e 1-2. De seguida foram eliminados pelo Dundee United com 0-0 e 0-5, mas a glória de eliminar o Arsenal ficaria para sempre registada na história.

Em 1987 conseguiram de novo a subida, mas o clube não conseguiria sobreviver se não se reformulasse e anulasse as dividas. Assim surgiu a ideia de uma fusão com o rival citadino, o K. Waterschei SV Thor.

Palmarés:

1 vez Campeão da Segunda Divisão Belga: 1977

Falemos então do segund clube, o K. Waterschei SV Thor.

Foi fundado em 1919, como Waterschei’s Sport Vereeniging Thor, sendo que Thor são as siglas para Tot Herstel Onzer Rechten (em português quer dizer “para recuperar os nossos direitos).

Só em 1925 pediu a incorporação na Federação Belga e andou sempre pelas divisões inferiores, até ao ano de 1957, altura em que subiu de divisão e participou na divisão maior da Bélgica durante 5 anos.

Contudo no ano de 1955, chegaria à final da Taça da Bélgica, perdendo para o Antwérpia por 0-4.

Só voltaria à Primeira Divisão em 1977 para aí permanecer até 1986. Altura em que desceu e fez uma campanha razoável na Segunda Divisão.

Em 1982, esteve envolvido no jogo que deu o titulo ao Standard Liège, uma vez que o clube foi subornado para perder o encontro. O Standard venceria o jogo e ganharia com isso o titulo de campeão belga de 1982.

É contudo um clube com muito mais história que o KFC Winterslag, uma vez que ganhou 2 Taças da Bélgica em 3 finais e alguns campeonatos da Segunda Divisão.
A primeira vitória surgiu em 1980 frente ao Beveren por 2-1, que lhe deu o direito de participar na Taça Vencedores Taças no ano seguinte.
Assim chegou à Segunda Eliminatória derrotando o Omonia Nicosia do Chipre com 4-0 e 3-1, para cair aos pés dos alemães do Fortuna Dusseldorf 0-0 e 0-1

A vitória na final da Taça de 1982, frente ao KSV Waregem por 2-0, permitiu-lhes alguma glória europeia, chegando às meias finais da Taça Vencedores Taças, onde perderam com a equipa que seria campeã desse ano, o Aberdeen FC do nosso bem conhecido Sir Alex Ferguson.
O caminho foi este: Red Boys Differdange (Luxemburgo) 7-1 e 1-0; b 93 Copenhaga (Dinamarca) 4-1 e 2-0; Paris St. Germain, 3-0 e 0-2 e Aberdeen 1-0 e 1-5.

O segundo jogo dos Quartos de final foi absolutamente memorável. Depois de ter perdido em França por 0-2, a segunda volta obrigou os franceses a um prolongamento com a vitória a sorrir aos belgas com novo golo, a poucos minutos do final.

O ano seguinte da descida do escalão maior, quedou-se por um lugar no meio da tabela, e aproveitando-se da falencia técnica do KFC Winterslag que tinha garantido a subida esse ano à Primeira Divisão, fundou-se com este último.

Palmarés:

2 vezes Vencedor da Taça da Bélgica: 1980 e 1982

3 vezes Campeão da Segunda Divisão Belga: 1954, 1957 e 1978

Então em 1988, com o KFC Winterslag em falência, mas com a subida garantida resolveu juntar-se ao recém despromovido KSV Waterschei, que queria a todo o custo voltar ao escalão maior a fim de não cair no esquecimento.

Assim em 1988, nasceu o Royal Racing Clube de Genk, KRC Genk. Iniciou-se esse ano na Divisão Maior mas acabou na última posição.

Passou apenas um ano na Segunda Divisão, para voltar ao convivio dos grandes durante 4 anos, altura da descida. Em 1995 foi automáticamente promovido sem disputar a Liguilha, devido à fusão entre o Seraing e o Standard Liège. Desde então tornou-se uma equipa de topo
Depois de um 8º lugar em 1997, no ano seguinte ficaria em 2º lugar e ganharia a Taça da Bélgica, contra o poderoso Club Brugge, num estrondoso 4-0.

Assim e pela primeira vez foram à UEFA, via Taça Vencedores Taças, por sinal a última disputada. Disputaram a pré-eliminatória contra os albaneses do Apolonia Fier ganhando por 4-0 e 5-1, e na primeira ronda eliminaram os alemães do MSV Duisburg com 5-0 e 1-1, acabando por sair na segunda ronda sem uma única derrota em 6 jogos, frente ao Maiorca com 1-1 e 0-0.

Nesse mesmo ano, 1999, ganharia o seu primeiro campeonato, dois pontos à frente do Club Brugge e três do RSC Anderlecht.
Assim pela primeira vez foram às pré-eliminatórias da Liga Campeões. Calharam na segunda pré-eliminatória com o Maribor Branik da Eslovénia, e o que se esperava ser uma época em cheio na UEFA acabou numa grande desilusão.

O jogo da primeira volta, fora, foi ridiculo e humilhante, perdendo por 1-5. A vantagem final do primeiro jogo, não espelhava verdadeiramente a diferença entre as duas equipas. Tudo saiu bem aos eslovenos que ganharam uma vantagem preciosissima, visto que na segunda volta, na Bélgica viriam a ganhar por insuficientes 3-0, sendo assim eliminados ingloriamente.

O campeonato também não correu da melhor maneira, com um 9º lugar, salvando a época com mais uma Taça da Bélgica ganha, frente ao Standard Liège por 4-1.
Dois anos a meio da tabela e surpreendentemente em 2002 eis que novo titulo de Campeão Belga acontece. Assim no ano seguinte entrariam já na terceira pré-eliminatória da Liga Campeões, e destavez em grande ganhando ao Sparta Praga com 2-0 e 2-4.

Assim pela primeira e única vez foram aos grupos calhando com Real Madrid, AEK Athenas e AS Roma.

Foi uma participação efémera, acabando na última posição com 4 empates, sem vitórias e goleado pelo Real no Santiago Bernabéu por 0-6.

Estranha participação do AEK Athenas neste grupo que empatou todos os jogos, inclusivé em Madrid e Roma, ficando no terceiro lugar com 6 pontos.
Os resultados no grupo foram: AEK Athenas 0-0 e 1-1; Real Madrid 1-1 e 0-6: AS Roma 0-1 e 0-0.

Foi a última vez que estiveram nas competições europeias, já que a nivel interno as coisas não comearam a correr da melhor maneira, nem a nivel de Taça nem de Campeonato.

Só este ano é que estão novamente a intrometer-se na luta pelo titulo, estando em segundo lugar com 29 jogos realizados, e a dois pontos do RSC Anderlecht mas com o melhor ataque da competição. Na primeira volta foram ganhar a Bruxelas por impressionantes 4-1. Mas o próximo jogo é em Brugges e o calendário dos homens da capital é em teoria muito mais acessivel, mas a esperança é a última a morrer.

Palmarés:

2 vezes Campeão Belga: 1999 e 2002

2 vezes Vencedor da Taça da Bélgica: 1998 e 2000

Sem comentários: