sábado, abril 14, 2007

Clubes Atacantes - Moadon Kaduregel Maccabi Haifa


MACCABI HAIFA

O clube de hoje pertence a um campeonato, pouco interessante, mas que tem dado que falar a nivel europeu de a alguns anos a esta parte, inclusivé foi o primeiro clube israelita a participar nos grupos da Liga Campeões. Calhou uma só vez com equipas portuguesas, nomeadamente na Taça Vencedores Taças, e contra o Sporting. Este ano acabaram por chegar aos Oitavos de Final da Taça UEFA, acabando por derrotar o CSKA Moscovo, na ronda anterior.

O Maccabi foi fundado em 1913, na cidade de Haifa e no inicio foi uma equipa inferior em relação aos rivais citadinos do Hapoel. Situação que se manteve até aos anos 80.

Em 1939, depois de alguns anos de desorganização desportiva, a equipa foi reorganizada por refugiados austriacos e passados 3 anos a equipa ganhou a promoção ao escalão principal. O problema é que o país não exitia então, sendo um protetorado inglês e devido às casualidades da Segunda Guerra, não houve promoções nesse ano, assim só em 1946 isso aconteceu.

Entretanto ainda em 1942, a equipa chegou à final da Taça de Israel, perdendo para o Beitar Tel-Aviv, por 1-12.

A equipa práticamente passou ao lado de toda e qualquer glória nos anos 40 e 50, mantendo-se apenas na Primeira Divisão.

Em 1962 ganhou pela primeira vez a Taça de Israel vencendo estrondosamente a melhor equipa do pais até então, o Maccabi Tel-Aviv por 5-2.

No ano seguinte iria novamente à final mas para perde-la aos pés dos rivais Hapoel Haifa, 0-1.

Em 1965 desceria de divisão para subir no ano seguinte e em 1971 novamente chegou à final da Taça e novamente para perder, desta feita para o Hakoach Ramat-Gan, 1-2.


A década de 70 não foi melhor, pelo contrário, a equipa andou várias vezes no “sobe e desce” entre a Primeira e Segunda Divisões.

A equipa só começou a ser Equipa a partir dos anos 80. Subiu á divisão maior em 1981 e dois anos depois foi campeã de Israel, pela primeira vez, em luta renhida até final, com o Beitar Jerusalém e o Hapoel Tel-Aviv.

A proeza deveu-se ao treinador Slhomo Sharf e as suas tácticas ofensivas, com 4 atacantes de raiz, em que desguarnecia um pouco a defesa, levando o clube a perder vários jogos apenas porque “só atacava”. A equipa só estabilizou quando conseguiu o concurso do excelente guarda-redes Avi Ran, que veio dar a estabilidade necessária ao sector recuado.

Assim no ano seguinte fez o Bi-Campeonato e ainda chegou à final da Taça de Israel, embora perdendo com o Beitar Jerusalém, 0-1. Foi um ano em cheio porque também chegou à final da Taça do Campeão dos Campeões de Israel e também contra o Beitar Jerusalém, só que vitoriosamente por 5-2.

Em 1986 só não chegou o tri-campeonato porque no jogo decisivo de atribuição do titulo, contra o Hapoel Tel-Aviv, em que o empate até servia, perderam por 0-1 com o golo a ser marcado quando um jogador adversário, embora não participasse no lance, se encontrava em fora-de-jogo, algo que segundo as regras da altura não era permitido. Muita polémica foi criada à volta desse lance, mas nem as imagens televisivas dissiparam as dúvidas, mas a federação adjudicou a vitória ao Hapoel e o terceiro titulo consecutivo esfumou-se.

Eram contudo anos de afirmação e em 1987 chegaram a nova final da Taça mas mais uma vez perderam, desta vez com o grande campeão Maccabi Tel-Aviv (detentor de maior numero de vitorias em Campeonatos e Taças de Israel), em penaltys, depois de 3-3 no prolongamento.

Dois anos depois surge novo titulo de Campeão israelita, o terceiro, com o acompanhamento de nova presença na final da Taça, que para não variar foi perdida, desta vez para o Beitar Jerusalém, também em penaltys. Dessa época fica o fantastico resultado de 10-0 na vitória frente a um decadente Maccabi Tel-Aviv.

Os anos de maior glória, e de estabelecimento como verdadeiro clube de Elite e topo começaram na decada de 90 e continuam ainda nos dias de hoje.

Em 1991, conseguiu a “dobradinha”, ganhando a final da Taça ao Hapoel Petach Tikva, 3-1.

No ano seguinte foram adquiridos por Ya’akov Shahar, tornando-se seu presidente e dotando o clube de uma situação financeira estável e um nível de profissionalismo e treino ao nivel dos melhores clubes da Europa. (De referir que os Israelitas não pertenciam à UEFA e sim à Confederação da Oceânia, isto porque devido aos conflitos israelo-árabes o Pais não podia jogar na sua Associação Geográfica, que era a Asiática.)

A selecção de Israel foi o vencedor da Zona Oceânica que disputou o jogo final de apuramento para o Mundial 1990 com a Colômbia, que foi a selecção que se apurou para o play-off na Zona da América Sul, 0-0 e 0-1 puseram a selecção de Higuita e Valderrama no Mundial.

Em 1993 ganharam nova Taça de Israel, frente ao Maccabi Tel-Aviv, 1-0 e foram pela primeira vez apurados para uma competição europeia. Assim, e na Taça Taças, calharam na pré-eliminatória com os luxemburgueses do FC Dudelange ganhando 6-1 e 1-0, depois vieram os russos do Torpedo Moscovo 3-1 e 0-1, para perderem com os italianos do Parma numa eliminatória renhida. Depois de perderem em Israel por 0-1, a segunda volta foi tudo menos um passeio para os parmesãos, e os israelitas surpreenderam ganhando por 1-0. A sorte viria a bafejar o Parma que ganhou em penaltys por 1-3.

Mas a equipa estava muito bem e tinha uma qualidade muito acima da media e o titulo desse ano foi um passeio, ganhando-o sem sofrer nenhuma derrota, isto em 39 jogos.

De 1995 até 2000, não conseguiram nenhum campeonato mas ganharam duas Taças de Israel, batendo os rivais Hapoel Haifa, 2-0 em 1995 e o Hapoel Jerusalem, 2-0 em 1998.

A vitória em 1995 deu-lhes nova participação na Taça Taças, onde pela primeira e única vez calharam com uma equipa portuguesa, o Sporting. Desembaraçaram-se do KI Keflavik das Ilhas Faroé por 4-0 e 2-3 e seguiu-se então a equipa portuguesa.

Por interdição do Estádio Alvalade jogou-se em Braga, no 1º Maio, e cedo ficou resolvida a questão pois em 10 minutos já o Sporting ganhava por 0-2, para um resultado final de 0-4. A segunda mão em Israel foi para cumprir calendário e ficou-se por um empate sem golos.

14/09/95 - SportingMaccabi Haifa: 4-0 ( Pedro Barbosa 7min, 10min e 48 min, Sá Pinto 89min);
28/09/95 - Maccabi HaifaSporting: 0-0


Mas a melhor participação de sempre a nivel da UEFA foi ainda na Taça das Taças em 1999, quando chegaram aos Quartos-Final, perdendo para os russos do Lokomotive Moscovo.

Assim o caminho europeu desse ano foi: Glentoran (Irlanda Norte) 2-1 e 1-0; Paris SG (França) 3-2 e 1-1; Ried (Austria) 4-1 e 1-2 e Lokomotive Moscovo (Russia) 0-1 e 0-3.

Novos titulos de Campeão surgiram então em 2001 e 2002. A vitória em 2002 permitiu-lhes jogar na Liga dos Campeões e fez história. Começando por entrar na Segunda Ronda de qualificação, eliminou o Belshina Bobruisk da ~Bielorrusia por 4-0 e 1-0, chegando à Terceira Ronda com os austricaos do Strum Graz (2-0 e 3-3), os quais ao serem eliminados permitiu ao Maccabi ser a primeira equipa israelita a jogar na Taça Campeões.

Calhou então no Grupo F juntamente com Manchester United, Bayer Leverkusen e Olympiakos. Teoricamente era um grupo completamente inacessível e o objectivo passava por fazer o melhor possível com qualquer dos adversários e tentar pontuar pelo menos em casa “emprestada”, uma vez que a UEFA não permitiu que se jogasse em Israel devido aos constantes conflitos armados. Assim a casa do Maccabi nesta Liga dos Campeões foi o magnifico Neo GSP Stadium no Chipre, casa do Omónia Nicósia, Apoel e Olympiakos.

A verdade é que não correu muito mal, pelo contrário conseguindo ficar em terceiro lugar à frente do Olympiakos e seguir para a Taça UEFA, sendo humilhados depois pelo AEK Athenas com 1-4 e 0-4. Pelo meio fica a fantástica vitória sobre os “Red Devils” por 3-0.

Resultados do grupo: Manchester United 3-0 e 2-5; Bayer Leverkusen 0-2 e 1-2; Olympiakos 3-0 e 3-3.

Nesta altura faziam parte da equipa jogadores como o italiano Rosso, o lituano Zutautas e o nigeriano Yakubu que juntamente com o israelita Benayon jogam hoje em Inglaterra.

Depois de um interregno de um ano onde o titulo foi para o Maccabi Tel-Aviv, o Maccabi Haifa ganhou três titulos consecutivos, sendo que o ano passado ficaram com melhor ataque e defesa da prova e a 16 pontos do segundo classificado.

Foram à Liga Campeões directos para a Terceira Eliminatoria, onde calharam com o todo poderoso Liverpool. O primeiro jogo em Anfield Road abriu algumas espectativas, quando aos 29 minutos Boccoli marcou o primeiro golo da partida e para os israelitas, só que os “Reds” não se intimidaram e venceram por 1-2.

De qualquer maneira era um resultado que deixava tudo em aberto para a segunda mão que devido a problemas militares foi jogado em Kiev. Ao intervalo o nulo mantinha as aspirações dos “Verdes” mas aos 10 minutos da segunda parte Peter Crouch marcava o principio do fim do sonho, que foi atenuado com o empate 10 minutos depois, acabando num 1-1 final.

Entraram então pela porta pequena na Taça UEFA, calhando na primeira ronda com os bulgaros do Litex Lovech os quais despacharam com 1-1 em casa e 3-1 fora. Seguiram então para o Grupo A, juntamente com o Glasgow Rangers da Escócia, o Auxerre de França, o Livorno de Itália e o Partizan da Sérvia. A participação seria excelente quedando-se pelo segundo lugar e apuramento para a fase seguinte.

Os resultados no grupo foram: Auxerre (casa) 3-1; Glasgow Rangers (fora) 0-2; Partizan (casa) 1-0) e Livorno (fora (1-1).

Na fase seguinte calharam com o CSKA Moscovo e espantaram meia Europa eliminando os russos com 1-0 e 0-0, chegando aos 16 avos de final onde receberam o Espanhol. No primeiro jogo em casa o resultado em branco não augurava nada de bom para a segunda volta, embora um novo empate embora com golos permitia a passagem. Em Barceona e ao intervalo registava-se um nulo mas a segunda parte foi um descalabro e a derrota foi um humilhante 0-4.

Este ano não está a correr muito bem, a nivel de campeonato, e em 26 jogos encontra-se em 7º lugar entre 12 equipas, a 15 pontos do primeiro lugar pertença do Beitar Jerusalem.

Palmarés:

10 vezes Campeão Israelita: 1984, 1985, 1989, 1991, 1994, 2001, 2002, 2004, 2005 e 2006

2 vezes Campeão da Segunda Divisão: 1966 e 1975

5 vezes Vencedor da Taça Israel: 1962, 1991, 1993, 1995 e 1998

3 vezes Vencedor da Taça Toto: 1994, 2002 e 2006

3 vezes Vencedor da Taça do Campeão dos Campeões Israelita: 1962, 1985 e 1989

1 vez Vencedor da Taça Sukkot: 1958

1 vez Vencedor da Taça Lilian: 1984

Sem comentários: