quarta-feira, abril 18, 2007

Ex-Padeiro adjunto de Mourinho

Silvino - Excelente Guarda -Redes dos anos 80


Nome: Silvino Almeida Louro
Data nascimento: 1959-03-05
Altura: 182 cm
Naturalidade: Praias Sado / Setúbal

Clubes: Vitória Setúbal, Vitória Guimarães, Benfica, Desportivo das Aves, FC Porto, Salgueiros, e Selecção Portugal.
Os momentos mais altos da sua carreira foram atingidos no Benfica, onde entrou em 1984.

Antes do futebol que iniciou na época 73-74, na categoria de iniciados, Silvino teve uma experiência no andebol, nos jogos infantis de Setúbal, na altura com 11 anos, chegando a fazer parte de uma seleção orinetada pelo ex-selecionador nacional da modalidade Manuel Manita.

Mas era do futebol que mais gostava, decidindo, sob a influência de Francisco e Quim (jogadores do Vitória), ir treinar ao estádio do Bomfim. O treinador dos iniciados era um senhor chamado Orlando e o Silvino... NÃO FICOU! Que havia melhores, foi a explicação.

Silvino não desistiu, esperou e mais tarde (um pouco mais altito) foi de novo ao estádio do Setúbal. Aí o mesmo senhor, resolveu dar-lhe uma oportunidade, ao jovem que demonstrava tão grande vontade de jogar futebol.

Fazendo parte de uma familia de 10! irmãos (4 rapazes e 6 raparigas), Silvino não teve uma vida facilitada. Terminada a 4ª Classe, viu-se na contigência de procurar trabalho e panificador foi a profissão possível, a qual manteve até ao primeiro contrato como profissional de futebol.

Nesse primeiro ano de iniciado (73/74) foi campeão distrital na companhia de um rapazinho da sua idade, natural da Moita, que havia aparecido por lá a tentar também a sua oportunidade. O nome desse rapaz era (e é) Diamantino Miranda.

Aos 15 anos o jovem de Praias do Sado jogava aos Sábados pelos Juvenis, e aos domingos de manhã pelos juniores e, à tarde pelos seniores do... Praiense, clube da sua terra.
Daí à equipa principal do Vit.Setúbal foi um pequeno "voo", que passou por um 3º lugar no campenoato nacional de juniores (atrás do Benfica de Chalana, José Luís, Jorge Silva, Bastos Lopes, José António, Pereirinha,...) e uma época como suplente de Vaz e Jorge Martins.

Com 4 anos de futebol, em 77/78, Carlos Cardoso-Treinador do Vitória (já passaram 30 anos e o treinador é o mesmo!!!!!!) lança Silvino na primeira equipa. Era a chegada à primeira divisão, com 18 anos. Era um tempo em que ainda se lançavam jovens.

5 anos depois aceitou um convite do Vit. Guimarães para substituir o Damas. Manuel José era o treinador. Ficou por lá 2 anos, onde atingiu a Selecção "A" de Portugal.

No dia 7 de Janeiro de 1984, foi jogar à Luz com o Benfica de Eriksson. O Benfica era terrível na altura. Silvino fez uma boa exibição, se descontarmos o pormenor de ter sofrido... 8 golos! Júlio Borges (Resp. Futebol) não se impressionou e convidou-o, nesse mesmo dia, a ingressar no "glorioso".Entretanto Erikson foi embora e veio o Csernai que o emprestou (Bento era titular indiscutível) ao Aves, onde fez exibições espantosas. Regressou em 86/87 para ser titular (Bento estava lesionado).

A partir daí, ganhou campeonatos nacionais, Taças de Portugal, finais europeias e mais de uma dezena de internacionalizações.

Em 1994 regressa ao Vit.Setúbal, para ingressar no F.C. Porto no ano seguinte, onde esteve uma época como suplente.

Termina a carreira no Salgueiros em 1999.

Actualmente é Treinador Guarda Redes do Chelsea/Inglaterra.

Sem comentários: