sexta-feira, dezembro 22, 2006

Ainda a transferência de João Vieira Pinto

Pelos vistos o "caso" João Pinto está mesmo para durar. Os impolutos dirigentes do Sporting que "não estão implicados em nada", e que esperavam a versão do jogador, agora acusam o jogador de mentir. Primeiro foi José Veiga a dizer que os dirigentes do Sporting mentiam, agora João Vieira Pinto afirma algo que vai de encontro às palavras de Veiga, o que "obrigou" hoje às declarações do advogado leonino, Rui Patricio. dizendo que João Vieira Pinto mente...

Podem de seguida ler as declarações do advogado à Agência Lusa.

«João Vieira Pinto recebeu ou não da Goodstone, a quem o Sporting pagou, o que lhe era eventualmente devido no âmbito das relações negociais entre ele e essa mesma sociedade? E o senhor João Pinto, nas declarações que terá prestado no processo, falou ou não verdade?».

Levantou ainda algumas questões, e relembrou que em caso de «qualquer eventual fraude fiscal o sujeito tributário passivo dos pagamentos em causa é quem os recebeu e não quem os fez». Em causa poderia estar a utilização da empresa Goodstone - que o Sporting diz ter sido proposta por João Pinto e José Veiga - apenas para que o clube de Alvalade não pagasse impostos.

Na terça-feira, o Sporting confirmou ter feito um aditamento ao contrato de João Pinto, a título de prémio de assinatura, mas que este ficou sem efeito com a entrada da Goodstone e que seria esta a emitir a factura do negócio. O Sporting explicou que face a esta situação não registou o aditamento do contrato e Rui Patrício questiona: «porquê só agora se invocam documentos que já se conheciam e não correspondem ao negócio que, realmente, vigorou e foi executado?».

Contactado pela Agência Lusa o advogado do jogador, Castanheira Neves, recusou comentar o comunicado de Rui Patrício, sublinhando apenas que «João Pinto continuará em silêncio e aguardará a oportunidade para poder esclarecer».

Na quinta-feira o advogado do ex-empresário José Veiga, João Correia, disse à Agência Lusa ter sido pedida a revogação de todas as medidas de coacção ao empresário, no âmbito deste caso, por estarem «destruídas» todas as imputações da acusação. João Correia disse que «todas as imputações feitas pela acusação foram destruídas», na sequência do comunicado emitido quarta- feira pelo Sporting, que reconhecia a existência de um aditamento ao contrato do futebolista com o clube de Alvalade. A contratação de João Pinto pelo Sporting está envolvida em polémica desde que, em Novembro, José Veiga foi ouvido no Tribunal de Instrução Criminal (TIC) e constituído arguido por suspeita de burla qualificada, branqueamento de capitais e fraude fiscal. Perante esta situação e depois de ser ouvido no TIC, José Veiga saiu como arguido e sujeito a caução de 500.000 euros, apreensão de passaporte e com termo de identidade e residência.

Em causa está o alegado desaparecimento de 3,292 milhões de euros, que o Sporting diz ter remetido à empresa de direito inglesa Goodstone, a mando de José Veiga, que após ser ouvido no TIC acusou alguns dirigentes «leoninos» de mentirem.

In Diário Digital


Afinal a Goodstone entrou no negócio por intermédio de quem? Primeiro acusaram de ser José Veiga que a meteu "ao barulho", agora João Vieira Pinto diz que foi o Sporting. Em resposta, os representantes do Sporting, afirmam que foi a dupla João V. Pinto e José Veiga que indicaram a empresa para que o Sporting não pagasse impostos... Meus senhores em que ficamos?

Terão os "Jotas" juntado-se, para prejudicar o Sporting, nas suas declarações à Justiça, ou afinal os "transparentes" dirigentes leoninos têm alguma "culpa no cartório"?

Agora que José Veiga foi ilibado e os dirigentes leoninos começam a ter cada vez menos para onde se virar, atiram-se a ex-empresário e jogador em conjunto? Ou começamos a apercebermo-nos todos que afinal...

Que acha o leitor? Estão todos implicados? Estará só uma das três partes implicada, ou apenas um deles é inocente?

Sem comentários: