sexta-feira, setembro 07, 2007

Referências estrangeiras do futebol luso: Noureddine Naybet



A referência estrangeira desta semana foi um dos melhores jogadores africanos que já jogaram em Portugal. Refiro-me Noureddine Naybet, central marroquino que representou o Sporting por duas épocas.

A carreira de Naybet começou ao serviço do Wydad Casablanca, um dos maiores clubes de Marrocos e estreou-se pela sua Selecção a 9 de Agosto, num amigável contra a Tunísia, que terminou empatado a zero. Depois de ter ganho tudo o que havia para ganhar no futebol africano e impressionar meio mundo com excelentes exibições nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 92, mudou-se para França para representar o Nantes.
Apesar de realizar uma boa época por terras gaulesas, Naybet transferiu-se para Lisboa, de modo a representar o Sporting. O clube de Alvalade, com Carlos Queirós como treinador, tinha uma equipa fortíssima, onde constavam Figo, Balakov, Amuneke, entre outros. Porém, não obstante a grande “armada”, os leões foram incapazes de impedir o título do FC Porto, embora tivessem conquistado a Taça de Portugal, após mais de uma década de Jejum de títulos.
No ano seguinte, o Sporting voltava a apresentar uma equipa de grande nível, todavia orfã da criatividade de Luís Figo e Balakov. No entanto, a equipa não foi além de um terceiro lugar, ficando a compensação pela vitória na Supertaça.


Após dois anos de leão ao peito, o jogador marroquino, então com 26 anos, mudou-se para o Deportivo da Corunha para uma ligação que se estenderia durante oito épocas, que foram as mais marcantes da sua carreira na Europa. Na Galiza participou no momento mais alto da história do Depor, a inédita conquista da Liga Espanhola, em 2000. Chegou a estar perto de assinar pelo Manchester United em 1999, mas não chegou a um acordo com o então campeão inglês e europeu.
Deixou o Deportivo em 2004 para se mudar para o Tottenham Hotspur, onde terminou a carreira. Na primeira época foi regularmente utilizado. Contudo, a segunda época apenas foi utilizado por Martin Jol uma vez, acabando por ser dispensado no final da época. A sua brilhante carreira acabou por terminar de forma inglória, uma vez que o central decidiu pendurar as chuteiras. Hoje, o jogador mais internacional de sempre por Marrocos, é adjunto de Henri Michel, na selecção do seu país.
Noureddine Naybet foi um dos grandes centrais que passaram pelo clube de Alvalade, dotado de uma grande técnica e força. Foi pena ter passado por Alvalade em tempos tão conturbados.


Ficha Técnica:
Nome: Noureddine Naybet
Data de nascimento: 10/02/1970
Naturalidade: Casablanca
Nacionalidade: Marroquina
Posição: Defesa- Central
Clubes que representou como jogador: Wydad Casablanca, Nantes, Sporting, Deportivo da Corunha e Tottenham Hotspur
Internacionalizações: 115 (2 golos)

Palmarés:
Uma Taça de Portugal
Uma Supertaça de Portugal
Três campeonatos marroquinos
Duas Taças de Marrocos
Uma Taça dos Campeões Africanos
Uma Liga dos Campeões Árabes
Uma Supertaça Árabe

Sem comentários: