segunda-feira, abril 23, 2007

FC Porto Vs Belenenses

Estádio: Dragão
Assistência: 44.728 Espectadores
Árbitro: João Vilas Boas

O FC Porto continua a sua caminhada rumo à revalidação do Título de Campeão, desta feita com uma Vitória Justa, Incontestável e Segura sobre o Belenenses. Uma bela prenda para o nosso Presidente, Pinto da Costa, na abertura da comemoração de 25 Anos à frente dos destinos do Clube!


Sem surpresas no «Onze», Jesualdo Ferreira promoveu o natural regresso de Raul Meireles ao meio-campo Azul e Branco.
Os Dragões voltaram, como tem sido habitual, a entrar no jogo «a todo o gás»! Pressão muito alta, rápidas Transições Ofensivas e muita Dinâmica nas movimentações de Postiga e Adriano possibilitaram um domínio sufocante sobre o Belenenses e, em poucos minutos, já Jorginho e o avançado Português do FC Porto davam sinais que o golo poderia chegar bem cedo. Dito e feito!
Aos 9', após um remate potente de Postiga, Marco não conseguiu segurar a bola, permitindo a recarga de classe e vitoriosa ao oportuníssimo Adriano! O ponta de lança Brasileiro vai já com 9 golos na prova...!

Toda a 1ª parte foi de domínio absoluto dos Azuis e Brancos e as oportunidades foram surgindo com alguma naturalidade, contudo as tentativas de Adriano e Quaresma não chegaram para fazer aumentar a vantagem.
Pressentia-se o golo no Dragão, mas este só apareceu em cima do Intervalo, de GP, após uma falta indiscutível de Marco sobre Adriano, desmarcado por um passe fabuloso de Raul Meireles. "El Comandante" Lucho Gonzalez fez calmamente o 2º golo do FC Porto, dedicando-o ao regressado Lisandro Lopez!


Na 2ª parte apareceu um Belenenses com vontade de contrariar o domínio Portista e aos 50' já reduzia para 2-1, por Nivaldo, na sequência de um pontapé de canto! Apesar desta pequena contrariedade, o FC Porto não pareceu afectado e voltou desde logo «à carga».
José Bosingwa, com a sua velocidade, desbaratou por completo Silas e Rodrigo Alvim, cruzando em duas ocasiões a preceito para Adriano, que em ambas atirou a bola à barra! Sorte, muita sorte para Jorge Jesus e os seus pupilos.
Ricardo Quaresma e Lisandro Lopez desfrutaram também de duas boas ocasiões para dar maior vantagem aos Dragões, mas em vão...
Lucho Gonzalez continuava, calmamente, a espalhar classe pelo relvado do Dragão, sendo certo que a bola sai sempre «redondinha» dos seus pés, até mesmo para um Adversário, Fernando no caso, que desperdiçou a única oportunidade flagrante que os Azuis do Restelo tiveram em toda a partida.


Este lance despertou a Massa Associativa, que logo transmitiu enorme confiança aos Jogadores, dando finalmente um exemplo daquela Mística que tanto tem estado ausente desde que o FC Porto se mudou para este Estádio.
Empolgados, os Jogadores retribuiram logo a Atitude, pressionando o seu Adversário e chegando ao 3º golo, desta feita por Bruno Alves, após um pontapé de canto apontado por Ricardo Quaresma, fixando o Resultado Final!

Em jeito de conclusão, o FC Porto venceu sem dificuldades um Belenenses apático e sem capacidade para assustar os Campeões Nacionais.

MELHOR JOGADOR EM CAMPO
Adriano é uma autêntica «Máquina de fazer golos»! Contudo, não se notabilizou apenas pelo golo apontado, pois as suas constantes movimentações, juntamente com Postiga, abriram autênticas Auto-Estradas na Defesa do Belenenses. Foi frequente vê-lo a funcionar como um autêntico «Pivot», na construção de jogo da sua Equipa, ou a descair para as faixas laterais, abrindo «clareiras» para as incursões de Postiga e Jorginho. Tacticamente foi perfeito e já vai com 9 golos, a apenas 2 da Liderança da lista dos Melhores Marcadores...

ARBITRAGEM
Num jogo fácil de «conduzir», com os Jogadores a ajudarem, João Vilas Boas teve uma exibição com nota positiva, ficando apenas a dúvida no julgamento de um lance entre Rolando e Fucile na 1ª parte.

POSITIVO DO JOGO
* Sem dúvida que aquela atitude dos Adeptos do FC Porto, logo após aquele falhanço de Lucho Gonzalez, foi o que mais me tocou! Simplesmente Adorei recordar aquela Mística que sempre existiu nas Antas e que tem andado perdida desde que nos mudamos para o Dragão. O FC Porto sempre foi isto e tem forçosamente de continuar a ser. Em suma, «UM POR TODOS E TODOS POR UM»!
* A exibição convincente e segura do FC Porto.
* O bom regresso de Raul Meireles, ajudando na coesão do meio-campo Portista.
* Soube muito bem ouvir novamente o nome de Pinto da Costa a sair das gargantas dos Adeptos Portistas presentes no Dragão! Parabéns Presidente!


NEGATIVO DO JOGO
* A lesão de Marco, após o lance dividido com Postiga.
* A fraca oposição do Belenenses, facilmente dominado pelos Dragões.

Sem comentários: