
Ranking da Formação
O Benfica apesar de cilindrar o Casa Pia na 2.ª jornada do nacional de juniores por 10-0 e o CAC da Pontinha por 5-1 na mesma 2.ª jornada do nacional de juvenis desceu para o 2.º lugar do ranking, pois apenas colocou 4 jogadores no estágio da selecção Sub 17 contra os 9 do rival de Alcochete.
O Porto surpreendentemente não colocou nenhum jogador no primeiro estágio da época da selecção Sub 17. Tem também um jogo ainda por realizar no nacional de juvenis, desta forma nem as vitórias por 4-0 dos juniores e 6-1 dos juvenis diante do Penafiel e Naval respectivamente serviram para evitar a 5.ª posição no ranking.
Destaques para o Braga, Académica e Leixões, que juntamente com Benfica e Porto são os únicos 100% vitoriosos a disputar os 2 campeonatos (juniores e juvenis). Parabéns também ao modesto Oeiras que sem grandes condições entrou no top ten!
Nota negativa para o Boavista, um histórico da formação em Portugal que ainda não venceu em nenhum dos campeonatos nacionais esta época, apesar dos maus resultados os axadrezados estão no top ten devido à convocatória de 3 jogadores para a selecção Sub 19 e 4 para a selecção Sub 17...
Confira aqui as regras do Ranking.
Onde estão os Juniores da época passada?
Vamos esta semana fazer um ponto da situação sobre os jogadores que disputaram a fase final do Nacional de Juniores da época passada, após terminarem a última etapa visível no seu processo de formação, onde foram parar estes jovens que tanto prometeram na última época?
F.C. Porto:

Fredson, Ukra e Candeias foram cedidos ao Varzim da Liga de Honra, o central Bura, o herói do título - Tiago Silva - e Monteiro continuam a carreira no Ribeirão da 2.ª divisão nacional.
Sporting:

Benfica:
Nuno Ferreira está no Olivais e Moscavide, deixou de ser central e alinha agora no meio campo, André Casaca continuou a carreira na distrital de Setúbal, no GD Sesimbra, Leocisio Sami foi cedido ao Eléctrico de Ponte Sôr da 2.ª divisão nacional e Yu Dabao foi integrado no plantel principal dos encarnados. Milan Jeremic ao que tudo indica regressou à Sérvia, sobra Kaz Patafta que foi emprestado ao Melbourne Victory da Austrália.

Boavista:
O guarda redes Ricardo Neves e o médio fantasista Ivan Santos foram integrados no plantel principal, o outro guarda redes do plantel da época passada, Pedro Trigueira, está agora no Ribeirão e o avançado Tiago Magalhães regressou “à casa mãe”, o seu Leça.
Que conclusão se pode retirar? Dos principais jogadores que na época passada disputaram a fase final do nacional de juniores 8 foram promovidos aos respectivos planteis principais, será que esta geração foi bem aproveitada?
Estes são os casos que consegui apurar, se tiverem mais alguma informação juntem-se a nós nos comentários ao post e entrem na discussão sobre o futebol de formação!
Sem comentários:
Enviar um comentário