quarta-feira, dezembro 27, 2006

É tempo de recordar...

Esta nova rúbrica vem dar a todos os adeptos de futebol, uma hipótese de recordar alguns jogos. Importantes para uns, para outros menos importantes, mas no fundo pretende reavivar boas memórias futebolisticas, para quem só ouviu falar do resultado ou para quem quer recordar bons momentos de grande futebol, ou conhecer jogadores e equipas de quem só tinha ouvido falar.


Temos hoje uma final da Liga dos Campeões, a de 1999, num jogo entre duas grandes equipas europeias, uma alemã, Bayern Munique, e outra inglesa, Manchester United. Prognósticos antes do final era um "suicidio", qualquer uma delas tinha equipa para ganhar a quem quer que seja, mas só uma sairia vencedora.

O mais engraçado é que as duas equipas calharam no mesmo grupo da Liga dos Campeões, o Grupo D e empataram os dois jogos entre si, o que veio fazer com que qualquer prognóstico de vitória antes do jogo fosse descabido.

O Bayern Munique tinha ganho uma Taça UEFA em 1996, quando as finais ainda eram a duas mãos, esmagando o Bordéus com 5-1 no conjunto das duas voltas. Já os ingleses, a última vez que estiveram numa final Europeia, foi quando em 1990 venceram o Barcelona na Final da Taça Vencedores das Taças, 2-1 foi o resultado.

O caminho das duas equipas até à final foi o seguinte (ambas as equipas jogaram a ronda de qualificação antes dos grupos):

* Bayern Munique: Ronda de qualificação - Obilic (4-0 c) + (1-1 f); Grupo D - Manchester United (2-2) + (1-1); Barcelona (1-0) + (2-1); Brondby (2-0) + (1-2) - 1º lugar; - Kaiserslautern (2-0) + (4-0); Dinamo Kiev (1-0) + (3-3)

* Manchester United: Ronda de qualificação - LKS Lodz (2-0 c) + (0-0 f); Grupo D - Bayern Munique (1-1) + (2-2); Barcelona (3-3) + (3-3); Brondby (5-0) + (6-2) - 2º lugar; - Inter Milão (2-0) + (1-1); Juventus (1-1) + (3-2)

Assim chegaram as duas equipas à final. Do lado alemão só uma derrota e com a equipa mais fraca do grupo, o Brondby, num total de 24 golos marcados até à final e com a particularidade de ter marcado em todos os jogos, inclusivé na final.
Do lado inglês nenhuma derrota neste percurso, nem na final. 26 foram os golos marcados até ao último jogo. Particularidade de ter eliminado, nas meias-finais, a Juventus em Turim, no jogo da segunda volta.

O jogo correu de feição ao Bayern Munique, marcou aos 6 minutos e na segunda parte atirou uma bola ao poste e outra à barra. Entrou-se no minuto 90 e se os jogos acabassem nesse minuto o vencedor era alemão. Mas os deuses nesse dia eram ingleses... vejam o jogo.

Sem comentários: