domingo, abril 29, 2007

Vitória SC 3 x 0 Rio Ave

Estádio: D. Afonso Henriques, Guimarães
Assistência: 21 810 pessoas
Árbitro: Pedro Proença

Excelente exibição e excelente vitória do Vitória esta tarde em Guimarães.
Deixando para trás a pressão que normalmente acusa nos jogos decisivos, o Vitória foi esta tarde uma equipa poderosa, dominadora e capaz de juntar a um excelente resultado um futebol bastante agradável.
A primeira parte foi mesmo totalmente dominada pelos pupilos de Manuel Cajuda que entraram determinados a "despachar" os homens de Vila do Conde o mais cedo possível. Logo aos 4 minutos de jogo, Franco em passe longo lança Desmarets que cruza para Rabiola, que substituiu o lesionado Henrique fazendo assim a sua estreia como titular pelo Vitória, fazer o desvio obrigando Mora a defesa com alguma dificuldade.
Era o Vitória a mostrar convictamente a sua vontade de levar de vencida este jogo sendo a única equipa a produzir lances perigosos de ataque.
O Rio Ave apenas por duas vezes conseguiu chegar à baliza de Nilson neste primeiro tempo sendo que uma delas foi num pontapé de canto.
O Vitória tomava então as rédeas da partida desde o inicio mas só ao minuto 40 viu o seu mérito recompensado com um golo saído dos pés Rissut. Depois de um lance de alguma confusão na área dos vilacondenses, a bola sobra para o lateral vitoriano que só teve de encostar nas redes de Mora fazendo explodir de alegria os milhares de adeptos vitorianos presentes do D. Afonso Henriques.
Estava feita justiça no marcador e o intervalo chegava pouco tempo depois trazendo a tranquilidade tão desejada e merecida para o Vitória.


Na segunda parte, maior determinação da equipa do Rio Ave que apesar de ter realizado alguns remates à baliza de Nilson nunca conseguiu fazer tremer o guardião vitoriano, que se apresentou sempre segurissimo no pouco trabalho que teve, não demonstrou o seu querer de forma mais perigosa e foi o Vitória que acabou por voltar ao domínio dos acontecimentos carimbando esse domínio com o segundo golo, ao minuto 54 saído dos pés do melhor jogador desta partida, Desmarets. O jovem Rabiola depois de uma boa recuperação de bola, passa o esférico a Danilo que deixa para Desmarets trabalhar na área e bater pela segunda vez Mora.
Mais uma explosão de alegria nas bancadas do estádio vimaranense e as coisas complicavam-se de vez para o Rio Ave.
Depois deste golo, a equipa de Vila do Conde caiu mesmo animicamente e Fábio Coentrão conseguiu tornar o cenário da sua equipa ainda pior. Expulsão do jovem vilacondense alegadamente por palavras proferidas ao árbitro.
O Rio Ave viu-se sem mais forças para lutar pela reviravolta no marcador e viu ainda o Vitória aumentar a vantagem, ao minuto 58 por Ghilas que matou o jogo definitivamente.
A partir daí, mais nada de significativo a apontar ( apenas um remate falhado por Brasilia ao minuto 92 apenas com Mora pela frente ) com as duas equipas a gerirem apenas o tempo de jogo que ainda tinham até aos 90'.


Em suma, foi talvez o melhor jogo desta temporada realizado pelo Vitória frente aos seus adeptos. Excelente exibição, actuação excelente, prestações individuais muito satisfatorias e a esperança na subida cada vez maior nos adeptos, jogadores e responsáveis desta equipa.
Parabéns Vitória.

MELHOR JOGADORDesmarets #20.
Muito irrequieto, aproveitou todo o flanco esquerdo sempre com grande qualidade e eficácia. Aproveitou de forma satisfatória quase todos os lances de que dispôs e provocou desiquilibrios no seu meio-campo. Autor do segundo golo da sua equipa, que mereceu e muito, foi o homem que mais se destacou em toda a partida.

ARBITRAGEM
Extremamente tendenciosa, a verdade é que Pedro Proença a certa altura do jogo perdeu o controlo em termos disciplinares da partida. Acabou por ser Fábio Coentrão a pagar a "factura" numa exibição pouco satisfatória do juiz de Lisboa.

PONTOS POSITIVOS
- Mais uma vez, moldura humana do estádio do Vitória. Desta vez foram quase 22 mil e foram novamente incansáveis no apoio.
- Exibição do Vitória. Excelente em todos os capitulos, o Vitória começa finalmente a mostrar argumentos válidos para se manter na luta pela subida de divisão. E que injustiça será se estes homens não forem recompensados no final da Liga...

PONTOS NEGATIVOS
- Fábio Coentrão. Reforço do SLB e assumido como uma das principais figuras da Liga, esperava deste jovem muito, mas muito mais. Desiludiu-me em todos os aspectos de jogo e para além de em todo o tempo que esteve em campo, mal ter tocado na bola, ainda se perdeu em fitas e mais fitas com o objectivo de perder tempo de jogo em beneficio da sua equipa. Acabou expulso e digamos que não deixou grande pena...

Sem comentários: